← SEO

Internacionalizar um site: subdomínio ou domínio novo por cada país/língua?

Lida 5735 vezes

Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Suponhamos que um website.com quer entrar na Alemanha, seria melhor usar de.website.com ou website.de ?

Por um lado o domínio .de é mais apropriado que o .com para um site alemão para alemães, por outro implica ter de construir autoridade para o domínio de raíz sempre que se quiser entrar num novo país enquanto que o uso de subdomínios iria beneciar da autoridade que o domínio principal já possui (PR7)  #-o

Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

eu ia pela 1º opção...

Há tantas empresas e projectos famosos a usar esse modelo
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

eu ia pela 1º opção...

Há tantas empresas e projectos famosos a usar esse modelo

é bem visto. se o fazem por algum motivo será... só não sei se nesses casos o motivo terá a ver com SEO.
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

se tiveres dinheiro para investir, opta por cada TLD por cada país, tens ao mesmo tempo o beneficio de proteger a marca/brandname

se não tiveres dinheiro ou tiveres pouco, opta então pelos sub-dominios.


Quanto a SEO, não tens qualquer beneficio por ser sub-dominio visto ser um dominio novo aos olhos dos motores de busca, por isso é que recomendo TLD próprio para cada país.
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

esqueci-me de dizer no meu ultimo post, sempre tens a 3ª solução

se não tiveres dinheiro ou tiveres pouco e não puderes comprar mtos TLD's de vários paises para a tal marca/brandname, sempre tens a solução website.com/de/ neste caso já tens beneficio de SEO visto estar associado ao mesmo dominio (melhor do que estar em sub-dominio).
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts


Quanto a SEO, não tens qualquer beneficio por ser sub-dominio visto ser um dominio novo aos olhos dos motores de busca, por isso é que recomendo TLD próprio para cada país.

pode contar como um novo site ou uma nova página e ai faz tábua rasa do resto, mas acredita que o facto de ter o mesmo domínio conta para alguma coisa ( se o domínio for forte, ou como é que explicas que os blogs do sapo sejam rankeiem tão bem?)
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

esqueci-me de dizer no meu ultimo post, sempre tens a 3ª solução

se não tiveres dinheiro ou tiveres pouco e não puderes comprar mtos TLD's de vários paises para a tal marca/brandname, sempre tens a solução website.com/de/ neste caso já tens beneficio de SEO visto estar associado ao mesmo dominio (melhor do que estar em sub-dominio).

boa! não tinha contemplado essa opção. obrigado Netfast
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

eu ia por uma nova TLD, ate porque é mais fácil obteres melhores rankings no google dos diferentes países penso eu
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

pode contar como um novo site ou uma nova página e ai faz tábua rasa do resto, mas acredita que o facto de ter o mesmo domínio conta para alguma coisa ( se o domínio for forte, ou como é que explicas que os blogs do sapo sejam rankeiem tão bem?)

Primeiro eles precisam de ter backlinks para rankear bem e ter bom conteudo, mas outro factor que ajuda é por ter no sub-dominio o TLD ".pt".

Existe muitos blogs do sapo que não estão rankeados bem porque não têm conteudo em condições e também falta de backlinks. Cada blog do sapo é como se fosse um site novo independente. É igual aos sub-dominios de outras extensões .com, net etc.. os motores de busca consideram novo site tudo que for sub-dominios e não têm qualquer vantagem de seo mesmo que o dominio principal seja fortissimo. Ou seja parte do "zero" como se fosse um TLD novo.
Offline

Henrique Mouta 
Equipa
Mensagens 1189 Gostos 3
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Primeiro eles precisam de ter backlinks para rankear bem e ter bom conteudo, mas outro factor que ajuda é por ter no sub-dominio o TLD ".pt".

Existe muitos blogs do sapo que não estão rankeados bem porque não têm conteudo em condições e também falta de backlinks. Cada blog do sapo é como se fosse um site novo independente. É igual aos sub-dominios de outras extensões .com, net etc.. os motores de busca consideram novo site tudo que for sub-dominios e não têm qualquer vantagem de seo mesmo que o dominio principal seja fortissimo. Ou seja parte do "zero" como se fosse um TLD novo.
Yup, até porque na teoria, os com.pt, org.pt não passam de subdominios :)
Offline

Manuel Moreira 
Membro
Mensagens 228 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Se isto ajuda, tive o mesmo dilema e fiquei bem servido optando pelo modelo
website.com/pt.

Em termos de branding é um pouco menos robusto que optar por registar para cada país o dominio em causa, mas em termos de SEO e até de gestão do próprio site é muito mais fácil.

Espero que te ajude esta experiência pessoal. Atenção que não digo que não haja opções melhores, apenas no meu caso e em relação ao projecto em causa, foi a melhor opção quanto a mim.


Cumps
MM
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Primeiro eles precisam de ter backlinks para rankear bem e ter bom conteudo, mas outro factor que ajuda é por ter no sub-dominio o TLD ".pt".

Existe muitos blogs do sapo que não estão rankeados bem porque não têm conteudo em condições e também falta de backlinks. Cada blog do sapo é como se fosse um site novo independente. É igual aos sub-dominios de outras extensões .com, net etc.. os motores de busca consideram novo site tudo que for sub-dominios e não têm qualquer vantagem de seo mesmo que o dominio principal seja fortissimo. Ou seja parte do "zero" como se fosse um TLD novo.

Concordo contigo. O meu argumento era que, perante o mesmo perfil de backlinks e conteúdos com a mesma "qualidade", um blogue do sapo vai sobressair em buscas no google.pt em relação à concorrência.
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Se isto ajuda, tive o mesmo dilema e fiquei bem servido optando pelo modelo
website.com/pt.

Em termos de branding é um pouco menos robusto que optar por registar para cada país o dominio em causa, mas em termos de SEO e até de gestão do próprio site é muito mais fácil.

Espero que te ajude esta experiência pessoal. Atenção que não digo que não haja opções melhores, apenas no meu caso e em relação ao projecto em causa, foi a melhor opção quanto a mim.


Cumps
MM

nesse caso seria preferível website.com/pt ou pt.website.com? ou, tecnicamente falando, seria a mesma m#rda? :-P
Offline

magnatic 
Membro
Mensagens 175 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Eu compraria na mesma o website.de e reecaminharia eventual tráfego directo para website.com/de.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não cometas é o erro que a Starbucks comete, com o starbucks.pt que reencaminha para starbucks.pt/pt-pt/