← Conversa Geral

O Dinheiro Na Internet!

Lida 1189 vezes

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2


Muito bem, vou começar o meu blogue a falar acerca de um assunto complexo, todavia não vou abordar a parte técnica de como se pode ganhar dinheiro na Internet ou qualquer coisa que se pareça, porque não é um assunto que domine. Venho aqui para falar do dinheiro de uma forma mais abrangente, principalmente sobre a influência que deve ter nos nossos projectos e como a fúria de ganhar dinheiro pode ser prejudicial.

Como já disse, não sou o maior expert em webdesign, falo com alguns conhecimentos básicos, que são poucos comparado com outros membros desta comunidade. É baseado na minha experiência profissional e pessoal que me debruço sobre este tema e coloco algumas questões a mim mesmo e a outros membros da comunidade. Até que ponto o dinheiro representa um papel importante nos nossos projectos? O que é isto de ganhar dinheiro na Internet? Será que tal como na vida real, também na vida virtual existem aqueles que procuram o dinheiro fácil?

Comecemos então na fase inicial de um projecto. Como é óbvio, a perspectiva de se ganhar muito dinheiro pode e deve ser colocada de parte, pois a mim parece-me mais fácil gastar nesta fase do que ganhar. Eu vejo muitos projectos relativamente recentes que se enchem de publicidade ou que desde cedo estão a vender publicidade. A minha questão é, será essa uma decisão acertada? E com preços tão baixos valerá a pena vender espaço publicitário? Numa fase inicial de investimento, deve-se seguir um trabalho exaustivo no conteúdo, a definição de objectivos internos que apenas a conteúdo dizem respeito e a definição de padrões de qualidade. Já para não falar na organização ou reorganização desse mesmo projecto que não é esforço de um só dia, mas sim um trabalho constante numa tentativa de melhorar o projecto em questão.

Assisto muitas vezes ao aparecimento de novos projectos, muitos dos quais são desorganizados e mal estruturados. Não me refiro a design, falo do projecto na sua essência, das ideias e da sua transformação traduzida no website em questão, no conteúdo e na forma como este é apresentado. Por vezes parece-me que alguns projectos aparecem sem que os seus autores saibam explicar muito bem o que representam, sem que existam valores que o definam. Mais uma vez relembro, não sou expert em webdesign, mas tenho alguma experiência na elaboração de projectos diversos e é nessa qualidade que "lanço" algumas ideias.

Outra questão interessante está relacionada com a maturidade que por vezes os líderes de projectos têm, ou melhor, não têm. Acho que todos nós sabemos que existem projectos que são liderados por adolescentes, o que não é algo necessariamente mau, mas o problema é que alguns simplesmente não têm a capacidade para organizar, quanto mais liderar um projecto. Isto não invalida claro, que existam outros que são excelentes profissionais, mas tal como na vida adulta, esses são cada vez mais raros. Um grande erro - na minha opinião - é quando nos auto-intitulamos de profissionais e acreditamos realmente que o somos, quando na realidade estamos num processo de aprendizagem contínuo, ou seja, tentamos ser bons profissionais, se possível melhorar um pouco todos os dias.

Finalmente existe a questão do dinheiro rápido. Na minha opinião, o conceito de "Dinheiro Rápido" até na vida real é uma falsidade, quanto mais na Internet. Por vezes o interesse exagerado no dinheiro faz com que se desvie a atenção do que é mais importante, a qualidade do trabalho. Sendo certo que um trabalho de qualidade, poderá ser compensado, mas sempre na altura certa e nunca no princípio. O dinheiro tal como na vida real, é apenas garantido quando existe qualidade, quando existe confiança no trabalho apresentado, não há atalhos e o caminho muitas vezes é recheado de obstáculos, mas quem chega ao final, é quase sempre recompensado. Com seriedade, honestidade, maturidade e muito trabalho - tal como na vida real - é que se pode falar em ganhar dinheiro.

E vocês o que acham?
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

O dinheiro que ganhamos com os nossos sites/blogs é mais um prémio do que outra coisa, quando se vende um espaço publicidade ganha-se que 5 euros? Isso não é nada.. [estou a falar naqueles sites mais pequenos, que é o que mais se vê] è apenas uma recompensa pelo trabalho realizado, e a pessoa sente-se bem. Até porque, por exemplo, uma pessoa que ganhou uns trocos num blog, com esse dinheiro, na maior parte dos casos, usa o dinheiro para fazer outro blog, procura outra vez o sucesso. Eu não vejo isto do dinheiro como negativo, é um prémio para quem se esforça.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Aquilo que se pode ver hoje em dia, são N sites sobre assuntos e temáticas que os seus autores não dominam minimamente, fazem umas pesquisas para colocar algum conteúdo sem nada de novo, e que sustente banners por todo o lado a puxar ao clique. Quem perde é o utilizador, porque a informação disponibilizada torna-se pobre, fragmentada e, por vezes, errada. Já sem falar no plagio descarado que por vezes se verifica.

Não me sinto muito no direito de estar a criticar webmasters de sucesso cujos sites, mesmo sendo única e simplesmente um negócio, ganham (muito) mais do que eu, se calhar tanto num dia como eu num ano, mas a minha opinião mantém-se, grande partes destes websites são lixo.

Aprecio o trabalho daqueles que tornam a Web melhor e mais útil. Se devem ganhar dinheiro com estes projectos? Claro, isso sim é uma recompensa pelo bom trabalho. Mas, pelo menos, 60% da página sem publicidade...