← Projectos

[RedeSocial] Diga Cultura: Digg em Português de Portugal

Lida 16770 vezes

Offline

sergiodlopes 
Membro
Mensagens 57 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Olá, boa tarde a todos!

Venho apresentar-vos o Diga Cultura. Alguns de vocês já o devem conhecer, para quem não conhece, é um "Digg Clone" Português. Concerteza imediatamente pensaram: "Mais um?!"... hehe... é uma pergunta que infelizmente tem a sua razão de ser, mas o Diga Cultura não é "mais um", muito menos mais um "Pligg", daí dar-vos a conhecer o DC.  :D


O Diga Cultura surgiu há aproximadamente um ano atrás, num país já com vários "Digg Clones", mas todos eles eram iguais, sem funcionalidades (bem... basicamente as mesmas...) e que não faziam justiça à ideia por detrás do Digg. Foi então que resolvi iniciar o projecto para saber que conteúdos os Portugueses apreciam. Esteve em versão beta durante algum tempo, passou a estável alguns meses depois. Em apenas dois meses de actividade, mereceu destaque na Exame Informática (http://exameinformatica.clix.pt/foco/especial/997935.html).

(Se está familiarizado com o funcionamento de digg clones, pode passar o próximo parágrafo à frente... :))
Todos nós encontramos conteúdos interessantes na Internet - desde vídeos, imagens, notícias, músicas, posts, etc - os quais gostaríamos de partilhar com amigos e pessoas. É aí  que entra o DC, vocês enviam os conteúdos interessantes que encontram, a comunidade vota e se for popular, passa à página principal para que milhares de pessoas vejam o teu achado. Se for muito fixe, poderá se encontrar no Top 10 do dia. :)

Já chega de conversa, vamos a uma visita guiada... (para quem usa o Digg, o DC ser-lhe-á familiar... hehe) :)


Até aqui, o DC é um agregador como qualquer outro pligg... mas as suas potencialidades surgem quando se é um utilizador registado, ou o DC não fosse uma rede social... de conteúdos.


Como podem ver agora surge "Obrigado" em vez de "votar", significa que votei nesse artigo, se repararem, surge a questão "Favorito?" em cada artigo. Essa opção surge depois de votar nele, para que se quiserem, guardar o artigo como favorito no vosso perfil, para que os vossos amigos vejam.

Estão a ver a faixa verde? Ao colocar o rato por cima, poderemos saber quais dos nossos amigos votaram naquele artigo:


Funcionalidade presente também nos comentários (fundo verde quando um amigo escreveu ou votou naquele comentário, laranja quando é o do utilizador registado (neste caso eu... :)), outros têm fundo branco:


Adicionar amigos, é muito simples, podem ver na página do artigo o botão para adicionar amigos, ou pelo perfil da pessoa, ou mesmo vendo os amigos dos seus amigos. :)

Se é complicado enviar artigos? Também não! ;) O DC trata da página que estão a enviar automaticamente... basta um clique, na maior parte das vezes.
Vou enviar um artigo de um site que achei interessante e quero partilhar com o pessoal... do Dementia, ele tem o botão PVR do DC e este facilita o envio... no entanto existem bookmarklets para facilitar ou o formulário no próprio portal.


O DC inicia o processo automático... é só aguardar poucos segundos...


URL processado, aqui temos o formulário, praticamente preenchido:


O DC automaticamente apresenta as imagens presentes no URL que poderão ser as correctas, é só seleccionar qual se adequa ao artigo, neste caso, só encontrou uma, portanto normalmente é essa a tal e ele já a seleccionou. :)

Falta seleccionar a categoria...


O DC mostra em tempo real como irá ficar o artigo após submissão, eu já vi que está tudo bem... vamos enviar? :)


Enviado... pronto a receber os votos dos utilizadores e amigos no DC que o acharem interessante como eu achei.

Mas isto não permitirá SPAM? Lixo? Sim, infelizmente, mas disponibilizamos ferramentas que ajudam a removê-lo. Os artigos, têm um botão com o nome "Irrelevante". Se encontrarem um artigo em que se aplique a frase: "Eh pahh... isto não interessa a ninguém"... clicam nesse botão e o artigo ficará minimizado :). Se for algo que poderá interessar a outras pessoas, mas não a ti, não faças nada... se ele for realmente interessante, receberá votos e acabará por ser publicado na primeira página.

Se for algo mais grave, como "SPAM", "Ofensivo", "Categoria Errada", "Duplicado"... é só clicar no Drop Down do link "Irrelevante" para surgirem mais opções.


O artigo fica assim, minimizado:


Isso fará com que outros users (e a administração) sejam informados do problema do artigo. Assim mantemos o sistema livre de "lixo"! :D

O portal permite imensas personalizações, desde a ordem dos comentários, escolher qual a categoria que querem ver assim que entram na página inicial... configuração privacidade, emails, Twitter... ahh... Twitter... tem uma funcionalidade que vai agradar ao Twitters! ;)

O DC, pode responder à pergunta do Twitter "O que estás a fazer agora mesmo?" automaticamente e em tempo real para que os vossos followers saibam o que estás a fazer... por exemplo... enviei o artigo anterior... não foi? Os meus followers estão a par disso... querem ver?


Podem informar os vossos followers quando comentam, votam ou enviam artigos para o DC. Podem também seleccionar quais os tipos de acções que querem enviar, para não chateá-los muito... hehe... :)

Mais funcionalidades encontram-se no portal e muiiiiiiitas mais estão a ser e serão adicionadas.

Queremos que partilhes connosco o que de interessante encontras na Web. Irás também descobrir imensos artigos, vídeos, notícias, etc, engraçados e interessantes :)

Podes depois partilhar os artigos com amigos teus no DC ou que ainda não possuam conta, via email...


Espero sinceramente que gostem do Diga Cultura, foram meses e meses de trabalho, trabalho esse que deu e dá imenso gozo.

Como deu para perceber, a dinâmica do Diga Cultura, como qualquer website Web2.0 depende da participação dos users. Se gostaram do projecto, registem-se e participem!

Peço desculpa pelo tamanho do tópico, se chegaram até aqui, é porque leram, o meu obrigado pela tua atenção.

Qualquer questão, estão à vontade para perguntar.

Digam-nos Cultura! :D

Webmasters que desejem instalar o botão PVR nos seus sites para facilitarem o envio aos utilizadores do DC, vejam por favor as instruções aqui:
http://digacultura.net/ferramenta/pvr

Abraço! :)
Offline

Paulo Faustino 
Membro
Mensagens 735 Gostos 2
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Olá amigo, parabéns pelo projecto que está realmente muito bom e há muito tempo que ando por lá. Aproveito pra referir que em Internet Explorer 8, quando tentas adicionar um artigo e escolhes uma categoria, ele não assume a categoria e portanto, dá sempre erro de selecção de categoria e torna-se impossível avançar. Dá lá um jeito nisso que já tenho saudades de publicar lá umas coisas :)

Abraço
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

DigaCultura é o melhor site Digg Style Português e é um dos melhores exemplo de Web 2.0 Nacional. Sempre que tive algum problema fui atendido com rapidez e simpatia, uso para divulgar os melhores artigos da mobilePortugal... já temos uma grande rede de amigos lá, leitores habituais e feedback aos artigos... tem sido muito positivo para a mobilePortugal


Offline

sergiodlopes 
Membro
Mensagens 57 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Olá amigo, parabéns pelo projecto que está realmente muito bom e há muito tempo que ando por lá. Aproveito pra referir que em Internet Explorer 8, quando tentas adicionar um artigo e escolhes uma categoria, ele não assume a categoria e portanto, dá sempre erro de selecção de categoria e torna-se impossível avançar. Dá lá um jeito nisso que já tenho saudades de publicar lá umas coisas :)

Abraço

Olá Paulo,

Obrigado. :)

Testei agora mesmo no IE8 e tudo funciona correctamente. Não compreendo. Tem o modo de Compatibilidade desactivado? Javascript activado?

Não me dá erro nenhum de javascript ao executá-lo, e ele funciona correctamente.
É estranho...

Obrigado pela informação, estarei atento... :)
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não há dúvidas de que o Diga Cultura é actualmente um agregador de notícias fantástico, aliás o facto do botão ser parte integrante do Dementia demonstra como apreciamos o projecto. Eu acho que o DC é o melhor agregador de notícias do país, oferece diversos conteúdos de qualidade já para não falar do design e funcionalidade. Desejo muito sucesso e que o Diga Cultura continue sempre a crescer e a surpreender os seus utilizadores. Força!
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Continuem a inovar, é importante!
Offline

sergiodlopes 
Membro
Mensagens 57 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

DigaCultura é o melhor site Digg Style Português e é um dos melhores exemplo de Web 2.0 Nacional. Sempre que tive algum problema fui atendido com rapidez e simpatia, uso para divulgar os melhores artigos da mobilePortugal...


Obrigado spec :)

Os teus posts têm qualidade e são bem-vindos, claro, no entanto, gostaria de realçar que o DC não é uma ferramenta para bloggers... agradecíamos que pudesses participar mais... ;)

Abraço! :)

Não há dúvidas de que o Diga Cultura é actualmente um agregador de notícias fantástico, aliás o facto do botão ser parte integrante do Dementia demonstra como apreciamos o projecto. Eu acho que o DC é o melhor agregador de notícias do país, oferece diversos conteúdos de qualidade já para não falar do design e funcionalidade. Desejo muito sucesso e que o Diga Cultura continue sempre a crescer e a surpreender os seus utilizadores. Força!

:D Sim, obrigado por terem apoiado o projecto, para que cresça, precisa sem dúvida do apoio dos webmasters, toda a divulgação (e critica) é bem-vinda. Obrigado! :)

Continuem a inovar, é importante!

Sim, sem dúvida... é isso que tento fazer. Claro que me inspiro em muitas funcionalidades do Digg, afinal, não vale a pena reinventar a roda... hehe ;)

Mas a funcionalidade do Twitter é original do DC (o Digg n tem), a DiggBar (presente nos short url's do Digg e que o DC tb tem essa funcionalidade), foi baseada num conceito meu (http://digg.com/design/Useful_feature_for_to_Digg), talvez o erro tenha sido divulga-lo no próprio Digg há mais de um ano atrás...

Relativamente ao bug no IE8, comentado pelo Paulo, foi detectado pelo Jerson (obrigado). Irei corrigi-lo quanto antes... :)
Bugs que encontrem, informem-me via formulário:
http://digacultura.net/contacto/reportarbug

Obrigado a todos pela palavras!
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O
...gostaria de realçar que o DC não é uma ferramenta para bloggers...

Porque é que não pode ser uma boa ferramenta para o Bloggers?

O DigaCultura mais do que um repositório de bons e interessantes artigos é um espaço onde pessoas com gostos comuns (dividido por categorias) partilham informação... Temos muitos novos leitores que nos conheceram a partir do Diga Cultura, gostaram de um ou dois artigos e passaram a leitores habituais...

Quem gosta de tecnologia preenche a sua rede de amigos com pessoas que partilham artigos sobre isso, recebem as exclamações por mail visitam e comentam... Não vejas isso como uma coisa negativa.

Eu não me inibo de partilhar um ou dois artigos por semana... mas vou tentar participar mais  :grin:
Offline

sergiodlopes 
Membro
Mensagens 57 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

O
Porque é que não pode ser uma boa ferramenta para o Bloggers?

O DigaCultura mais do que um repositório de bons e interessantes artigos é um espaço onde pessoas com gostos comuns (dividido por categorias) partilham informação... Temos muitos novos leitores que nos conheceram a partir do Diga Cultura, gostaram de um ou dois artigos e passaram a leitores habituais...

Quem gosta de tecnologia preenche a sua rede de amigos com pessoas que partilham artigos sobre isso, recebem as exclamações por mail visitam e comentam... Não vejas isso como uma coisa negativa.

Eu não me inibo de partilhar um ou dois artigos por semana...


Nem quero que te inibas de enviar. Podes enviar conteúdos teus que aches que a comunidade poderá achar interessante (que é o teu caso por acaso).

Disse apenas que o DC não é um diHITT, este segue os ideais por detrás do Digg. Não foi criado para promoção directa de websites, produtos ou empresas.

A comunidade quer é bons conteúdos, independentemente da origem :) E na minha opinião, os melhores bloggers são os portugueses, são os que criam conteúdos de qualidade na maioria. ;)

Claro que os bloggers, também poderiam participar, mas a verdade (e concerteza sabes que sim, embora tb n seja o teu caso) a maior parte despeja os seus posts e desaparece. Sinceramente, é uma perda de tempo, os artigos acabam por não ser publicados e são removidos.

O DC precisa de mais conteúdo português (de Portugal), mais representação de users nacionais. ;)

Mais leitores, users que descobrem conteúdos interessantes na web, utilizadores que sejam bloggers e não bloggers que sejam utilizadores... :)

Não sei se me fiz compreender...

Abraço!
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Desconfiava que era isso que querias dizer... o uso abusivo desse tipo de sites é péssimo tanto para o site como para nós leitores.

Boa sorte com isso...
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Desconfiava que era isso que querias dizer... o uso abusivo desse tipo de sites é péssimo tanto para o site como para nós leitores.

Boa sorte com isso...

  Exactamente, felizmente até agora o DC tem conseguido oferecer aos leitores conteúdos de qualidade e acredito que vai continuar assim.
Offline

João Madeira 
Membro
Mensagens 655 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Parabéns, nomeado para site do mês
Offline

Miguel Dias 
Membro
Mensagens 1273 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bom projecto, tem pernas para andar continua :D
Offline

N_Lite 
Membro
Mensagens 177 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Os meus sinceros parabéns! É um serviço que faz falta cá em Portugal e que é muito útil. Apresenta um serviço limpo, agradável e bem organizado. Resumidamente, força com o trabalho e continuem a inovar.

Cumprimentos,

N_Lite
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Excelente projecto, excelente apresentação, é site do mês ;)