← Conversa Geral

[Ajuda] Recolher informação sobre Web Marketing

Lida 6403 vezes

Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Vou efectuar uma PAP (Prova de aptidão profissional) cujo tema é web marketing (ou Internet marketing) e preciso do máximo de informação possível para efectuar um bom trabalho e gostava que me dessem uma ajuda já que maior parte dos membros do +t estão por dentro do assunto, o que preciso sao referencias (sites internacionais ou nacionais) com casos de estudo relacionados com internet marketing, por exemplo:

- Estudos sobre o retorno que as empresas obtém nos vários meios de comunicação para fazer comparações.

-Empresas que atingiram o sucesso online, por exemplo uma empresa que vende mais na internet do que nos seus espacos fisicos

- Informações relacionadas com a evolução da Internet, redes sociais, plataformas online, ferramentas de marketing (adwords, facebook, motores de busca e seo)

- Os vários tipos de publicidade online e formatos de publicidade que marcam a diferença (por exemplo takeovers)

Vou falar de casos especificos como a Ensitel e procuro casos de estudo semelhantes, o meu objectivo é apresentar e argumentar o marketing na internet (evolucao, como é possivel obter retorno, etc...)

As referencias a que me refiro sao sites como o Socialnomics, vídeos como TED Talks que falem sobre a revolução nos meios de comunicação, se alguém puder ajudar agradeço ;)

Estou a ponderar comprar um ou outro livro relacionado com marketing na Internet, se tiverem por ai bons livros e estejam interessados em vender, pago por paypal e enviam-me o livro pelo correio, parece-me uma excelente forma de poupar e para o vendedor também me parece bem pois recupera algum dinheiro.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

1- Atacar o tema "internet marketing" vai resultar num trabalho muito generalista, ou seja, vais falar pouco de muito. Ou então a dada altura podes-te sentir num mar de informação.

Na minha opinião (pode não ser a de quem te avalia, por isso... isto é apenas a minha opinião) acho preferível falar muito de pouco, ou seja, atacares um objecto de estudo dentro do "internet marketing", por exemplo:

- email marketing
- social media marketing
- affiliate marketing
- ppc marketing
- SEM (search engine marketing), que inclui o anterior assim como SEO
etc.

Desta forma tens uma PAP focada num assunto com limites mais definidos sendo mais fácil encontrares estudos sobre assuntos mais especificos e quantitativos como o email marketing do que sobre o tema geral "internet marketing".

Basicamente em vez de falares sobre "cães" limitas-te a falar com mais detalhe sobre "pitbulls". Um trabalho mais profundo sobre pitbulls tende a ser mais interessante do que um trabalho superficial sobre cães. Já todos sabem que os cães ladram mas poucos sabem que os pitbulls são uma mistura entre os terriers e os buldogs (fui pesquisar isso agora :D)

2- Quanto a referencias, posso indicar-te referencias generalistas.

Um livro interessante que dá uma abordagem actual e prática ao marketing online é este livro do sitepoint:

http://www.sitepoint.com/books/online1/

Depois existem as referências nacionais sobre o assunto:

http://www.b-mercator.com/index.php

Nunca li mas deve ser interessante.


Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

1- Atacar o tema "internet marketing" vai resultar num trabalho muito generalista, ou seja, vais falar pouco de muito. Ou então a dada altura podes-te sentir num mar de informação.

Na minha opinião (pode não ser a de quem te avalia, por isso... isto é apenas a minha opinião) acho preferível falar muito de pouco, ou seja, atacares um objecto de estudo dentro do "internet marketing", por exemplo:

- email marketing
- social media marketing
- affiliate marketing
- ppc marketing
- SEM (search engine marketing), que inclui o anterior assim como SEO
etc.

Desta forma tens uma PAP focada num assunto com limites mais definidos sendo mais fácil encontrares estudos sobre assuntos mais especificos e quantitativos como o email marketing do que sobre o tema geral "internet marketing".

Basicamente em vez de falares sobre "cães" limitas-te a falar com mais detalhe sobre "pitbulls". Um trabalho mais profundo sobre pitbulls tende a ser mais interessante do que um trabalho superficial sobre cães. Já todos sabem que os cães ladram mas poucos sabem que os pitbulls são uma mistura entre os terriers e os buldogs (fui pesquisar isso agora :D)

2- Quanto a referencias, posso indicar-te referencias generalistas.

Um livro interessante que dá uma abordagem actual e prática ao marketing online é este livro do sitepoint:

http://www.sitepoint.com/books/online1/

Depois existem as referências nacionais sobre o assunto:

http://www.b-mercator.com/index.php

Nunca li mas deve ser interessante.

Desde já muito obrigado pela resposta, o contexto do curso é Marketing, já estou a abordar um objecto de estudo, o Web Marketing, se abordasse algo especifico como o email marketing não consegui um trabalho de ~60 paginas.

O Tema da PAP é a abertura de uma empresa de serviços de web marketing, para já estes são os serviços da empresa:

- Criação de Site (c/s versão mobile)
- Criação de Elementos visuais (Logótipo e elementos específicos para o site)
- Sem (Adwords)
- Criação de Página Facebook/ Facebook Marketing (anunciar no Facebook)
- Email Marketing
- Lojas online
- Consultadoria
- Gestão (e criação) de conteúdos
- Gestão de resultados (Analytics/Vendas/Relatórios)
- Alojamento Web e Domínios
- Geração de leads

Ideias para diferenciar?

Em relação aos livros o 1º pareceu-me bom, não conhecia, entretanto o site deles ficou offline, quando voltar vou ver melhor. O 2º ebook parece-me bem mas vou optar por não comprar.

Se alguém tiver livros relacionados para vender posso estar interessado :)
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Se alguém tiver livros (ou ebooks) em português relacionados com marketing/web marketing/marketing digital e esteja interessado em vender pode contactar-me  :-P
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Pequena sugestão:

Se queres fazer algo interessante para ti, para a comunidade e para os avaliadores, deixo-te aqui uma sugestão: como raio a groupon, em 6 meses de mercado português, consegue facturar 1M€ mensais? (apenas em portugal)

Tens muito por onde te debruçar e que te pode dar uma boa parte do trabalho... :) (email marketing, SEO, agregadores de conteúdo, email marketing, search engine marketing, etc...

Depois partilha!
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Pequena sugestão:

Se queres fazer algo interessante para ti, para a comunidade e para os avaliadores, deixo-te aqui uma sugestão: como raio a groupon, em 6 meses de mercado português, consegue facturar 1M€ mensais? (apenas em portugal)

Tens muito por onde te debruçar e que te pode dar uma boa parte do trabalho... :) (email marketing, SEO, agregadores de conteúdo, email marketing, search engine marketing, etc...

Depois partilha!

Muito obrigado pela sugestão Diogo, desconhecia que a Groupon conseguiu facturar 1M nos primeiros 6 meses em Portugal e é algo a explorar pois parece-me bastante interessante, ainda estou indeciso quanto à organização e se vou falar de conteúdo mais especifico como melhorar os resultados na pesquisa orgânica ou explorar muito o adwords pois os júris podem nao estar familiarizados com web marketing e não vão perceber nada.

Se alguém tiver informações adicionais como print screens ou algo relevante sobre estes casos do facebook agradecia muito que partilhasse:

- Ensitel
- EDP
- Fernando Nobre
- Decathlon

Ou então publicidades (takovers e formatos de publicidade pouco comuns que podem gerar grandes retorno) de empresas portuguesas, pesquisas interessantes, por ex:

Se pesquisar "modern warfare 3 worten" a fnac esta com o resultado patrocinado, sendo assim pode gerar vendas adicionais que seriam da concorrência. E outras informações relacionadas com marketing digital ou mesmo informações adicionais sobre o caso de estudo que o Diogo sugeriu.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Os dados que tenho são fruto de uma reunião com um dos antigos colaboradores da groupon. Se quiseres contactos para desenvolver mais a informação, eu posso-te indicar algumas pessoas. (zona do Porto)

Abraço
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Vi algures um estudo que mostra que os lucros da Groupon têm vindo a cair desalmadamente...
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Vi algures um estudo que mostra que os lucros da Groupon têm vindo a cair desalmadamente...

Em Portugal ou worldwide?
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Vou procurar pelo estudo, pois já não me lembro..
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Vi algures um estudo que mostra que os lucros da Groupon têm vindo a cair desalmadamente...

Concorrência?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Também vi isso. E os "Top marketeers" que estavam no grupon já abandonaram todos o barco...

O problema do negócio a longo prazo, é que se uma loja/site faz descontos. A concorrência também vai fazer, podem ganhar no início, mas a longo prazo ficam todos a perder, pois têm que estar a competir com os descontos uns dos outros. Diminuindo o lucro, e tornando os negócios insustentáveis. Isto é uma explicação muito simplista, mas penso que deu para me fazer entender.
Offline

hpascoal 
Membro
Mensagens 41 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Não podia estar mais de acordo com o Nuno...mas em relação ao motivo principal deste tópico sou da opinião do cjseven. É melhor focares-te em apenas uma "disciplina" do Web Marketing e, ao contrário do que pensas, o email marketing pode muito bem dar para mais de 60 páginas. Dá para uma tese e muito mais. :)

Por experiência to digo pois já orientei uma tese sobre esse assunto.

 
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Ah que ter em conta que é um projecto final de curso e o "email marketing" não chega, não ia ter grande interesse apenas uma disciplina do web marketing, é necessário abordar o web marketing em si, a PAP é a abertura de uma empresa que disponibiliza serviços de web marketing, os júris também não devem ter conhecimentos aprofundado e convém que percebam o que vou apresentar...