← Social Media

Que personagem... Plágio? Onde?

Lida 9235 vezes

Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Tendo em conta que para usar uma imagem, é preciso ter os direitos da mesma, acho que no facebook ninguém tem o direito de apontar o dedo a ninguém.  
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Quando falamos de páginas de facebook, estamos a falar de componentes do facebook, não é de um site diferente. Uma imagem publicada no facebook, um video publicado no youtube e afins é para ser compartilhado.
O facebook tem normas sobre isso e basta ler.
Outra coisa é pegar na imagem e retirar do facebook para colocar noutro site.
Se forem ver páginas e murais no facebook tem milhões de "plágios" diariamente, ou será apenas partilha de imagens publicadas? Não existindo provas de procedência quem leva a razão?

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Tendo em conta que para usar uma imagem, é preciso ter os direitos da mesma, acho que no facebook ninguém tem o direito de apontar o dedo a ninguém.  

Sim seguramente, mas uma coisa é usar as imagens que não são nossas e estar susceptível a alguém reclamar os direitos, outra é afirmar que "não existe qualquer ilegalidade em eu tirar uma foto de QUALQUER página e colocar na minha". Se as coisas fossem assim...

Se forem ver páginas e murais no facebook tem milhões de "plágios" diariamente, ou será apenas partilha de imagens publicadas? Não existindo provas de procedência quem leva a razão?

Existe uma diferença entre partilhares (literalmente clicar no botão de partilha) e descarregares a imagem para publicares na tua página como se fosse tua. Quanto a provas de procedência, de facto nem sempre é simples.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Claro que sim astrumas, mas não tenho forma de saber a quem ela realmente pertence, ainda por cima no facebook... Certo?
Simples, não a usem!

Ora pensem la o seguinte:
Vêm a porta de uma casa/empresa/whatever aberta, entram e roubam qualquer coisa... Vão dizer ao Sr Dr Juiz que não têm culpa porque a porta estava aberta e não sabem de quem é?

Os mais antigos lembram-se daqueles icones muita giros dos diabos e dos anjos que a primeira versão do +t tinha? Aquilo tinha direitos de autor e o fpware na altura pediu ao dono para usar as imagens e este deu autorização...
Offline

dioguinho 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post



Esta imagem fui eu que a fiz ali no paint... mas mesmo assim como faço eu prova de ser eu o autor?

é um tema complexo, digo eu
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Para já não tens o direito sobre a tipografia, por isso não podes dizer que é tua. lol

Agora a sério, é um tema complexo, em caso de dúvida mais vale perguntar ao suposto autor se é permitido colocar a imagem onde a queremos colocar, e se com créditos vai lá. ;)
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

... mas mesmo assim como faço eu prova de ser eu o autor?

Antigamente nas fotos era fácil, quem tinha o negativo era o autor e assunto encerrado :-P

De facto como já disse não é simples, mas com bom senso evitam-se problemas.
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Quando a imagem é complexa é possível adicionar ruído como assinatura. Segundo consta até sobrevive a alterações de dimensão e compressão. Algo que ainda não testei mas parece promissor.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

As imagens originais trazem a informacao EXIF... É mt simples comprovar a autoria de uma imagem.
Offline

s3v3n 
Membro
Mensagens 503 Gostos 1
Feedback +6

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Pecam fatura com o nome do Passos assim deixa de ser plagio.

!#!@# para o gajo e usa a imagem, senão ele que ponha watermark.
Offline

Viriatu 
Membro
Mensagens 154 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

vá lá pessoal, é lógico que quase todos aqui ja usaram isto ou aquilo deste ou daquele, e é logico que quem publicou a imagem primeiro deve sempre ter crédito com watermark ou sem quem copia é que ta mal e acabou, agora, a bem da sanidade, eu quando o faço lanço um email ao webmaster "hey m8 can i get your image bla blabla" e ele como todos nós que ja foi roubado, em 90% dos casos posso dizer que me dão a permissão necessária para usar pelo simples facto de PEDIR! todo o burro come palha, é preciso é saber dar-lha...

O facto de alguns acharem normal copiar seja o que for de outrem é algo que me deixa preocupado e feliz ao mesmo tempo...
Offline

Luís Casanova 
Membro
Mensagens 565 Gostos 9
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Que tema...  :-k
No facebook existe uma funcionalidade que eu acho muito boa, que se chama "partilhar", é tão gira e funcional.

Quem quer uma imagem só para a sua página tem duas hipóteses, ou regista a imagem ou então mete watermark.
OU AINDA, existe outra, quem publica a foto fia-se que todo o mundo é sério e autônomo.
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

As imagens originais trazem a informacao EXIF... É mt simples comprovar a autoria de uma imagem.

Isso não sobrevive a um simples Print Screen.
Offline

Luizi 
Membro
Mensagens 522 Gostos 2
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Qual é o problema de colocar crédito nas imagens?
É algo que fica por baixo das mesmas, com uma cor mais clara e pequena que o restante do texto.

Não te tira o mérito nos artigos,
Muito pelo contrário, passa uma imagem que és profissional...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Isso não sobrevive a um simples Print Screen.

Não disse que sobrevivia... Estou a dizer que é a única forma de técnicamente confirmar a criação de uma imagem.