← Negócios Online

Acções, empresas, como funcionam?

Lida 12841 vezes

Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Viva,

Antes de mais, peço desculpa se o tópico não está no local correcto, afinal o fórum não é muito propicio a isto, mas enfim... A ver se não incomodo ninguém com o tópico.

Estava a ver as notícias do dia (isto já ontem, ou antes-de-ontem) quando vi que as acções da CIMPOR estavam a aumentar.
Eu pensei. Cada empresa tem 100 acções (correspondentes a 100% do total da empresa) e cada accionista tinha, por exemplo 10 acções (10% da empresa). Profunda idiotice, vim eu a constar quando cada acção valia 7€, logo, isso era impossível de acontecer. Bem, íamos logo comprar a empresa por 700€.. :D

Como não percebi, como li na Wikipedia sobre acções e empresas e fiquei na mesma, gostava que alguém me explicasse como tudo funciona. Por exemplo, como é calculado o valor de cada uma, quantas acção cada empresa tem e como esse número aumenta ou diminui, etc.

Compreendo que é um assunto de difícil compreensão, e por isso, não vamos spammar demais o tópico.

Com votos de uma felicidade infinita e de uma excelente harmonia entre todos,
SitoMan! ;)
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boa noite.

As empresas têm acções correspondentes ao seu capital social. Grandes empresas como bancos, a PT, a EDP ou mesmo a Cimpor têm milhões de acções.
Uma pessoa ter 500/1000 acções de uma empresa "é o mesmo que não ter", porque não manda nada... Porque 1000 acções (pegando no preço da Cimpor que disseste) são apenas 7 000€ e, para quem joga na bolsa, 7 000€ não é nada.

Em relação ao valor das acções, depende do números de acções vendidas/compradas na sessão da bolsa.
A bolsa abre às 8h30h e fecha às 16h30m (em Portugal). Isto acontece todos os dias. Os preços vão variando consoante o número de compras/vendas. Aquelas pessoas a gritar de um lado para o outro  dentro do edifício da bolsa estão a anunciar os preços e as mudanças :P

Quando a sessão encerra, abre no dia seguinte à mesma hora com o preço de fecho.
Quando vês anunciar no fim do dia no telejornal o preço, é o preço de fecho e é com base nesse preço que se deduz se as acções da empresa X ou Y estão em queda ou não. A média de todas as empresas do índice (a Euronext Lisboa, no caso de Portugal) dá o valor final, do qual se deduz se o índice está em queda ou está a subir.

Os factores que influenciam a subida/descida dos preços são, maioritariamente, factores sociais. Imagina que o Google lança nova OPA à Yahoo... As acções da Yahoo sobem "que nem doidas".
Aconteceu o mesmo quando o BES ou o BPI, não me lembro, tentou comprar o BCP.

Espero que seja compreensível o meu extenso texto :P
Offline

Typhoon 
Membro
Mensagens 94 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Tirando a parte das pessoas aos berros, que já nao existe, a explicação do thomato esta correcto. Uma empresa não tem apenas 100 acções nem uma acção é 1% da empresa ;).
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Pois, isso dos berros não sei se ainda existe ou não...

Esqueci-me de acrescentar uma coisa ao tópico: se quiseres treinar as tuas "skills" na área, o banco LJ Carregosa tem uma plataforma de compra/venda de acções de demo (fictícia mas com os preços reais) onde te dão 100 000€ para começares a brincar... Pelo menos há uns anos tinham. Chama-se Go Bulling e acho que essa versão de demo se chama Go Bulling Pro. Mas basta mandares para lá um mail a perguntar.
O site é www.ljcarregosa.pt ou www.gobulling.com (vai tudo dar ao mesmo).

UPDATE: O demo grátis está em http://pro.gobulling.com/PT/trader/signup.asp

Quando te sentires mais seguro, podes avançar para a versão real. Alguns bancos têm plataformas online para comprar. O BIG tem uma plataforma muito usada para isso, mas vários outros bancos também têm.
Offline

Zompixau 
Membro
Mensagens 511 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu já fiz uma simulação nessa plataforma. A versão gratís dura 2 meses. Acho que é uma plataforma muito completa e um bocado complexa. Mas não deixa de ser uma boa ferramenta para 'treinar'.
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Uma acção é uma parte da capitalização bolsista de uma empresa, o que inclui o capital social, activos, etc

A capitalização bolsista é uma estimativa feita pelos investidores do valor real de uma empresa no seu todo. Mas o seu valor ao certo ninguém sabe, apenas se pode estimar com base na performance passada através dos clássicos balanços, que são feitos pela própria empresa ou por auditorias externas.

O aumento de acções é decidido pela direcção da empresa, o preço da acção acaba sempre por reflectir esse aumento. Na maior parte das vezes é feito porque a acção está com um valor muito acima do sector, essa emissão vai atrair os pequenos investidores e possivelmente aumentar a procura do título.
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bem, bem, bem.. Já hoje aprendi umas coisas.

Devem compreender que hoje (diga-se, dia 24) não tive muito tempo para ler tudo com muita, muita atenção e também não tenho tempo para muita conversa, mas já acho que este é um tópico de bom destaque no +trafego, já que, nada mais está por cá disto.
Um bom tópico de informação, e pode vir muita mais, para tornar o tópico num bom conteúdo.

Amanhã também não terei muito tempo, mas dia 26 já devo testar aí os demos. Faz-me bem! :D

Hoje recebi as minhas primeiras contas.. Uma conta à ordem, uma conta poupança e até um cartão pré-pago (semi-cr+edito) para os negócios da Internet..
Gosto de me informar de muitas coisas que se passam, e saber mais e melhor a cada dia.

Como muitos são assim, e acredito que vocês já tiveram as dúvidas que tenho, vão enriquecendo o tópico, é sempre bem vindo mais ajuda!

Mil obrigados, e continuação de boas festas com saúde e alegria principalmente! ;)
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Comprei acções da google aos 17 anos por 230 dollars cada, hoje, elas valem mais do dobro  :grin:.

Pena que na altura não tinha grande capital. É sempre bom ter algum património em acções. Atenção, aqueles que confundam isto com uma conta poupança, onde o dinheiro cresce, podem ver-se sem o dinheiro ou uma boa parte dele, de um momento para o outro. Foi uma pena o caldeiraodebolsa ter sido adquirido pelo jornal de negocios, antes aquilo tinha muita actividade, agora está parado. Mas quem quiser aprender sobre o assunto, é lá que devem ir.
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Não te metas em aventuras de compra e venda de acções sem saberes do assunto ( day trading) .. as acções para quem não sabe ou pretende arriscar devem ser um investimento a médio prazo não a curto prazo..
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Comprei acções da google aos 17 anos por 230 dollars cada, hoje, elas valem mais do dobro  :grin:.

Pena que na altura não tinha grande capital. É sempre bom ter algum património em acções. Atenção, aqueles que confundam isto com uma conta poupança, onde o dinheiro cresce, podem ver-se sem o dinheiro ou uma boa parte dele, de um momento para o outro. Foi uma pena o caldeiraodebolsa ter sido adquirido pelo jornal de negocios, antes aquilo tinha muita actividade, agora está parado. Mas quem quiser aprender sobre o assunto, é lá que devem ir.
A última vez que vi o preço das acções deles (há um ano ou dois) valiam 500 e tal euros.
Se as compraste por esse preço, és um sortudo. Não as vendas, espera mais uns anos... Se as quiseres vender, espera que o Google lance um grande serviço, vai haver mais procura e aproveitas o preço alto :)

Não te metas em aventuras de compra e venda de acções sem saberes do assunto ( day trading) .. as acções para quem não sabe ou pretende arriscar devem ser um investimento a médio prazo não a curto prazo..
Primeiro deve começar com simulações e só depois passar para a compra/venda real, a médio/longo prazo. Neste negócio, esperar é uma virtude.
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Viva,

O que eu quero não é investir, gastar ou ganhar dinheiro. Quero aprender, quero informação primeiramente.
Tenho menos de 18 anos... Muito para aprender! :P

Quanto mais informação um gajo tiver, mais facilmente sabe como agir, como ganhar mais experiências, etc. Por esta razão eu gostava que este tópico fosse importante...

Dia 26, amanhã, já testo as plataformas demos, gratuitas. Surgiram mais dúvidas, certamente!

Obrigado a todos pela devida participação no tópico que, até agora, tem sido 5*!

Parabéns e continuação de boas festas! ;)
Offline

tomassantos 
Membro
Mensagens 1061 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Comprei acções da google aos 17 anos por 230 dollars cada, hoje, elas valem mais do dobro  :grin:.

O triplo!   :lol:

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Cada acção da Google (Goog) esta neste momento a 622,12$

http://www.google.com/finance?q=GOOG
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Têm ouvido falar dos rumores do tablet da Apple? Vejam la o efeito do mesmo nas acções...

Vão a http://www.google.com/finance?q=AAPL e configurem os graficos para 5dias.. ou mesmo 1 mês e voila..
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Tenho interesse em comprar, onde compras-te?

Comprei acções da google aos 17 anos por 230 dollars cada, hoje, elas valem mais do dobro  :grin:.

Pena que na altura não tinha grande capital. É sempre bom ter algum património em acções. Atenção, aqueles que confundam isto com uma conta poupança, onde o dinheiro cresce, podem ver-se sem o dinheiro ou uma boa parte dele, de um momento para o outro. Foi uma pena o caldeiraodebolsa ter sido adquirido pelo jornal de negocios, antes aquilo tinha muita actividade, agora está parado. Mas quem quiser aprender sobre o assunto, é lá que devem ir.