← Conversa Geral

Chamada de atenção aos freelancers

Lida 14064 vezes

Offline

Pedro Miguel 
Membro
Mensagens 1161 Gostos 25
Feedback +11

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boas Tardes ,

Aqui no fórum já tinha percebido que há um certo ''grupinho'' que não pode ver um pormenor mal ou um utilizador apresentar os seus serviços de uma forma ou de outra que tem logo a necessidade de criar tópicos e falar disso. Não me venho defender , não venho disser rigorosamente nada , farto dessas ''bocas grossas'' estou eu .

Porque não evitar todo este aparato ? Porque não mandar uma PM a tentar ajudar ? É mais fácil logo clicar no botãozinho de ''criar um novo tópico'' e por uma comunidade toda a falar .

Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Então quero ver esse pessoal a apresentar os serviços a outra empresa de calções e t-shirt. E a falar com eles e tratar por tu.

Percebeste mal o que eu quis dizer.
Trato por tu, e o tu é o nome " Olá Hugo tudo bem ?" se for uma miuda ainda leva uns "xau beijinhos" no fim, se for homem é "xau" nos email é que vai o "Cumprimentos, Tiago Araújo", mas sou contra essas etiquetas todas, talvez no futuro, se a minha marca crescer chego mesmo a ir conferencias e reuniões de calções e Tshirt (Este calor é insuportável com calças, fato e gravata, seja lá onde for), mas numa etápa inicial é sempre muito arriscado fazer tal coisa.

 Aliás é uma exigência de quase todas as marcas com quem lido que nos telefonemas, emails e conversas nos tratemos por tu.

 Para mim o que interessa é o Produto final, se ele me tratou por tu, se trabalhou de cuecas é me indiferente ...
Offline

Diogo92 
Membro
Mensagens 62 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Citar
Porque não evitar todo este aparato ? Porque não mandar uma PM a tentar ajudar ? É mais fácil logo clicar no botãozinho de ''criar um novo tópico'' e por uma comunidade toda a falar .

Num outro fórum onde participo em vez de fazerem a comparação abriram um tópico sobre como vender serviços de produção de conteúdo. Não vejo problema em fazerem a comparação, afinal somos livres de dizer aquilo que quisermos. Cada um tira a conclusão que pretender daquilo que aqui foi falado.

Citar
Para mim o que interessa é o Produto final, se ele me tratou por tu, se trabalhou de cuecas é me indiferente ...

 :superlol:
Offline

ZeDiogo 
Membro
Mensagens 338 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Num outro fórum onde participo em vez de fazerem a comparação abriram um tópico sobre como vender serviços de produção de conteúdo. Não vejo problema em fazerem a comparação, afinal somos livres de dizer aquilo que quisermos. Cada um tira a conclusão que pretender daquilo que aqui foi falado.

 


Sempre ouvi dizer que a minha liberdade acaba onde começa a do outro.
Tens razão todos podemos dizer aquilo que nos  apetecer. Mas não de maneira a prejudicar os outros 
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

 Para mim o que interessa é o Produto final, se ele me tratou por tu, se trabalhou de cuecas é me indiferente ...

É isso, vai apresentar um produto à Microsoft ou à apple de calções e vê o teu sucesso. Mesmo que seja um produto de topo, se tratas o staff por tu levas corrida.

O respeitinho é muito bonito, quando se trata desses casos. Agora quando se fala de pequenas intervenções como aqui no fórum é dispensável todo o formalismo. Mas um "Cumprimentos, Diogo Pinto" existe sempre. A não ser para utilizadores de longa data, "Abraço" é indispensável
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

eu respondi à tua pergunta no meu 1º comentário, mas deste dois maus exemplos, a Apple e a Microsoft, pois os donos não se vestem formalmente ...
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

a maneira de vestir ou a cor do computador não tem nada que ver com o assunto do topico.
Offline

Júnio Branco 
Membro
Mensagens 563 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

É isso, vai apresentar um produto à Microsoft ou à apple de calções e vê o teu sucesso. Mesmo que seja um produto de topo, se tratas o staff por tu levas corrida.

O respeitinho é muito bonito, quando se trata desses casos. Agora quando se fala de pequenas intervenções como aqui no fórum é dispensável todo o formalismo. Mas um "Cumprimentos, Diogo Pinto" existe sempre. A não ser para utilizadores de longa data, "Abraço" é indispensável

Acho que estas  a generalizar bastante, eu compreendo o que estas a dizer e eu em parte concorco contigo mas por experiencia tenho que dize cada caso é um caso..
Se o cliente é aberto e ta na descontracao e tá-se a lixar para formalidades não vejo qual é o problema de o tratar por "tu", mas mesmo que o trate por "tu" respeito-o na mesma.
Agora, também apanhei clientes em que a formalidade era imprescendível, demostra responsabilidade e que não andamos a brincar "aos medicos"

Um freelancer tem de ter a capacidade de conseguir comunicar abertamente com os clientes, sendo cada cliente um cliente, a maneira como se comunica com eles deve depender sempre da maneira como "eles" sao.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

a maneira de vestir ou a cor do computador não tem nada que ver com o assunto do topico.

Tens toda a razão.

E já agora nem sei porquê que o Diogo retirou as referências no primeiro post, não podemos esquecer que a partir do momento que um utilizador faz um post sobre oferta de serviços ou um projecto que lançou, ele está sujeito às observações públicas dos outros utilizadores. Não gosto da moda das "palmadinhas nas costas" quando elas não são merecidas, pelo que sou todo a favor das criticas duras (e educadas claro) sempre que se justifique.

É óbvio que a criação de um tutorial sobre como fazer um post onde se apresenta serviços é desnecessária. Mas agora vamos fazer a papinha toda? O que não faltam aí são discussões sobre isso, as pessoas interessadas devem é "mexer o rabo" e procurar. Quem não gosta de criticas negativas das duas uma, ou apresenta um projecto dentro dos padrões de qualidade mínimos exigidos por esta comunidade, ou então não o apresenta, é simples.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
Não gosto da moda das "palmadinhas nas costas" quando elas não são merecidas, pelo que sou todo a favor das criticas duras (e educadas claro) sempre que se justifique.

também não...

Mas acho que quem vem vender:

* conteúdos escritos deve escrever um post em condições
* serviços de design grafico deve mostrar um portfolio
* etc.
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

A verdade é que as últimas apresentações de serviços por aqui têm sido uma vergonha.

Tenho andado calado, ou vou mandando uma boca aqui e ali, mas acho que vou aproveitar o tópico para desabafar o que me vai cá dentro.

Primeiro que tudo, e provavelmente até já está a ser pensado, deviam começar a haver aqui regras para os tópicos de apresentação de serviços.

Para mim, é uma autêntica palhaçada ver vir aqui pessoas criar tópicos e dizer que fazem um trabalho muito barato e levam 1€ por artigos de 1000 palavras (falando na minha área específica). O que resulta daqui é que esses pseudo-profissionais andam a trabalhar para aquecer e não têm o mínimo respeito por quem trabalha e se esforça. E é claro que o típico português não se importa de ter um trabalho de qualidade inferior mas que seja mais barato. Felizmente tenho clientes que não pensam assim.

Vejo pessoas vir aqui, do nada, apresentar serviços nos quais nem sequer têm bases... Pessoas que apresentam tópicos de produção de conteúdo e não conseguem escrever um texto seguindo as regras básicas da língua portuguesa. Meus amigos, estamos a trabalhar com pessoas com projectos, com necessidades, não estamos em altura de andar aqui a brincar com as pessoas e ganhar 1€ por semana para comprar pastilhas.

Há quem faça disto vida, e as pessoas esquecem-se do valor que o trabalho tem. Claro que fico bastante chateado, e triste por não ver solução nisto, quando ando a perder horas nisto a trabalhar e a esforçar-me para conseguir satisfazer os clientes, praticando os preços que posso, e um dia qualquer aparece alguém e faz preços 80% mais baixos do que eu, o que só prejudica o mercado.

Felizmente, o que me anima é ver que ainda há quem esteja disposto a pagar pela qualidade, e que mais cedo ou mais tarde quem não está aqui para trabalhar acaba por desaparecer.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

O mercado é livre ;) Sim há quem tenha tópicos de apresentação lamentáveis, que preste um mau serviço, etc, mas isso não lhes tira o direito de o fazerem; os clientes é que têm de saber o que querem e avaliar o feedback de cada freelancer (neste caso).

Feedback esse que serve exactamente para demonstrar a satisfação, ou não, perante os serviços contratados.

Este tópico é bastante importante e não concordo com algumas criticas feitas ao Diogo (Pinto), porque ele não ganhou nem perdeu nada, criou um tópico para ajudar os outros incluindo concorrentes a serviços que ele próprio faz.

É sempre bom puxar pelo profissionalismo, já foi feito o mesmo na apresentação de sites, não usei na altura os "maus exemplos" mas podia perfeitamente ter usado. Estas criticas devem ser usadas apenas num sentido, melhorar a nossa imagem, credibilidade, profissionalismo e, claro, os trabalhos que realizamos. Há aqui no +t pessoal que não perde nada para nomes bem conhecidos do panorama internacional, mas também há pessoal que tem muito muito para melhorar! Esperemos que o consigam através do que aprenderem aqui connosco ;)
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Verdade seja dita, hoje qualquer pessoa vende serviços... Ainda mais agora que entrámos em férias de Verão e uma grande fatia não tem aulas, etc...

Somos todos uns vendidos !
Offline

FilipeBrigida 
Membro
Mensagens 137 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Boas Tardes ,

Aqui no fórum já tinha percebido que há um certo ''grupinho'' que não pode ver um pormenor mal ou um utilizador apresentar os seus serviços de uma forma ou de outra que tem logo a necessidade de criar tópicos e falar disso. Não me venho defender , não venho disser rigorosamente nada , farto dessas ''bocas grossas'' estou eu .

Porque não evitar todo este aparato ? Porque não mandar uma PM a tentar ajudar ? É mais fácil logo clicar no botãozinho de ''criar um novo tópico'' e por uma comunidade toda a falar .



Mas é para isso mesmo que serve um fórum... criticar, sejam elas criticas positivas ou negativas...
ainda para mais estas são criticas construtivas, e o Diogo só quer ajudar.

Abraços!
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu não sei quem é o user em questão nem vi qual era o exemplo dado, mas cá vai a minha opinião...

Antes de falar no assunto principal, relembro que quando uma pessoa apresenta um produto ou serviço está sujeito a criticas. Sempre existem falhas e coisas a melhorar. Não custa nada dizer que vai tentar melhorar o problema, mesmo que não seja possível por uma ou outra razão. Quem apresenta um serviço, produto ou projecto num fórum como este tem que estar ciente que vai "levar nas orelhas" porque a maioria das pessoas que por aqui andam são perfeccionistas e reparam naquele detalhe que um utilizador comum não repara. Quem não quer ouvir criticas tem é que estar parado, não criar nem apresentar nada.

Sobre a questão do "tu" ou do "você"... apesar de não ter experiência,  não custa nada nas primeiras abordagens tratar a pessoa com respeito. Com o tempo percebe-se se essa pessoa quer utilizar uma linguagem mais descontraída. A primeira impressão é a que fica. Se for empresas ou outras coisas mais importantes, é claro que temos que passar uma imagem profissional e não vamos tratar as pessoas como se fosse o nosso melhor amigo.

Quanto a qualidade e preço dos serviços, é bom que haja vários preços e várias qualidades. O cliente é que escolhe: Ou paga bem e tem um bom trabalho ou paga pouco e o trabalho vem com menos qualidade. Existem casos em que o barato não sai caro, mas isso é só uma vez em cada mil...

Com o tempo as pessoas entendem que têm que pagar para terem uma coisa de qualidade. Eu quando comecei fui para alojamentos gratuitos ou lowcost... queimei-me várias vezes. Aprendi e hoje estou numa empresa que nem é cara nem é barata, mas oferece-me um bom serviço.

E fica o alerta: cuidado que agora estamos nas férias e começam a aparecer "profissionais" em tanta área, profissionais sem maturidade (não falo da idade, porque a idade está na cabeça.) que prometem tudo e mais qualquer coisa por preços muito baixos... depois ficam todos a arder.