← Tutoriais

Converter uma fonte para vector Photoshop & Illustrator

Lida 35885 vezes

Offline

wetalkabout 
Membro
Mensagens 124 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Tutorial
Quantas vezes estamos a trabalhar ficheiros em parcerias e nosso parceiro não tem a fonte que usamos ?
Quantas vezes pretendemos enviar um ficheiro evitável para a gráfica ou mesmo um pdf sem restrições e na gráfica a abrir o ficheiro ele pede para trocar a fonte ?

Pois bem nunca mais precisas de passar por isso para isso basta que decores estas simples opções que vamos apresentar para Illustrator & Photoshop.

ILLUSTRATOR

1. Abre um novo Ficheiro
2. Escreve algo no teu ficheiro.

3.Clica no botão direito do rato para abrir o menu de opções e seleciona "Create Outline".

4. Agora já vais poder ver a tua fonte com as ancoras como um objeto normal de vector.


PHOTOSHOP

1. Abre um novo Ficheiro.
2. Escreve algo no teu ficheiro.

3. No Photoshop o sistema é diferente deves clicar com o botão direito do rato, mas sobre o layer na janela de layers e não no espaço do documento. Depois de aberto o menu de opções clica sobre "Convert to shape".

4. Agora na janela de layers podes notar que o Photoshop trata-a o teu lettring como uma "Shape".


São extremamente simples estas formas de converter fontes em vector contudo são também muito úteis seja na hora de enviar os ficheiros para personalizar t-shirts ou designs para uma gráfica.

Tens alguma dúvida em Illustrator ou Photoshop relacionadas com o vector e design vectorial ?

Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Muito bom o tutorial Ricardo :D
Foi das primeiras coisas que aprendi no curso
Offline

wetalkabout 
Membro
Mensagens 124 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Obrigado João a ideia é ajudar pessoas que estão a iniciar-se nos programas ou pouco familiarizados com o vector.

Em breve vamos fazer mais alguns na mesma linha de processos básicos.  :)
Offline

wetalkabout 
Membro
Mensagens 124 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Já agora se tiverem alguma sugestões para tutorial nestes programas comuniquem :)
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Fico à espera de mais tutoriais, obrigado.
Ainda por cima estou-me a iniciar e não me estou a dar muito bem. :-x
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Se quiseres enviares tutorais para o blog, este tipo de de conteúdos são óptimos:

http://www.maistrafego.pt/guest-blogging
http://www.maistrafego.pt/equipa-de-edicao
Offline

designi1 
Membro
Mensagens 27 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Dica importante!

Aproveito e atiro mais um cavaco para a fogueira!

vector = illustrator
pixel = photoshop

eu sei que todos sabemos, mas quando estamos a iniciar por vezes custa a entender estes conceitos base.
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado :)
Offline

MiguelT 
Membro
Mensagens 86 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Dica importante!

Aproveito e atiro mais um cavaco para a fogueira!

vector = illustrator
pixel = photoshop

eu sei que todos sabemos, mas quando estamos a iniciar por vezes custa a entender estes conceitos base.

E eu um pouco de gasolina... :)

vector = freehand illustrator

 :-P
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

E eu um pouco de gasolina... :)

vector = freehand illustrator

 :-P

Não entendi essa  :-?
Offline

MiguelT 
Membro
Mensagens 86 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Não entendi essa  :-?

foi só uma pequena piada... ;)
...é que no mundo dos designers há uma "guerra" neste tema dos programas vectoriais. Os "classicos" defendemos o Freehand como o melhor programa vectorial, os da nova geração são mais Illustrator.

A Adobe está a tentar acabar com o FreeHand há alguns anos, mas ainda vamos resistindo uns quantos!
http://freefreehand.org   :cool:
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

foi só uma pequena piada... ;)
...é que no mundo dos designers há uma "guerra" neste tema dos programas vectoriais. Os "classicos" defendemos o Freehand como o melhor programa vectorial, os da nova geração são mais Illustrator.

A Adobe está a tentar acabar com o FreeHand à alguns anos, mas ainda vamos resistindo uns quantos!
http://freefreehand.org   :cool:

Já experimentei há uns anos mas na altura não quis muito saber daquilo. Mas sabia que a Adobe queria descontinuar como Freehand, há uns anos tive um professor que usava, agora usam o Ilustrattor mas pelo menos uma não gosta :D
Offline

wetalkabout 
Membro
Mensagens 124 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Obrigado pelos comentários :)

Nuno vamos tentar preparar uma linha de tutoriais  :ideia:
Se quiseres enviares tutorais para o blog, este tipo de de conteúdos são óptimos:

http://www.maistrafego.pt/guest-blogging
http://www.maistrafego.pt/equipa-de-edicao

Quanto à guerra a meu ver "morreu" com a morte do Freehand :) (Pelo menos a morte official)
Um dos maiores defeitos do Illustrator em comparação com Freehand era o facto de não permitir multi páginas. Hoje em dia isso já mudou e mudou também a forma da adobe inter agir entre programas.

Facilitando a passagem dum vector de Illustrator para Photoshop ou Indesign mantendo a possibilidade de inteira edição. :)

Apesar de já termos usado também Inkscape e Corel Draw achamos que o Illustrator é a ferramenta poderosa, contudo aconselhamos o uso do Inkscape por ser Grátis e com um vasto numero de tutoriais.

Offline

wetalkabout 
Membro
Mensagens 124 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Dica importante!

Aproveito e atiro mais um cavaco para a fogueira!

vector = illustrator
pixel = photoshop

eu sei que todos sabemos, mas quando estamos a iniciar por vezes custa a entender estes conceitos base.

 :offtopic:

Por acaso acho que era pertinente esclarecer essa questão além da verdadeira diferença entre o vector e o pixel convém também destacar que o photoshop permite criar "vector" mas o vector do Photoshop foi pensado para a criação de mascaras para tratamento/edição de imagem.

A forma como o Photoshop lida com os layers é também algo que pode trazer confusão a alguém que se inicie num programa verdadeiramente vectorial pois no Illustrator pode ter um ficheiro com 10000 objetos num layer apenas e poder facilmente edita-los, movimenta-los e definir qual objeto deverá aparecer à frente ou enviar para o fundo.
Offline

designi1 
Membro
Mensagens 27 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

@miguelT freehand já acabou! Nem penses mais nisso :D Desde que adobe comprou a macromedia que deixei de usar outros programas e centrei-me no software da adobe.

"illustrator para os novos... "bal bla...

Eu comecei com coredraw :D se me recordo era uma versão tipo 7.0 ou coisa que o valha...ja la vai 10 anos +-. Quando entrei para a faculdade dediquei o meu tempo ao freehand (pouco tempo) pois illustrator sempre me fascinou dos trabalhos que via publicados pela web.

E como já referiram aqui, a liberdade de copy & past de illustrator para photoshop é brutalissima. Não perdes cor as layers continuam editáveis no illustrator caso as passes para Photoshop... 100% compatibilidade!

O grande contra continua a ser o preço que se paga pelas licenças :/ mas isso é outra questão!

@maistrafego
era gajo para tentar fazer um tutorial também... vamos ver do tempo que disponho nestes dias!