← Conversa Geral

O futuro da Internet

Lida 42032 vezes

Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

A questão é:

Quem é que vai plantar as batatas para comer se não existir pressão para ganhar dinheiro?

tenho quase a certeza que a fome ainda supera a ganância.
não sei, digo eu.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

tenho quase a certeza que a fome ainda supera a ganância.
não sei, digo eu.

De acordo :D

Mas faço esta pergunta num sentido figurativo.

Neste momento as pessoas são compelidas a trabalhar (plantar batatas) para arranjar dinheiro, levando também à ameaça da ganância.

Quem não o faz, de um modo geral, sofre com a perda da qualidade de vida, poder aquisitivo (que alimenta o monstro segundo o documentário), enfim... fica fora de jogo e se quiser entrar no mesmo tem de contribuir.

A teoria do Zeitgeist Movement descreve um mundo em que o dinheiro pura e simplesmente desaparece / deixa de ter valor, assim como a "escravidão" dos povos face ao mercado e sistema monetário.

A perspectiva avançada pelo Zeitgeist desde 2007 pelos seus documentários é interessante, bem argumentada, fora do quadrado, atractiva e revolucionária (verdadeiramente revolucionária), mas...

... ainda não consegui percepcionar como seria a alternativa...

Se o individuo não precisa de fazer nada para se sustentar (aka ganhar dinheiro), quem o vai fazer?

O dinheiro deixa de ter valor amanhã! O que vamos fazer depois de acordar? 

Voltar para a cama?! :cool:
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

só vi o primeiro filme. não me lembro bem da conspiração do dinheiro mas lembro-me que  o problema do dinheiro não era o dinheiro mas sim os juros diabólicos que a banca pratica. se pensares bem nisso ver-te-ás a concordar que os juros são mesmo coisa do diabo :D
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

principalmente para quem tem de os pagar... :D

São uns bons documentários. Este último de 2h40 minutos. Um verdadeiro reset cerebral.

Bem... vou plantar batatas que amanhã tenho de pagar renda. ;)
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

É um documentário que quero mesmo ver, ainda não tive foi o tempo (ou a vontade) de ficar 3h a olhar para ele.

O problema de algumas ideologias é serem puramente utópicas, porque boas intenções devem ter (e está o inferno cheio delas como se diz por aí). Claro que os recursos do nosso planeta estão mal distribuídos, se há alimentos para todos e uns têm a mais e outros não têm nada, é fácil chegar a esta conclusão. Agora resolver isso, não é nada fácil. Senão já estava feito...

Depois de ver o documentário escrevo uma opinião mais desenvolvida. Ou não :)
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

De acordo :D

Mas faço esta pergunta num sentido figurativo.

Neste momento as pessoas são compelidas a trabalhar (plantar batatas) para arranjar dinheiro, levando também à ameaça da ganância.

Quem não o faz, de um modo geral, sofre com a perda da qualidade de vida, poder aquisitivo (que alimenta o monstro segundo o documentário), enfim... fica fora de jogo e se quiser entrar no mesmo tem de contribuir.

A teoria do Zeitgeist Movement descreve um mundo em que o dinheiro pura e simplesmente desaparece / deixa de ter valor, assim como a "escravidão" dos povos face ao mercado e sistema monetário.

A perspectiva avançada pelo Zeitgeist desde 2007 pelos seus documentários é interessante, bem argumentada, fora do quadrado, atractiva e revolucionária (verdadeiramente revolucionária), mas...

... ainda não consegui percepcionar como seria a alternativa...

Se o individuo não precisa de fazer nada para se sustentar (aka ganhar dinheiro), quem o vai fazer?

O dinheiro deixa de ter valor amanhã! O que vamos fazer depois de acordar?  

Voltar para a cama?! :cool:


Uma hipotese seria troca de serviços por outros bens e vice versa? Depois ven a questão... Que agricultor trocaria batatas por um site?... E depois uma pessoa ficava agarrada aos serviços pra sobreviver em vez de o dinheiro em si ou seja seria  a mesma coisa...

A minha opinião é que o dinheiro já existe de alguma forma desde o tmepo dos romanos ou ate antes... É uma forma facil de organização da riqueza, de alguma maneira acho que nao deve deixar de existir porque de facto uma pessoa sente prazer ao ser recompensada com ele por esforço/trabalho que faz...

Mas acho que as pessoas deviam fazer uma desdramatização do dinheiro... HOje é impossivel nao ouvir essa palavra todos os dias, e isso corrompe personalidades, ideias e muito mais... A banca obviamente é dos sectores mais sujos e corruptos, deveria ser modificado.

Mas no fundo a mudança esta nas nossas maos e nas nossas cabeças... Eu sempre pensei, se um dia isto começar a dar para o torto ou a dar em maluco por causa desta pressão toda de dinheiro e enfins, ponho uma mochila ás costas e vou correr o mundo, comendo o que a natureza me oferece e ter uma vida sem pressoes
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Uma hipotese seria troca de serviços por outros bens e vice versa? Depois ven a questão... Que agricultor trocaria batatas por um site?... E depois uma pessoa ficava agarrada aos serviços pra sobreviver em vez de o dinheiro em si ou seja seria  a mesma coisa...

A minha opinião é que o dinheiro já existe de alguma forma desde o tmepo dos romanos ou ate antes... É uma forma facil de organização da riqueza, de alguma maneira acho que nao deve deixar de existir porque de facto uma pessoa sente prazer ao ser recompensada com ele por esforço/trabalho que faz...

Mas acho que as pessoas deviam fazer uma desdramatização do dinheiro... HOje é impossivel nao ouvir essa palavra todos os dias, e isso corrompe personalidades, ideias e muito mais... A banca obviamente é dos sectores mais sujos e corruptos, deveria ser modificado.

Mas no fundo a mudança esta nas nossas maos e nas nossas cabeças... Eu sempre pensei, se um dia isto começar a dar para o torto ou a dar em maluco por causa desta pressão toda de dinheiro e enfins, ponho uma mochila ás costas e vou correr o mundo, comendo o que a natureza me oferece e ter uma vida sem pressoes



 :cool:
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

:cool:
OBrigado pela sugestão... Já tenho 1 filme para ver hoje a noite :)
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas em relação ao Zeitgeist, pelo o que eu percebi, hoje em dia existe tecnologia e robótica suficiente para 95% das coisas serem feitas por maquinas, uma delas e "agricultura", o resto 5% (quem olha pelas maquinas) num mundo assim, quem não se daria como voluntário para ajudar?

Não estou a discutir se o Zeitgeist e perfeito ou não perfeito, se o dinheiro e bom ou mau, apenas acho que estas a ir um pouco pelo o caminho errado, quando acho que o Zeitgeist explicou bem a "ideia" deles. Não e preciso ninguém plantar batatas.


O dinheiro deixa de ter valor amanhã! O que vamos fazer depois de acordar?  

Voltar para a cama?! :cool:


Evolução digo eu? Teres tempo para te dedicares ao que gostas mesmo e fazeres apenas por prazer. Passares mais tempo com de quem gostas. Passares mais tempo a passeares, meditar, descobrir etc.. sei la tanta coisa. Tu podes gostar muito do que fazes, mas qual e o mal de o poderes fazer sem dinheiro, se no fim do dia continuasses a ter uma vida boa? Não podes ignorar o mundo em que muita gente passa fome, muita gente não faz o que gosta.

Mas se quando acordas e o dinheiro deixa-se de ter valor e já não saberes o que fazer epa pensa la um pouco nisso. Tenho respeito pelo o que escreves e as tuas opiniões aqui no +t. E não estou a defender o Carlos nem ninguém, mas apenas me chocou um bocado alguém não saber o que fazer se não existir dinheiro.

Peco desculpa se percebi mal o que estavas a tentar explicar.

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Peco desculpa se percebi mal o que estavas a tentar explicar.

:D Pedido concedido mas desnecessário. Conversa amigável ;)

Percebeste mal. Eu não estava a explicar ou sequer a tentar emitir uma opinião, nem a dizer o que eu faria. Não tenho uma opinião totalmente formada sobre o Zeitgeist Movement nem sei mm o que faria ou como seria o mundo na realidade sem dinheiro. Só sei que nada sei...

Apenas questiono as opiniões e o "plantar batatas" é no sentido figurativo.

Apesar de partilhar, com mais ou menos intensidade, as preocupações e argumentos dos documentários, a argumentação da automatização e da tecnologia resolver os problemas não me convence.

Se em casa há "brigas" entre irmãos para decidir quem vai lavar a louça (nada a ver com dinheiro), ou simplesmente quem mete a louça na máquina, como seria possivel evitar conflitos deste género, elevados em número, e ter alguma espécie de ordem quantos às obrigações de cada um num mundo sem dinheiro?

No fundo é este (dinheiro) que pressiona as pessoas a fazer alguma coisa, ou achas(am) que não?

Mas dou o benefício da dúvida. Talvez esteja(mos) tão programado(s) para pensar com dinheiro que não consigo(eguimos) imaginar uma nova ordem sem o mesmo...  :-k

P.S Fdx... Ao reler este último parágrado acho que ainda acabo o dia de hoje como discípulo do Carlos Costa :D
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Amigos, não sou um caçador-recoletor. O dinheiro vai existir provavelmente enquanto os humanos existirem; o dinheiro já existe antes de o capitalismo existir. Agora, o nosso género tem 2 milhões de anos e somente nos últimos 10 mil vivemos em cidades. É óbvio que o modelo de vida atual é contra-natura, mas não há volta a dar: o futuro são as megas-cidades. De qualquer forma, nada é estático; tudo está em perpétuo movimento. Importante: não vos censuro por buscarem ganhar a vida, vocês precisam de comer, de beber e de vestir. Tudo bem, mas também precisam de saber que estão apoiados num monte de cinzas. Precisam de criar um monte de ferro, de modo a ficarem bem seguros. Nem todo o desenvolvimento vem da busca por dinheiro; o desenvolvimento tem origem naqueles que vêm soluções onde outros vêm treta. Como disse Nietzsche: "quanto mais alto subo, mais pequeno pareço para aqueles que não sabem voar".
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Apesar de partilhar, com mais ou menos intensidade, as preocupações e argumentos dos documentários, a argumentação da automatização e da tecnologia resolver os problemas não me convence.

Concordo contigo ate certo ponto. Eu acho que tecnologicamente poderá ser possível, mas depois a pergunta que para mim fica no ar. "Como e que mudamos de um dia para outro cidades inteiras assim? No inicio quem paga para tal? Quem construa estes robos todos para o mundo inteiro? Como fazer a transacção do sistema que temos para o tal novo sistema?"


Se em casa há "brigas" entre irmãos para decidir quem vai lavar a louça (nada a ver com dinheiro), ou simplesmente quem mete a louça na máquina, como seria possivel evitar conflitos deste género, elevados em número, e ter alguma espécie de ordem quantos às obrigações de cada um num mundo sem dinheiro?

No fundo é este (dinheiro) que pressiona as pessoas a fazer alguma coisa, ou achas(am) que não?


Hoje em dia acho que sim, muita gente da importancia ao dinheiro, por vezes mais do que devia.

Eu acho que as pessoas não tem outra hipótese, neste mundo as regras são simples sem dinheiro é difícil.

Eu quero (diferente de ser a verdade) acreditar que o ser humano é mais do que o dinheiro.

Se a sociedade garanti-se "Aqui tens casa, um carrinho, comida na mesa, os bens normais para uma vida normal e nao precisas de fazer nada para tal".

Quero acreditar que o ser humano, começa-se a dar valor a outras coisas, eu se calhar praticava musica e cantava para quem me quisesse ouvir.

Programava para ajudar pessoas no dia a dia, se calhar ajudava a programar as tais maquinas do Zeitgest, so para ajudar.

Passava mais tempo com familia e amigos. Praticava mais desportos. No fim do dia todos tínhamos mais tempo para fazer o que quisermos.

Ajudava os meus vizinhos e tentava conhecer mais pessoas, tenho tempo :)

Sinceramente quero acreditar que as pessoas não ficavam paradas no sofa a olhar para a parede, mas posso estar errado.


Offline

ganha 
Membro
Mensagens 697 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Claro que não ficavam paradas, imagina a qualidade da arte quando o dinheiro deixava de existir.
Basta pensar na música, hoje em dia 90% da musica que existe é para fazer dinheiro, logo não há qualidade mas sim gajas quase nuas a dançar enquanto falam sobre carros, dinheiro, discotecas e coisas relacionadas com boa vida que vem do dinheiro. Esse tipo de música deixaria de existir quando não se fazia dinheiro com a música.

Uma forma de começar a criar as tais cidades movidas pela tecnologia em que o o homem faz talvez 10% do total do trabalho é mandar abaixo de quem está no poder, não me refiro a políticos pois esses não são ninguém, eles também só lá estão por causa do dinheiro ou por se quererem sentir poderosos.

Temos que deixar de recompensar quem faz coisa "normais" e compensar quem faz coisas para o bem de uma comunidade ou população, hoje em dia os miúdos são criados com a ideia de que ser um banqueiro é bom, quando estes não ajudam ninguém antes pelo contrario. Um banqueiro, cria dinheiro a partir de dinheiro que não existe.

@Jota não tenho duvidas que a revolução chegará mais tarde ou mais cedo, a minha certeza deve-se ao facto do actual estado da Economia, o desemprego vai aumentar muito nos próximos anos muito devidamente as tais tecnologias que existem.

A economia está mal em todos os países, já não estamos a viver numa era em que apenas um pais ou nação é afectada que depois é ajudada pelos outros, todos os países estão a cair pouco a pouco, nem os USA que estavam sempre em altas estão bem neste momento.

Não sei quando é que esta revolução vai acontecer mas tenho a certeza que vai, vai deixar de haver emprego, deixar de haver dinheiro para sobreviver, ai vão haver muitos problemas. 

Os principais problemas neste momento são:

Estamos a viver a custa de recursos limitados

Estamos a fazer heróis e paga-los muito bem a quem consegue enganar os outros e quem consegue ter muito dinheiro


Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Quando somos crianças dizem para irmos à escola. Já está, e agora? Encontra um bom emprego. Já está, e agora? Arranja uma mulher e casa-te. Já está, e agora? Compra uma casa e um carro para seres alguêm na vida. Já está, e agora? Sei lá, compra o último CD da Lady Gaga ou vai ver televisão! Que se lixem estas regras. As minhas ideias: 1. Ultrapassa todos os valores. Sócrates e Platão trouxeram o racionalismo para o mundo e com isso afastaram-se da vida real, a vontade num mundo sem objetivo e a milhas de ser racional. Esquece-os e cria os teus próprios valores. Sê um criador de mundos, um parteiro de ideias, um construtor de novas pontes; 2. Larga o consumismo excessivo. Não precisas de uma televisão com 200 canais ou do último CD da Lady Gaga. Só precisas de ti, o resto são sombras e cinzas; 3. Morte ao pessimismo! Diz sim à vida. Não existe vida depois da morte, só existe esta vida. Agora, é a única oportunidade que tens para viver. O caminho para o topo é duro, sofrido e potencialmente trágico... mas é a única realidade. Tem uma vontade e confiança infinitas, sorri na presença da tragédia; 4. Não te preocupes com o sucesso ou falhanço. Até as pirâmides do Egito com o tempo vão desaparecer. O sucesso é afirmar a vida, o falhanço é negar a vida; 5. Quando morreres vai com um sorriso na cara. Se a morte não tem medo de ti, então também não tenhas medo dela!