← Desenvolvimento

nzFotolog - PHP Script para fotologs

Lida 25543 vezes

Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Já há muito tempo que tinha conhecimento deste forum mas na altura não me registei e depois esqueci-me do endereço, até que há pouco tempo dei com ele de novo através de outro forum (não foi spam não se preocupem). E como eu sempre gostei de webdesign e webdeveloping, decidi então registar-me aqui e fazer parte de mais uma comunidade, a ver vamos se vou ter tempo para todos os forums que participo... Estou aqui para ajudar no que tiver ao meu alcance e também para apresentar os meus trabalhos que é o que vou fazer já de seguida neste meu primeiro post  :twisted:. Para os que tiverem mais interessados sobre a minha persona, podem visitar o meu site, blog e fotolog, links que se encontram na minha assinatura. Para quem quiser mais informações sobre o mesmo e/ou sobre os meus trabalhos, poderá ver tudo isso no meu site.

Decidi postar sobre este meu script aqui, pois parece ser o forum mais indicado para tal, é feito por webdesigners para webdesigners e em todos os outros forums que o tinha feito, a desão foi muito pouca pois a temática do forum pouco tinha a ver.

O nzFotolog é um simples script em PHP para gerar fotologs. Podem ter algo à semalhança do que veem em fotolog.com, mas com a diferença que não tem aquela publicidade toda pois o design são vocês que o fazem (ou então usam o pré-definido). Uma outra diferença, que poderá ser um contra, é que terá de ser alojado no vosso servidor, ou seja, precisam de um, com suporte para PHP, MySQL e a biblioteca GD2 do PHP.

A última versão é a 0.2.1 e o script ainda está muito verde. Provavelmente tem muitos bugs, principalmente na instalação pois o script de instalação, se virem bem o código, não tem nada a ver com o resto do script pois foi feito interamente à pressa para lançar o script o mais rápido possível pois eu queria era usar o meu fotolog. Mas não importa, o código está horrivel mas instala, no entanto se encontrarem algum bug, gostava que me avisassem. O fotolog em si, é algo muito simples pois eu não queria nada de complicado e as funções existentes são muito poucas. Mas num futuro próximo pretendo extender mais este script, não sei bem para quando pois eu meto-me sempre a fazer novos projectos (não só em PHP mas como em VB.NET por exemplo) e depois não tenho tempo para todos e terminar algum deles, mas vou tentando...

O que pretendo para o futuro do nzFotolog é o seguinte, sem qualquer tipo de ordem para além dos primeiros 2 pontos:

- Resolver os bugs existentes
- Melhorar algumas operações, tornando-as mais funcionais, eficazes e robustas
- Criar um botão na area de administração que permita recriar todos os thumbnails com as novas definições
- Adicionar a possibilidade de existir RSS & Atom Feeds
- Uma secção na área de administração com algumas informações importantes do sistema em que o script corre bem como do próprio script
- Suporte para informação EXIF de fotos, se alguem for fotógrafo e pretender usar o script para mostrar as suas fotos, provavelmente irá querer disponibilizar esta informação
- Adicionar suporte para smilies aos comentários e descrição das fotos
- Adicionar suporte para clean urls
- Tornar a área de administração mais intuitiva e funcional usando AJAX
- Melhorar os temas actuais usando também AJAX
- Talvez melhorar (e muito) o código do script de instalação

Para já, é isto, pode parecer pouco, mas é muita coisa para se fazer, mas são as minhas intenções para o futuro, quanto mais não seja, para ter um script mais completo para arquivo dos meus trabalhos.



Página do nzFotolog: http://www.nazgulled.net/?lg=pt&id=nzfotolog
Download do nzFotolog: http://www.nazgulled.net/download.php?id=8

Sem mais, me despeço e vamos lá ver se eu me consigo manter um pouco activo por estas bandas.
Offline

kingless 
Membro
Mensagens 857 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Parece que ainda é muito simples...
Offline

Pure_Water 
Membro
Mensagens 515 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

olho naz :P

ja o uso a uns tempitos ;)

fazem falta os smiles nos comments :(
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "kingless"
Parece que ainda é muito simples...


o objectivo era esse... eu queria fazer algo simples de usar e com funções simples, não quero um script com montes de funções e depois existir muita complicação. para isso tinha usado scripts já existentes, mas não gostei de nenhum, daí ter feito o meu próprio script.

mas também, para além do que já anunciei para o futuro, não tenho muitas mais ideias, mas também é para isso que o tópico aqui está. para me darem sugestões :)

@Pure_Water
tu cala-te que andas sempre a mudar de endereço e um gajo nunca sabe onde tá o teu fotolog... os smilies estarão para brever, penso eu que na próxima versão (não custa nada implementar isso lol), mas até sair a próxima versão... tenho outros projectos com mais prioriedade.
Offline

Pure_Water 
Membro
Mensagens 515 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

neste momento ta no http://pureflog.pt.to/ ^^
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Esta optimo o sistemas mas sistema de multi blog nao esta pensado nao?  :lol:
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Multi blog ou multi fotolog? E que queres dizer exactamente com isso? Vários autores que possam postar as suas fotos independentemente tendo cada um o seu fotolog usando apenas uma instalação do script?
Offline

kingless 
Membro
Mensagens 857 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "Nazgulled"
Citação de: "kingless"
Parece que ainda é muito simples...


o objectivo era esse... eu queria fazer algo simples de usar e com funções simples, não quero um script com montes de funções e depois existir muita complicação. para isso tinha usado scripts já existentes, mas não gostei de nenhum, daí ter feito o meu próprio script.


Quando digo "simples" quero dizer poucas utilidades... só serve para colocar a fotos e mais nada entendes ?
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Citação de: "kingless"
Citação de: "Nazgulled"
Citação de: "kingless"
Parece que ainda é muito simples...


o objectivo era esse... eu queria fazer algo simples de usar e com funções simples, não quero um script com montes de funções e depois existir muita complicação. para isso tinha usado scripts já existentes, mas não gostei de nenhum, daí ter feito o meu próprio script.


Quando digo "simples" quero dizer poucas utilidades... só serve para colocar a fotos e mais nada entendes ?


é precisamente apra isso ke server um Fotolog  :lol:
Offline

kingless 
Membro
Mensagens 857 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

BlueEagle para ti se calhar... vai ao fotoaki.com.br... ou fotolog.net... da para por comentarios em cada uma das fotos, aparecem os links com imagens de outros usuarios do fotolog, tem smiles, aparecem imagens do lado esquerdo... etc
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Citação de: "Nazgulled"
Multi blog ou multi fotolog? E que queres dizer exactamente com isso? Vários autores que possam postar as suas fotos independentemente tendo cada um o seu fotolog usando apenas uma instalação do script?

Tipo o http://www.fotolog.com/ cria se flogs apartir de la eu gostava dum scritp desses pra minha makina  :wink:  :lol:  8)
Offline

Pure_Water 
Membro
Mensagens 515 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Citação de: "kingless"
BlueEagle para ti se calhar... vai ao fotoaki.com.br... ou fotolog.net... da para por comentarios em cada uma das fotos, aparecem os links com imagens de outros usuarios do fotolog, tem smiles, aparecem imagens do lado esquerdo... etc


eu uso o script e tem a possibilidade de comentar as fotos, tem também os thumbnails no lao direito das ultimas fotos colocadas (é definido pelo utilizador etc etc

só nao tem links pa outro flogs, pk o script n foi pensado assim i think.
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

@kingless
como disse o Pure_Water, dá para comentar as fotos todas, os smilies já disse que vêm a caminho lol, na altura não me apeteceu por isso, imagens do lado esquerdo também tem, vêo meu fotolog (assinatura) e é uma opção que cada um pode activar desactivar como bem entender. só não tem links com imagens de outros fotologs porque como o Pure_Water disse e bem, não foi pensado para isso. É suposto ser o teu fotolog e de mais ninguém e não uma cadeia de fotologs como o fotolog.net ou fotoaki.com.br. É um script para o teu fotolog, para mostrares as tuas fotos, não para fazeres put ás dos outros, claro que podes editar o template e colocar lá links para fotologs dos teus amigos. Mas por exemplo, como no futuro pretendo colocar rss feeds, depois poderá existir a possibilidade de activares uma função, defines as rss feeds que queres e ele mostra as últimas X fotos do fotolog do teu amigo. é mais uma funcionalidade a pensar, mas só o irei fazer depois de a minha lista todo estiver vazia. de qualquer forma, se achas que tem pouca utilidade, diz ai mais funções que gostavas de ver implementadas, podem ser interessantes de adicionar ao script e eu não me importava de ouvir novas ideias  :D

@asturmas
pois, isso é algo que sinceramente não estou a pensar implementar, pelo menos para já, pois ainda dá um certo trabalho e antes disso quero terminar todos os meus planos para ele e também está um bocado fora da visão que tenho para o fotolog, mas no futuro, nunca se sabe ;)
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Ironicamente ou não eu uso isso: http://www.cenourinha.gethost4you.com/

Parabéns...
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "cenourinha"
Ironicamente ou não eu uso isso: http://www.cenourinha.gethost4you.com/

Parabéns...


eu antes de me registar, quando andava as voltas por este forum, fiz umas pesquisas por fotologs a ver o que encontrava e por acaso vi que tu tinhas um fotolog teu e que usavas o meu script. é bom sinal porque nunca foi falado aqui e deves ter visto noutro lado...