← Sugestões

Estatísticas do +T

Lida 6892 vezes

Offline

jleao 
Membro
Mensagens 305 Gostos 29
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Não se pode culpar o facebook por todos os males, certamente que terá a sua quota parte, mas  por exemplo, o ultimo post publicado no blog foi em Setembro 2012. Não deveria o blog do +T, sendo ao mesmo tempo a home do site, ter uma maior actualização???


O que é preciso é dinamizar o site, e fazer com que os utilizadores tenham um motivo para vir ao +T.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

O segredo não está num KILL "FACEBOOK", mas sim num "Forum Admins portugueses UNI ESFORÇOS"!

Neste momento o Facebook tem um grau de interatividade com todos os utilizadores que bate aos pontos qualquer sistema de fóruns, mas há coisas que podemos fazer para modernizar os fóruns e torná-los um pouco mais apetecíveis.

Por acaso seria interessante os admins de vários fóruns criarem uma discussão conjunta sobre isso, a web e a forma como as pessoas partilham e comunicam na mesma está radicalmente diferente de há uns anos atrás.

O problema é que para fazer isto é preciso tempo e vontade, não sei se os "gajos lá de cima" :-P têm estas duas coisas. Da minha parte, posso dar uma ajudinha :P

Vontade há muita, tempo já é outra história :-P

A nova versão do +t continua em progresso, infelizmente não sendo um "mero update" leva bastante tempo e não sendo o +t um trabalho remunerado é impossível colocá-lo acima de todas as outras prioridades.

Não se pode culpar o facebook por todos os males, certamente que terá a sua quota parte, mas  por exemplo, o ultimo post publicado no blog foi em Setembro 2012. Não deveria o blog do +T, sendo ao mesmo tempo a home do site, ter uma maior actualização???

Seguramente o Facebook não tem culpa de tudo e a nossa homepage tem sido uma falha que assumimos sem nenhum problema. Pensamos num blog colaborativo e incentivamos de várias formas essa colaboração, mas teve pouco efeito até estagnar de todo.

A nova versão prevê muitas alterações na homepage e na forma como é "alimentada", temos de aguardar mais um pouco.
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Parte do movimento dos fóruns foi "roubado" pelo facebook, muita gente agora usa os grupos. Apesar disso, acho que ainda é possível dar vida ao +T porque está numa área onde os utilizadores não têm nenhum problema em usar fóruns.

O que é que podíamos fazer?

- Lançar a nova versão do fórum que se bem me lembro já era para ser lançada a algum tempo atrás,
- Juntar um grupo de pessoas para actualizar o blog,
- Adicionar novas funcionalidades ao fórum (ex: porque não um chat? no estado em que isto está não deve tirar assim tanto movimento ao fórum),
- Se for necessário fundos para alguma coisa, porque não pensar em várias formas publicidade?,
- É preciso ajuda para fazer alguma coisa? Peçam ajuda a comunidade,
- etc

O problema é que para fazer isto é preciso tempo e vontade, não sei se os "gajos lá de cima" :-P têm estas duas coisas. Da minha parte, posso dar uma ajudinha :P

Eu acho que o que falta é um mecanismo mais social nos fóruns. Quero com isto dizer que o fórum deve ser repensado, actualmente assenta muito numa premissa muito arcaica e desactualizada que não tira proveito das inovações recentes.

Porque não criar um sistema de notificações e de seguimento de temas automatizado? Cada utilizador poderia fazer "follow" a um grupo de membros e na caixa de notificações aparecia um feed com o que os membros que estão a ser seguidos colocavam no fórum. Poderia também existir um sistema de seguimento por temas, subscrever um tema, e quando determinada keyword era mencionada num tópico (ou melhor, os tópicos poderia ser criados já com uma "tag") esse tópico apareceria no feed de notificações. O feed poderia ser interactivo, permitindo ao utilizador interagir imediatamente com os posts.

De facto o fórum acabaria por se tornar mais numa rede social, mas penso que é mesmo a UI e todo o mecanismo automatizado e da fluidez de conteúdo que torna as redes sociais mais atractivas. Num fórum tradicional tens de "trabalhar" e explorar por ti próprio. Até mesmo na secção "Por ler".

São sugestões, claro. :) Não custa sonhar.
Offline

tyfuzz 
Membro
Mensagens 123 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Carlos Gandra: completamente de acordo!

Seria bom começar a debater entre administradores e até moderadores acerca do futuro dos fóruns...

Administro um fórum onde está a ser tremendamente dificil de conseguir ter moderadores minimamente assíduos...

Antes de se tornarem moderadores, até apareciam dia sim, dia não... Depois de se tornarem moderadores, passam a aparecer uma vez por semana (e outras vezes menos até)

O Facebook anda a desviar mesmo muita atenção... A interactividade daquilo é completamente eficiente para colocar as pessoas a comunicar (na hora - porque em termos de arquivo / pesquisa de assuntos debatidos, aquilo é para esquecer)


Talvez devessemos começar por debater estes aspectos em que o factor humano aliado aos fóruns (mas com software mais recente, tipo zenforo, por exemplo) com bons arquivos e boas interfaces de pesquisa consigam fazer a diferença para o Facebook...


Ou isso, ou os nossos fóruns simplesmente vão morrendo lentamente...  :shock:  #-o