← Desenvolvimento

É possivel ?

Lida 3499 vezes

Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boas pessoal, eu tenho estado a pensar , e por vezes noto claramente que certos plugins podem desestabilizar uma BD wordpress, e gostaria de saber se não há nenhuma forma de adicionar algo para que na instalação dos plugins eu possa escolher em que BD eles ficam. Desse modo nunca afectaria a BD principal. Já alguém pensou nisto ?
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Eu diria que as plataformas OpenSource e os respectivos plugins são bons para começar.
O grande problema é que não há grande controlo sobre o que cada um deles faz, dos problemas que traz e as actualizações e novas funcionalidades nunca aparecem quando se precisa.

Reparei que a maioria das vezes perde-se imenso tempo a tentar fazer uma instalação correcta ou a corrigir um erro e controlar falhas de segurança. Esse tempo perdido na maioria das vezes daria para desenvolver uma aplicação de raíz bastante mais adequadas às necessidades.

Não há nada como desenvolver os próprios projectos de raíz.
Offline

STronic 
Elite
Mensagens 546 Gostos 8
Feedback +5

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu diria que as plataformas OpenSource e os respectivos plugins são bons para começar.
O grande problema é que não há grande controlo sobre o que cada um deles faz, dos problemas que traz e as actualizações e novas funcionalidades nunca aparecem quando se precisa.

Reparei que a maioria das vezes perde-se imenso tempo a tentar fazer uma instalação correcta ou a corrigir um erro e controlar falhas de segurança. Esse tempo perdido na maioria das vezes daria para desenvolver uma aplicação de raíz bastante mais adequadas às necessidades.

Não há nada como desenvolver os próprios projectos de raíz.

Nem mais, pelo menos nas situações mais simples (tipo links de partilha, posts relacionados e outras tretas no wordpress), opto por escrever eu do que usar plugins... depois ha sempre conflitos nos update, há sempre falhas, pelo menos assim sabemos onde estão e como as corrigir ;)
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Se optares por plugins que sejam muito utilizados, normalmente não terás esses problemas e muito provavelmente deixaram de ser actualizados, pelo menos a curto prazo.

Ps: Nunca se deve de actualizar um cms logo que saí uma nova actualização. Se saí-se agora o wordpress 4, só iria actualiza-lo depois de um mês ou dois porque nessa altura já muita coisa iria estar preparada para a nova versão...
Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Nem mais, pelo menos nas situações mais simples (tipo links de partilha, posts relacionados e outras tretas no wordpress), opto por escrever eu do que usar plugins... depois ha sempre conflitos nos update, há sempre falhas, pelo menos assim sabemos onde estão e como as corrigir ;)

Exacto mas nem toda gente esta no mesmo nível de programação para tal efeito. Acho que a minha duvida é plausível. Apenas queria poder por os plugins numa BD exclusiva a plugins.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Não há nada como desenvolver os próprios projectos de raíz.

Essa frase está para:

"Quem não arrisca não petisca"

Como a frase:

Para quê reinventar a roda se ela já existe.

está para

"Quem tudo quer tudo perde"

----------

Cada caso é um caso. Eu diria que se aplica a famosa regra dos 80/20. Em 80% dos casos não faz qualquer sentido desenvolver (programar) um site de raiz e em 20% dos casos é praticamente obrigatório e recomendável.
Offline

STronic 
Elite
Mensagens 546 Gostos 8
Feedback +5

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Exacto mas nem toda gente esta no mesmo nível de programação para tal efeito. Acho que a minha duvida é plausível. Apenas queria poder por os plugins numa BD exclusiva a plugins.

Correcto.
Mas em relação ás BDs não vejo qualquer inconveniente...
Do que vi (secalhar vi pouco), os plugins não alteram as tabelas-base do wordpress, pelo que estar numa tabela diferente ou numa base de dados diferente vai dar ao mesmo se teem de estar interligados.

Mas se não existe "nivel de programação" suficiente, como dizes, para tal efeito, acho que esse nivel também não existe para andar a separar bases de dados ;)
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

fazer isso é quase um absurdo. Repara... o plugin irá muito provavelmente utilizar tabelas predefenidas do wordpress + as que irá criar (e que seria colocadas numa nova DB). Isto fará com que o plugin (script) terá que realizar conexão a uma outra BD o que representa o aqui mais um conect a outra DB provavelmente só com 1 tabela ou 2. Isto é uma pessima abordágem!

Optimiza a BD e se necessário rescreve a estrura de tabelas do plugin.

Muitos deles criam instablidade porque utilizam querys pesadas que por má configuração do servidor sql não são muitas vezes colocadas em cache!

Off topic:
As plataformas open source/ Frameworks poupam trabalho a qualquer developer. Porque?
1º Possiblidade de expanção do projecto!
2º Comunidades!
3º Podes programar de origem (criar o teu proprio plugins/script) em cima da framework do script opensource!
4º Pode utilizar plugins, se estiverem mal perdes 30min para corrigir o que demoraria horas a programar!
etc...

Não sejamos sado-masoquistas! No maximo desenvolve-se uma framework, agora programar tudo de raiz para todos os projecto é dar um tiro no pé! Basicamente é perder dinheiro!
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu, da minha perspectiva e pouca experiência, acho que é possível mas que isso (teres BD's diferentes) não te trás melhorias ao site em si.

Deve ser mais rápido ter tudo numa só BD que em BD's separadas. Mas alguém mais experiente etc que o confirme (isto se já não o confirmaram em cima).

; )
Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boas, em primeiro lugar obrigado a todos intervenientes, pelas dicas, criticas e afins.
entretanto


Mas se não existe "nivel de programação" suficiente, como dizes, para tal efeito, acho que esse nivel também não existe para andar a separar bases de dados ;)

Já te ocorreu eu não dominar o php e dominar o sql?
Offline

STronic 
Elite
Mensagens 546 Gostos 8
Feedback +5

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Boas, em primeiro lugar obrigado a todos intervenientes, pelas dicas, criticas e afins.
entretanto

Já te ocorreu eu não dominar o php e dominar o sql?

Perfeitamente.
Então separa lá as bases de dados em SQL e espera que os plugins adivinhem que as separaste.