O que ai é dito já todos sabemos, não vai ser uma reportagem que vai informar melhor quem por aqui anda. Mas o que está a ser falado ai são likes falsos, são likes obtidos em redes do género da addmefast que não valem nada, mas não podemos colocar a farinha toda no mesmo saco, porque existem likes que tem as suas vantagens.
Existem likes/seguidores/fans que só servem para dar volume e aparentar, o que tem um lado prejudicial e outro benéfico. No que respeita ao lado vantajoso, o que mais se destaca é dar uma ideia de que uma empresa tem muitos clientes/seguidores, isso é de certa forma uma espécie de markting subliminar. Se uma empresa tiver 100k likes, vai ser aos olhos do consumidor mais imponente que uma empresa que tem apenas 100likes ou 1000likes, isso é um facto.
Por outro lado, ter likes falsos prejudicam muito porque o alcance vai ser nulo, esses likes estão só a fazer volume, chegando até a perder a interação dos fãs reais que deixam de ser alcançados.
Outra coisa diferente são likes reais obtidos com facebook ads que vão aumentar um pouco o alcance da página a curto prazo, mas o que é certo é que regra geral depois de umas semanas 80 a 90% desses fãs deixam de ser alcançados, o que nos deixa a pensar se será um bom negócio.
O user JpereiraPT já me vendeu serviço de angariação de fãs há cerca de 1 ano atrás e a verdade é que durante o mês seguinte à aquisição o alcance subiu muito e a página funcionou muito bem, depois como é lógico o facebook começa a cortar e lá vai descendo. Mas isso acontece também com os fãs que conseguimos angariar no facebook ads, depois de um tempo o alcance é reduzido novamente para que voltemos a investir em mais fãs e alimentar a maquina...
Ponderem bem o que compram, como compram e a quem compram... mas lembre-se que fãs falsos raramente são boa aposta, embora possa ser tirado proveito deles a curto prazo se souberem gerir bem.