← Hosting

Parallels lança o Plesk 9.0

Lida 7484 vezes

Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Pois bem, parece que a Plesk decidiu finalmente mostrar algo de novo. De destacar uma funcionalidade de backup bastante mais eficiente (deduzo) e o nível de revendedor.

http://www.parallels.com/products/plesk/
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

E será que agora já não tem problemas a apagar contas e afins?
Os preços deles é que enfim..
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas!

Do que eu vi, não me convenceu...

No entanto comparado com a 8.x... é uma boa evolução...

Cumprimentos,

LPC
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Estive a testar.. a skin padrão agora é o design do Vista ou sejá muita parra e pouca uva.. Infelizmente o cPanel for windows esta atrazado.
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Falando do lado do utilizador, já desde há um ano (ou mais talvez) que tenho usado o Plesk 8 e tenho gostado bastante. Já usei em tempos o cPanel, mas prefiro o Plesk. Mas é como tudo, há coisas que prefiro no cPanel que gostava de ver no Plesk...
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Falando do lado do utilizador, já desde há um ano (ou mais talvez) que tenho usado o Plesk 8 e tenho gostado bastante. Já usei em tempos o cPanel, mas prefiro o Plesk. Mas é como tudo, há coisas que prefiro no cPanel que gostava de ver no Plesk...
É uma questão de hábito, este Plesk 9 ainda não testei, mas parece-me estar igual ao 8X, ou quase, para users.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Para user não é mauzito de todo agora o admin...
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Para admin tem ferramentas q.b. para se portar tão bem como o cpanel. Parece que o que existe é muita falta de conhecimento/ignorancia sobre como funciona o Plesk.

Saudações
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Para admin tem ferramentas q.b. para se portar tão bem como o cpanel. Parece que o que existe é muita falta de conhecimento/ignorancia sobre como funciona o Plesk.

Saudações

Pessoalmente não concordo. O exemplo dado acima efectivamente por vezes acontece, por exemplo, a remoção de determinado domínio ter de ser feita por duas vezes, podendo mesmo resultar em residuos deixados na base de dados (o que, embora não prejudique o funcionamento, não é algo que deva acontecer para um óptima coerência de dados). Tudo deveria ser feito em transacção, com um roll back em caso de existir algo que retornasse "false". Já dei por mim várias vezes a intervir directamente na base de dados, o que não me parece correcto... não deveria existir essa necessidade.

Algo que também por vezes surge é uma falta de coerência entre utilizadores suspensos (disabled) o que obriga a um acesso ao sistema operativo. Da mesma forma ocorrem certas incoerências, por vezes, entre os registos que existem na base de dados e os registos que existem nas zonas do bind. Ao contrário do que acontece com o CPanel, que faz um parse aos ficheiros, o Plesk possibilita a incoerência guardando os dados em dois locais distintos (dados estes que não exigem um acesso rápido, que justifique esta existência).

Estas são as com que nos deparamos mais frequentemente. Outras, serão talvez a necessidade de, após um "major update", reparar alguns componentes menos comuns, por exemplo o webmail.

Migrações através do Migration Manager são um autêntico desafio.

Impor limitações de tráfego / espaço também não é possível com a mesma flexibilidade que o CPanel oferece (overselling ou não). Nível de Revendedor finalmente existe (ainda não testei), mas não existia, o que não permitia garantir a um cliente que pretendesse revenda controlo completo da sua conta (inexistência de sub-users por exemplo).

De qualquer das formas, tem vindo a melhorar, mas julgo estar muito longe da estabilidade e robustez do CPanel.

Este feedback é relativo apenas ao Plesk Windows, pois para Linux optamos por deixar na versão 7. (O Migration Manager era extremamente problemático em Linux por exemplo, muito lento). Considero que conheço relativamente bem a plataforma (apenas desde a versão 6 para Linux, e 7.5 para Windows).

Por aqui, espera-se ansiosamente pelo CPanel for Windows.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O migration manager é daquelas ferramentas que não funciona mesmo e espero que no 9 tenham dado atenção a isso.

Plesk linux não usamos. No caso do windows (v8.4) tudo tem corrido bem. O que acontece de vez em quando e que é responsavel por 80% dos problemas é a base de dados do plesk não ficar sincronizada com a realidade. Mas para isso temos uma pequena ferramenta que nos permite editar a base de dados e colocar as coisas como deve ser.

Com o 9 várias coisas são melhoradas, falta saber se a estabilidade é também melhorada.

Ao que parece, e face ao tempo que a cpanel esta a demorar a fazer um painel para o windows, não é fácil tal coisa. Enquanto que para o linux existem dezenas de paineis, para o windows uma mão quase que chega para contar as opções. Concluo que não será tão fácil faze-lo e a demora da cpanel vem confirmar o que penso.

O resto é uma questão de habituação. Quem vem do cPanel tem sempre uma dificuldade extrema em se habituar ao Plesk, isto porque as filosofias de funcionamento são muito diferentes.

Em principio devemos fazer o rollout do Plesk 9 este fim de semana ou no próximo. Depois disso estarei em condições de comentar o Plesk 9 em mais detalhe. Na máquina de testes os melhoramentos são notaveis e promete muito, mas nada como por em produção para verificar como se comporta no mundo real e se mantém alguns dos "vicios" das versões anteriores.

Pessoalmente não gosto do Plesk (ou do windows) mas isso não me tolda a visão para dizer de caras que o cPanel é melhor do que o Plesk. Existe muito coisa no cPanel que funciona mal assim como no Plesk. O facto de estarmos a comparar um painel para Linux com um para Windows em muitos campos não tem comparação possivel, por serem duas realidades diferentes. A comparar, devia-se compara paineis para o mesmo sistema operativo, e ai não posso dizer nada pois nunca trabalhamos com o Plesk para Linux (uma vez que usamos um cluster cPanel e não faria sentido misturar Plesk pelo meio).

Saudações
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A razão para haver tantos painéis em linux é devido a ser open source, um painel destes faz com que seja preciso conhecer bem o Sistema Operativo e como ele trabalha e isso no Windows não é fácil...
Não esquecendo que o cPanel tem imensos bugs por serem corrigidos e tem que haver uma certa sincronização para futuros debugs, a transicção de linux para Windows não é fácil, e provavelmente dá quase tanto trabalho como fazer toda a base nova.

Apesar de reconhecer que o Plesk tem algumas coisas melhores que o cPanel, nunca o trocava, o cPanel é sem dúvida o melhor actualmente.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Pelo que dizem no forum da cPanel e depois dos resultados da primeira beta decidiram mudar muita coisa e aponta-se datas para sair la para fim de 2009 inicio de 2010..
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

O Plesk para Linux, pelo menos até à versão 7, apresentava problemas idênticos aos que indiquei para Windows. Acredito que seja um problema "de raíz", relacionado talvez com a própria forma de concepção do software. O CPanel nisso, parece-me ter uma concepção bastante mais robusta, que garante uma maior integridade. Ao passo que o CPanel pode ser gerido por qualquer um, com ou sem conhecimentos, mantendo-se sempre integro, com o Plesk tal já não acontece. Acredito mesmo que o cPanel para Windows representará a mesma robustez. A demora é facilmente explicada pela "Crise do Software" - http://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_do_software . De relembrar que praticamente todo o paradigma do cPanel para Windows está a ser desenvolvido "from scratch".

De qualquer das formas, feedback do upgrade agradece-se =) Especialmente agora que a Paralells fez desaparecer o forum (parece-me).
Offline

Krispim 
Membro
Mensagens 45 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

O Fórum está mais escondido, assim que acedes ao site clicas no menu Support | Server Products Support  e no menu lateral esquerdo encontras o Forum ;)
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

O Fórum está mais escondido, assim que acedes ao site clicas no menu Support | Server Products Support  e no menu lateral esquerdo encontras o Forum ;)

Escapou-me mesmo... obrigado ;)

URL Directo: http://forum.swsoft.com/