← Blogging/Comunidades

Como proteger conteúdos - dúvida

Lida 4768 vezes

Offline

theprodigy83 
Membro
Mensagens 28 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

A minha questão é a seguinte, tenho um projecto recente sobre uma localidade. Os conteúdos são todos meus, escritos artigo a artigo e mesmo as imagens são da minha autoria. Em apenas três semanas, o blog já ganhou um interesse engraçado, tendo em conta o tamanho do público alvo, o meu problema é que tenho como "concorrência" um site que se auto-intitula jornal on-line daquela região e que mais não faz do que copiar os artigos e as fotografias. Depois de enviar um email para os responsáveis, eles começaram a meter uma hiperligação no final de cada artigo que copiam do meu site. Mas ainda assim... São todos os artigos! Não falham um, e esta situação está-me a irritar. O que se pode fazer num caso destes?

É verdade, ainda instalei um plugin WP-Copyright-Protection, para tentar dificultar um pouco a tarefa, mas não serviu de nada.
Offline

Katiero Porto 
Membro
Mensagens 85 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Olha amigo não há muito o que se possa fazer. Esse plugin ativa um bloqueio por javascript, ou seja, basta desabilitar o javascript do navegador ou então copiar pelo código fonte da página.

É complicado, mas isso acontece sempre comigo também.

O bom é que o Google está sabendo disso e agora ele dá mais valor aos conteúdos publicados primeiro.

Leia mais aqui:

http://ocaradainternet.com/os-clones-estao-com-os-dias-contados/
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Já tentaste denunciar ao host? O host é Português?


Rui
Offline

overblue 
Membro
Mensagens 45 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

poe uma marca d'agua nas imagens com o url do teu site mas isso é o máximo que podes fazer..
Offline

disturbed 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 13
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary

Até percebo que seja chato, mas eu dava-me por feliz por eles referirem a fonte original.
Especialmente nos dias de hoje onde coisas deste tipo aconteceu a cada segundo.

Penso que não existem maneiras de proteger o conteúdo, a não ser que estejas com vontade de fazer o site em Flash ou algo do género. E mesmo assim, não consegues impedir ninguém de copiar o texto manualmente (sem o copy / paste).

Podes ainda avançar com acções legais, mas acho que só ias perder tempo e dinheiro com isso...  :-(

Boa sorte com o teu problema!

Cumprimentos,
Disturbed
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Esta questão já foi aqui abordada diversas vezes e, uma vez mais deixo aqui esta informação.

A Convenção de Berna e o Tratado de Paris, garantem a protecção de obras literárias e artísticas, hoje em dia também abrange o multimédia e a internet. Ao contrário das patentes e das marcas pressupõe que todas as obras estão protegidas sem necessitar qualquer documento legal a declará-lo.

Por isso muitos sites aparecem com o Copyright no rodapé e também incluído nas Condições de Utilização, onde muitas vezes se explicitar que os conteúdos não podem ser reproduzidos sem autorização escrita do autor.

Alguma informação pode ser encontrada em http://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o_da_Uni%C3%A3o_de_Berna

Fizeste bem em enviar o aviso por e-mail. O passo seguinte é a carta de um advogado a exigir a retirada dos artigos, na maioria das vezes é o suficiente para dissuadir o prevaricador sem ser necessário recorrer a acção legal.

JavaScript não protege o conteúdo ou flash não protege o conteúdo, só complica mais a tarefa. A ideia de por marca de água é boa, por isso vemos os blogs de referência com imagens e vídeso «marcados».
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Adicionar marca d'água é uma boa ideia, mas se tivermos 10 imagens por artigo, torna-se complicado aplicar uma marca d'água a cada imagem individual.

Quem tem experiência ou conhecimento, poderia deixar uma ferramenta ou qualquer jeito de adicionarmos a marca d'água a X imagens.

 :ideia:
Offline

overblue 
Membro
Mensagens 45 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Adicionar marca d'água é uma boa ideia, mas se tivermos 10 imagens por artigo, torna-se complicado aplicar uma marca d'água a cada imagem individual.

Quem tem experiência ou conhecimento, poderia deixar uma ferramenta ou qualquer jeito de adicionarmos a marca d'água a X imagens.

 :ideia:

O PHP se tiver a GD pode fazer isso...
http://www.plus2net.com/php_tutorial/gd-water.php (foi o primeiro tutorial que encontrei...)
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Podes fazer com o photoshop isso.

Ou então google.
Offline

zelv 
Membro
Mensagens 46 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

eu diria que a partir do momento que eles linkam para o teu artigo tens mais vantagens do que desvantagens. pelo menos se a maior parte do tráfego for orgânico em ambos os sites...