← Projectos

Sono.com.pt - Sono Polifásico

Lida 6729 vezes

Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts



O sono é um assunto pouco estudado e substimado pela maior parte das pessoas. Com a grande maioria das pessoas a dormir de modo monofásico (uma vez por dia, 8 horas), pensamos que é isso o correcto e saudável.

No entanto, existem outras formas de dormir, adoptadas por personalidades como Da Vinci ou, localmente, Marcelo Rebelo de Sousa. A essa forma alternativa de dormir chama-se sono polifásico.

Não é a primeira vez que tento seguir uma rotina de sono que não seja monofásica, mas nunca tive sucesso, pois o período de adaptação é terrível, onde se sofre todos os efeitos da privação de sono. No entanto, após esse período, torna-se bastante mais fácil e ganhamos várias horas por dia, vários dias por ano, e vários anos de vida.

No Sono.com.pt vou descrever a minha experiência e dar dicas e recursos para poderem aprender mais sobre o assunto, que penso que é interessante, ainda mais para quem trabalha full-time e tem os seus projectos web.


PS: Usar café para ficar acordado não é necessário para quem dorme várias vezes ao dia. Terão bastantes horas extra sem qualquer problema de privação de sono.   :cool:
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Hehe, no outro dia estive a ler um post sobre isso.

Pelo que percebi tens de fazer "ciclos" de sono, durante 24h, ou seja em vez de dormir 8 horas seguidas, dormes 1h30m ao longo do dia, com intervalos iguais de 1h30m, é como se estivesses acordado 24h praticamente. :P

1h30m porque acho que é o tempo necessário para entrar em sono REM.
Offline

hugoboss 
Membro
Mensagens 152 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Eu tambem faco isso mas durmo 4 horas a tarde e 4 a noite. O dia parece que fica maior :D
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Interessante, não conhecia esta "forma de dormir". Vou ficar atento, agora estou curioso.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu não sei se consigo dormir uma hora e meia de hora e meia em hora e meia (ui que frase cara)

Deve ser dificil adormecer...
Offline

kaydara 
Membro
Mensagens 616 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

e com o a fox axn e mov... como é possível ???
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Há várias maneiras de dormir de modo polifásico.
A mais conhecida é a Uberman, em que dormimos 20 minutos de 4 em 4 horas, para um total de duas horas diárias. No entanto, isto é muito difícil de adaptar a um horário normal.

A rotina que eu estou a seguir é a Everyman. Durmo 3 horas à noite e faço duas sestas de 20 minutos durante o dia, para um total de quase 4 horas.

Comecei ontem a rotina, já fiz um core sleep e uma sesta. O primeiro dia não é o pior, é equivalente a fazer uma directa. O pior são os próximos dias, porque ficamos com muitas horas de sono em atraso e é complicado ficar acordado e não dormir tempo de mais.

De qualquer forma, vou actualizar o www.sono.com.pt diariamente com mais informação sobre as vantagem e desvantagens deste modo de sono.

O objectivo é documentar tudo em primeira pessoa, visto que há muita informação e muita controvérsia à volta deste assunto.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Eu não consigo dormir esses bocadinhos de tempo, normalmente estou na cama 4-6horas, e já esse tempo custa lá estar.
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Eu não consigo dormir esses bocadinhos de tempo, normalmente estou na cama 4-6horas, e já esse tempo custa lá estar.

Eu próprio sou capaz de estar o verão inteiro a adormecer todos os dias a horas diferentes e ficar com horários completamente desregulados.
Mas depois de te habituares, e dormindo o tempo certo (para acordares no fim do ciclo), torna-se fácil e ganhas muito tempo.

O post do Dia 1 está quase quase a sair  :grin:
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Offline

Roberto Francisco 
Membro
Mensagens 669 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Até agora estou a gostar dos relatos...  :)

P.S. Activa o rss feed para o pessoal pode acompanhar.

Boa sorte com a adaptação.
Offline

HawK 
Membro
Mensagens 1698 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu durmo cerca de 10 horas por dia. E não sei, mas durante o dia sinto-me muito cansado, sonolento e passo o dia a bocejar.
Já a noite quando treino e estou em actividade física, sinto-me MUITO eléctrico e sempre muito activo, quase não sinto cansaço (em comparação com os colegas de equipa) e tenho treinos de 2 horas que não são nada leves.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu vou estar atento... Mete rss feed nisso por email ;)
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Vou seguir muito atentamente, obrigado por partilhares a tua experiência pois isto é assunto que me desperta grande interesse ;)
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Até agora estou a gostar dos relatos...  :)

P.S. Activa o rss feed para o pessoal pode acompanhar.

Boa sorte com a adaptação.

Amanhã trato disso sem falta. O blog ainda está muito vazio, porque tive que o criar "à pressa" para poder relatar a experiência desde o início, visto que estou num período em que me posso dar ao luxo de estar privado do sono, algo que num futuro próximo será impossível.

Entretanto já respondi ao teu comentário. É sem dúvida uma questão que dá pano para mangas e até sou capaz de escrever um artigo sobre isso.


Eu durmo cerca de 10 horas por dia. E não sei, mas durante o dia sinto-me muito cansado, sonolento e passo o dia a bocejar.
Já a noite quando treino e estou em actividade física, sinto-me MUITO eléctrico e sempre muito activo, quase não sinto cansaço (em comparação com os colegas de equipa) e tenho treinos de 2 horas que não são nada leves.

Uma pequena história relacionada:

Tive um professor de matemática que era corredor de maratonas, e chegou até a ir aos jogos olímpicos.
É um homem já com a sua certa idade, já é avó, e todos os dias de manhã, faça chuva ou faça sol, corre uns bons kms antes de ir dar aulas.

Posso-te dizer que é uma das pessoas mais "vivas" que já conheci, dado a sua idade.

O desporto limpa-nos a mente, não estás preocupado com o problemas, libertas o stress e gastas energia.

A tua maior performance face aos teus colegas pode ser causada por vários factores. Podes ter mais energia acumulada, visto que dormes 10 horas diárias, ou podes simplesmente ter mais resistência.

A relação sono/desporto é algo que vou certamente cobrir no site. Hoje evitei fazer esforços de maior, mas amanhã já vou começar a fazer actividade física, tendo perfeita noção de que vou ter muito menos performance. O objectivo é analisar se quando estiver habituado ao sono polifásico a performance inicial se mantém, aumenta ou diminui.


Eu vou estar atento... Mete rss feed nisso por email ;)

Não é algo que costumo fazer (só rss feeds + newsletter), mas realmente neste site faz mais sentido o rss feed por email que uma newsletter.

Devo usar o Feedburner?


Vou seguir muito atentamente, obrigado por partilhares a tua experiência pois isto é assunto que me desperta grande interesse ;)

O sono foi algo que me despertou interesse desde que há uns anos atrás vi um documentário em que diziam que dormir nos "dava" tanta energia como comer uma bolacha.

A adaptação é realmente difícil, e o pior ainda está para vir. Já fui obrigado a tomar um café porque ainda nem 23h00 eram e já estava quase a cair para o lado, com 5 horas e meia pela frente.

Desistir é um pensamento constante, e o site foi uma das razões pela qual ainda não deixei esta ideia. Sempre que o despertador toca (e são 3 vezes por dia) a vontade de desistir aumenta ainda mais, principalmente porque não há nenhuma obrigação física de estar a privar-me assim do sono.