← Tutoriais

[PHP] Iniciantes, Getting Started

Lida 49594 vezes

Offline

morpheus 
Membro
Mensagens 1199 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

é mesmo isso vkthor! já percebeste a lógica! ;)

Citar
Acho isto mais giro que o ponto cruz

epá! se não achasses é que eu ficava preocupado!  :lol:  :lol:
Offline

icaro 
Membro
Mensagens 128 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

deixem-me arranjar um tempinho para degerir isto que me interessa.

grande ideia morpheus, obrigado por partilhares a tua experiência.

agora tenho estado um pouco sem tempo para entrar numa linguagem nova mas daqui a duas semanas vou entrar no php.

Já tenho por onde começar.
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Grande Tutorial Morpheus!  :D  :D  :D

Fixo!
Offline

morpheus 
Membro
Mensagens 1199 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

eh eh, gostaste?  :lol:
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Está impecável!  :D
Offline

kebrus 
Membro
Mensagens 459 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

gostei desta iniciativa, e já agora quero acrescentar umas coisitas, se não te importas ^^

tal como o morpheus já tinha dito $var é a expressao para uma variavel com o nome var e acho que o que faltava dizer é o que pode ser guardado na varivel, ou melhor, o nome que se dá ao que está guardado na varivel, isto porque muitas vezes se procurarem por scripts ou ajuda na net vao encontras pessoas a utilizar estes nomes e vcs podiam nao saber

estas são as tres diferentes maneiras diferentes de verem uma variavel
$var = "bla bla bla bla";
$var = "412";
$var = "52.67";

pus o conteudo a negrito para vcs tomarem atençao
no primeiro o nome ingles que se dá ao que está armazenado na variavel é string, que é dado para todo o conteudo que tenha letras ou letras com numeros (sinceramente não sei qual é a a tradução da palavra pra portugues)
no segundo o nome é integer que é como quem diz numero inteiro
já no terceiro o nome é float que são todos os numeros não inteiros

isto pode parecer só uma aula de ingles mas importancia disto é que possam saber do que é que os outros estao a falar, eu por exemplo quando começei a aprender php dei-me num forum estrangeiro de pessoal a perguntar coisas como: "como é que transformo um "float" num "integer" ?" e não altura não fazia a minima do que estavam a falar

um pequeno aparte sobre os numeros impares
acrescentando o tal $i++ ou modando para $i+2 funciona na perfeição neste script, mas para codigos mais complicados talvez tenham de utilizar outro metodo, aconselho sempre que em vez disso vao à condição e façam uma condiçao do genero se $i for divisivel por 2, tal tal tal
é que assim não interessa qual o numero atribuido ao $i porque só os numeros pares é que são divisiveis por 2 (exite um codigo pra isto, mas não me lembro, mas não deve ser dificil de encontrar, acho que leva o sinal de percentagem ou assim... é muito simples)
Offline

icaro 
Membro
Mensagens 128 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Lá tive tempo de ler esta primeira lição, tudo entendido!

Parabéns e obrigado!
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Boa contribuição kebrus! :D
Offline

cremosin 
Membro
Mensagens 920 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Belo trabalho, morpheus

Pena que eu ja tenha tantos afazeres  :cry:

Mas vou treinando quando puder e pedir um help.
Offline

louro 
Membro
Mensagens 769 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Como é que eu sei se o servidor tem suporte para PHP
É no C-panel que se configura isso?
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Se tens cpanel acredita que o servidor tem suporte php.

Para saberes a versão olha para a segunda barra do lado esquerdo no cpanel e deves ter lá qualquer coisa tipo: PHP version
Offline

louro 
Membro
Mensagens 769 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "fpware"
Se tens cpanel acredita que o servidor tem suporte php.

Para saberes a versão olha para a segunda barra do lado esquerdo no cpanel e deves ter lá qualquer coisa tipo: PHP version


PHP version     4.3.11
é só isto? não preciso fazer mais nada?
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Não, não é preciso fazer mais nada. Isso quer dizer que o servidor em que o teu site está alojado tem suporte php ;)
Offline

pjssms 
Membro
Mensagens 486 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Atenção que se fizerem uma comparação usando

$i=10

o que vão obter é que a variável $i assume o valor 10.

Nas comparações devem usar

$i==10

Sei que perdi algum tempo com isto e aqui fica.
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

bom reparo pjssms!