← Conversa Geral

Chamada de atenção aos freelancers

Lida 14111 vezes

Offline

Paulo Gil 
Membro
Mensagens 233 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

A realidade é que quem faz esse tipo de apresentações sem algum cuidado vai conseguir ter menos clientes e vai ser passado pela concorrência (que fez uma apresentação melhor).

Isto é um negócio os melhores é que estão sempre na frente e é por esses motivos.


Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Agora sinto-me mesmo burro, estás a dizer que concordas que se trate por você as pessoas ou não?

Pode-se tratar pelo nome, não é tu nem voce  :grin:

Há ocasiões para tudo. Se encontrar aqui alguém no fórum conhecido, trato pelo nome e por um tu talvez. Muitas vezes se for bem conhecido não hesito em chamar por amigo. Mas se forem empresas, como já aconteceu, nunca arriscaria um tu. Se fosse o André a telefonar-me era um: "Olá Andre, como está?".

A realidade é que quem faz esse tipo de apresentações sem algum cuidado vai conseguir ter menos clientes e vai ser passado pela concorrência (que fez uma apresentação melhor).

Isto é um negócio os melhores é que estão sempre na frente e é por esses motivos.




Ora lá está :D
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

A realidade é que quem faz esse tipo de apresentações sem algum cuidado vai conseguir ter menos clientes e vai ser passado pela concorrência (que fez uma apresentação melhor).

Isto é um negócio os melhores é que estão sempre na frente e é por esses motivos.




Sim, mas por exemplo aqui no +t, quem tiver mais respostas ao tópico a pedir serviços e a dar o seu feedback é que vai ter mais clientes, passa também muito pelo boca a boca de todos.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Também temos que ver a experiência (e não só) que o Diogo Oliveira tem para a do Pedro Miguel que se calhar começou nisto há dias e se calhar ainda não tem aquela "capacidade" (digamos assim) de escrever/falar de uma forma mais profissional. Não digo só no fórum como a responder a eMails, etc.

Quanto a mim, que também sou Freelancer em horas vagas, a minha maior atenção recai para o meu blog/portfólio (http://luissalvador.net) e não tanto para os tópicos/posts que faço por aqui ou outro fórum. É lá (a meu ver) que tenho que ser o mais profissional possível (e isto aqui é uma comunidade). Quanto ao meu blog/portfólio, acho que não tem grandes falhas de profissionalismo mas quem quiser atirar umas pedras está à vontade, vou sempre a tempo de melhorar lá qualquer coisa...
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Como em tudo na vida, existem freelancers que são bons profissionais e existem aqueles que são maus profissionais, na minha opinião por vezes as pessoas enganam-se a elas próprias e caem no erro de oferecer serviços quando não percebem absolutamente nada da área em que estão a trabalhar. Parecem aqueles miúdos que participam nos Ídolos e julgam que sabem cantar mas não dão uma para a caixa.

Sim há um problema, chama-se pseudo-profissionalismo e sendo este um fórum livre, onde obviamente as pessoas gostam de opinar e por vezes têm sede de reconhecimento, estas situações acabam por ser normalíssimas. Acho que é importante compreender que não existem por aí tantos profissionais excelentes como por vezes pode parecer, existem muitos mas aqueles que dominam a sério as suas áreas são poucos.

No que diz respeito aos tópicos acho que não se pode fazer nada, as pessoas sabem muito bem quando apresentam um serviço de criação de conteúdos e o próprio texto de apresentação é péssimo a sua reputação está em jogo, quem apresenta por exemplo websites ou blogues com sérias deficiências também sabe que a sua reputação está em jogo. Este conhecimento impede que todas as semanas isto aconteça? Não!

Trabalho e muita paciência tem a moderação que vai lidando com estes casos o melhor que pode sem os censurar que era o que muitos mereciam. Mas enfim, o que acontece aqui, acontece em todas as áreas de negócio. Se não gostam do tópico então o melhor é ignorarem, deixarem passar e só intervirem caso seja mesmo necessário.

Mas compreendo perfeitamente a posição do Diogo.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O conteúdo de comparação foi removido para não criar mais discórdia, não tenho o intuito de causar confusão... ;)
Offline

tomassantos 
Membro
Mensagens 1061 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

De muito mau gosto este tópico, ó amigo Diogo.

Se querias ensinar alguma coisa aos freelancers não era preciso criticar o texto de um user, podias apenas pegar nos bons exemplos, como é o do Diogo Oliveira, e "ensinavas" como é que se fazia uma apresentação.

Se achaste mal a apresentação porque é não enviaste um mp directamente ao pedro?

Os clientes é que têm de avaliar se mesmo com uma apresentação feia querem requisitar os serviços. E até porque aqui no fórum estamos todos "entre amigos", não há necessidade de grande formalidade para serviços destes (não vi mal nenhum)


EDIT: Não enviei logo o post, e não vi que tinhas tirado.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

De muito mau gosto este tópico, ó amigo Diogo.

Se querias ensinar alguma coisa aos freelancers não era preciso criticar o texto de um user, podias apenas pegar nos bons exemplos, como é o do Diogo Oliveira, e "ensinavas" como é que se fazia uma apresentação.

Se achaste mal a apresentação porque é não enviaste um mp directamente ao pedro?

Os clientes é que têm de avaliar se mesmo com uma apresentação feia querem requisitar os serviços. E até porque aqui no fórum estamos todos "entre amigos", não há necessidade de grande formalidade para serviços destes (não vi mal nenhum)


EDIT: Não enviei logo o post, e não vi que tinhas tirado.

Se calhar foi, tens razão, e peço desculpa, mas não era essa a intenção. Como disse era suposto ser um post didático. ;)

Mas para evitar mais discórdias, apaguei o conteúdo comparativo :)
Offline

Diogo92 
Membro
Mensagens 62 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Citar
O conteúdo de comparação foi removido para não criar mais discórdia

Penso que o objectivo do Diogo ao fazer este tópico era ensinar como oferecer serviços (produção de conteúdo etc.) e para tal deu dois exemplos e fez uma comparação. Talvez tenha difamado a imagem do Pedro, mas penso que somos livres de dizer o que queremos. Não devemos apagar a nossa opinião porque alguma pessoa não concorda.

Voltando ao assunto, penso que é bastante importante fazer uma boa apresentação quando nos oferecemos para algum serviço. Em relação a tratar por você depende da relação que a pessoa tenha connosco ou se a conhecemos à muito ou à pouco tempo.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ok, se calhar não leste o tópico como deve ser.

Mas é típico português fazer este tipo de intervenções. ;)

Por acaso ate li, e por não gostar de ler é que comentei, já antes de ter lido este topico tinha lido a apresentação dos serviços vi que não era a melhor mas não critiquei cada um faz-la como quer.

Disse e volto a repetir:
Achava muito mais vantajoso teres criado um tópico a explicar como se deve apresentar os serviços neste tipo de caso e não a criticar.

Agora eu só te fiz uma chamada de atenção, nada de mais, mas da forma que me falaste ate parece que estavas com razão. Mas prontos. Agora diz-me la, sendo tu Mod. Global do +tráfego, achas que alguem novo que chegasse aqui a pouco tempo ia adquirir o trabalho do membro em causa com este topico aqui?

Eu sei que não era tua intenção difamar ninguem, mas todos falhamos temos é de saber admitir os erros, nada mais simples.


Cumprimentos
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Eu sei que não era tua intenção difamar ninguem, mas todos falhamos temos é de saber admitir os erros, nada mais simples

Eu soube e apaguei o devido conteúdo. Mas de nada serviu ter escrito este tópico, porque continua tudo na mesma :) (se é que me entendes... lol) ;)
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

basta ler um dos topicos do user em questão para ver que nem sempre se pode ter sucesso nos negocios...

Se o Diogo (que aparece aqui com a gravata mais para o lado e a rir-se do dinheiro extra que já ganhou com fans do facebook  :lol:) difamou? acho que não! está tudo no tópico do utilizador escrito por ele próprio...
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu soube e apaguei o devido conteúdo. Mas de nada serviu ter escrito este tópico, porque continua tudo na mesma :) (se é que me entendes... lol) ;)

pois  :wink:

bah tu já "ajudaste" a que algo devesse ser mudado, agora já na podes fazer mais nada..  :lol: só comentei porque acho que podias ter chamado a atenção por pm ou no próprio tópico, assim algo mais soft que todos percebessem :wink:

Mas tudo na paz  :-P
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Diogo (que aparece aqui com a gravata mais para o lado e a rir-se do dinheiro extra que já ganhou com fans do facebook  :lol:)

:lol: :lol: :lol: #-o

pois  :wink:

bah tu já "ajudaste" a que algo devesse ser mudado, agora já na podes fazer mais nada..  :lol: só comentei porque acho que podias ter chamado a atenção por pm ou no próprio tópico, assim algo mais soft que todos percebessem :wink:

Mas tudo na paz  :-P

Vou criar o tal guia ainda hoje, também é do meu interesse saber o que devo e não comprar. :)
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ana e Diogo, eu quis mostrar o ponto de vista deles, eu disse no fim do post que era algo errado.