← Negócios Online

Preciso registar empresa?

Lida 6109 vezes

Offline

Tonif4 
Membro
Mensagens 70 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Olá pessoal,
É o seguinte, tenho trabalhado como freelancer (Web Design e Web Writting) há já algum tempo, até que a alguns meses atrás criei o meu próprio site de serviços (www.webmarket.pt).

No entanto, não tenho uma empresa registada, muito menos marca, até porque os lucros não o justificam.

Agora há pouco, através do serviço de suporte online, um "cliente" disse que a mulher era das finanças e eu ia receber notícias deles em  breve pois estava a trabalhar sem passar faturas...

Tem alguma viabilidade o que ele diz?

P.S. Há uns tempos atrás, dirigi.me a um contabilista por ter ultrapassado os limites do paypal e ele disse que por agora, estava tudo regularizado e não tinha que declarar nada, pois eram lucro relativamente insignificantes (100 euros para aqui, 100 euros para lá, nada de especial...).

Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Tudo aquilo que ganhas tem de ser declarado, não importa se é 5€ ou 5mil €.. a partir do momento que é uma prestação de serviço...

Não tens de ter necessariamente uma empresa, podes trabalhar como trabalhador independente/empresario em nome individual.. mas tens de facturar/passar recibos na mesma.
Offline

Octávio Alves 
Membro
Mensagens 963 Gostos 36
Feedback +25

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não é necessário abrir empresa.
Basta ir às finanças e iniciares actividade.
A partir daí, pode passar factura sem problemas.
Offline

Tonif4 
Membro
Mensagens 70 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

E quais os custos para iniciar atividade?

Ser-me-iam cobrados impostos sobre o que eu ganho ou mensalmente, por exemplo?

É que eu não tenho rendimentos fixos...
Offline

Octávio Alves 
Membro
Mensagens 963 Gostos 36
Feedback +25

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

E quais os custos para iniciar atividade?

Ser-me-iam cobrados impostos sobre o que eu ganho ou mensalmente, por exemplo?

É que eu não tenho rendimentos fixos...

Não tens de pagar nada.
Se achares que recebes menos de 10.000€, ficas isento de pagar Segurança Social do primeiro ano.

Podes abrir actividade para veres se realmente vale a pena.
Caso depois vejas que não, podes sempre cessar actividade mais tarde.
Offline

Tonif4 
Membro
Mensagens 70 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Sério?
Então tipo, sem compromissos, vou às finanças, inicio atividade e posso passar então faturas normalmente.

E após o 1º ano?
Offline

duartini 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Após o 1º ano se trabalhares nalguma empresa que faça descontos para a SS por ti não tens de fazer nenhum desconto. Se continuares a facturar menos de 10000 por ano continuas isento de IVA.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Tens de pagar impostos sobre o que ganhas obviamente e após o primeiro ano pagarás pelo menos 100€ mês de segurança social.
E esse contabilista se não te disse que tinhas de declarar tudo então ajudou-te a fugir ao fisco..
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Acto isolado?
Offline

Tonif4 
Membro
Mensagens 70 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

O paypal, quando precisei de alargar os limites, pediu aqueles documentos habituais...

Isso terá alguma coisa a ver? As entidades governamentais não controlam tudo isso?

É que eu nunca "escondi" dinheiro nenhum. Simplesmente não passei faturas porque não tinha autoridade para isso (vou informar-me melhor agora sobre isso de iniciar atividade)...

E agora, quanto a penalizações das Finanças, alguém faz ideia do que poderão inferir (os lucros foram realmente bastante baixos.)?
Offline

s3v3n 
Membro
Mensagens 503 Gostos 1
Feedback +6

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Acho que o melhor para ti e pedires algum com uma firma que passe a fatura por ti. Claro tens que pagar o iva a essa pessoa.

Como dizem o 1 ano nao pagas o imposto. Mas no 2 ja pagas que e uma coisa louca.

Offline

Tonif4 
Membro
Mensagens 70 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Pois, então basicamente o sistema seria de Recibos Verdes, né?

Embora só compense no 1º ano, já é um início...
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Acho que o melhor para ti e pedires algum com uma firma que passe a fatura por ti. Claro tens que pagar o iva a essa pessoa.

Como dizem o 1 ano nao pagas o imposto. Mas no 2 ja pagas que e uma coisa louca.



não paga segurança social.

IRS paga sempre caso atinja o valor
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boas,

1 - Foge desse contabilista

2 - consulta o site da segurança social  http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.03.03.02

Taxa de SS 29.6%
Desconta para irs 75%, após aprovação do novo orçamento de estado para 2013.
Ou seja , sobre 75% do facturares pagas IRS.
Offline

s3v3n 
Membro
Mensagens 503 Gostos 1
Feedback +6

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Pois eu tenho a firma na Holanda... apenas pago o iva que recebo amais  :superlol:

De resto pago apenas 50 euros por ano por ter a firma, mais nada  :superlol: :superlol: :superlol: