← CMS - Gestores de Conteúdos

Riscos em mudar plataforma de loja online

Lida 9932 vezes

Offline

FFRT 
Membro
Mensagens 151 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Tenho uma loja online há 5 anos, a loja está em OsCommerce e estou a pensar mudar para Prestashop ou OpenCart, por terem designs mais interessantes, actualmente.

A minha questão é: No Google estou classificado em 1º lugar para a minha palavra-chave mais importante e estou também 3 primeiros lugares para a maior parte das outras palavra-chave importantes para mim.

Ao mudar para outra plataforma, que riscos é que corro de descer bastante no ranking?

E qual a melhor maneira de evitar essa descida?

Obrigado
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

essas paginas que estão no topo, vao manter os urls? consegues ver as paginas que tem mais trafego para fazeres redirects?
Offline

dblue_one 
Membro
Mensagens 263 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Eu tendo uma pagina bem colocada como tens ficava quietinho, se a razão da mudança prende-se apenas com design eu não corria o risco. Mas isto sou eu ....
Offline

FFRT 
Membro
Mensagens 151 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

essas paginas que estão no topo, vao manter os urls? consegues ver as paginas que tem mais trafego para fazeres redirects?
As visitas à loja são quase todas pelo domínio principal.

Quando pesquisam a palavra-chave "x", o que aparece aos visitantes é sempre o www.meudominio.com e é por lá que entram.

É uma loja com cerca de 3000 artigos, mas estão sempre a alterar, ou a sair de stock, por isso é complicado saber que páginas têm mais trafego.
Offline

FFRT 
Membro
Mensagens 151 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Eu tendo uma pagina bem colocada como tens ficava quietinho, se a razão da mudança prende-se apenas com design eu não corria o risco. Mas isto sou eu ....
Não é só pelo design. É também porque ao longo destes anos, já pedi tantas alterações á loja inicial, que alguma programação deve-me ter causado alguns problemas e de vez em quando tenho falhas no stock por causa disso.

Já pensei também manter o Oscommerce, só mexendo no design, mas esses problemas iam continuar a existir, daí a minha ideia de aproveitar e mudar tudo, mas se corro riscos, prefiro deixar andar, por enquanto.
Offline

FFRT 
Membro
Mensagens 151 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Já agora, alguma das outras plataformas (Prestashop ou OpenCart) é mais "google friendly" que o Oscommerce? Ou vai dar no mesmo?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Desde que consigas garantir um redirect da maioria das páginas para as novas de forma a não teres 404 não deves ter problemas mas riscos existem sempre.
No entanto não mudar não é solução pois a tua loja deve ser o paraíso para qualquer hacker..
Offline

FFRT 
Membro
Mensagens 151 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Desde que consigas garantir um redirect da maioria das páginas para as novas de forma a não teres 404 não deves ter problemas mas riscos existem sempre.
No entanto não mudar não é solução pois a tua loja deve ser o paraíso para qualquer hacker..
Obrigado asturmas.

Quanto ao redirect, como é que é feito? É complicado? Isto partindo do pressuposto que vais explicar isso a alguém que não percebe nada disso  :grin:

Seria algo como indicar: O link "x" na página antiga corresponde ao link "y" na página nova?

Isso é simples de fazer para uns 3000 artigos?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Podem existir formas de fazeres isso automaticamente mas sim é fácil mas demora...

No .htaccess:

redirect 301 /old/old.htm http://www.you.com/new.htm

Para cada pagina.
Offline

FFRT 
Membro
Mensagens 151 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Podem existir formas de fazeres isso automaticamente mas sim é fácil mas demora...

No .htaccess:

redirect 301 /old/old.htm http://www.you.com/new.htm

Para cada pagina.
Muito obrigado, asturmas.

Offline

dblue_one 
Membro
Mensagens 263 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Se tivermos a falar de um servidor Linux/Apache é perferivel fazer um redirect no httpd.conf do que no .htaccess, é mais rápido e mais seguro.
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

E com redirect de todas páginas não terás problema
Offline

Consultor 
Membro
Mensagens 812 Gostos 10
Feedback +21

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não é só pelo design. É também porque ao longo destes anos, já pedi tantas alterações á loja inicial, que alguma programação deve-me ter causado alguns problemas e de vez em quando tenho falhas no stock por causa disso.

Já pensei também manter o Oscommerce, só mexendo no design, mas esses problemas iam continuar a existir, daí a minha ideia de aproveitar e mudar tudo, mas se corro riscos, prefiro deixar andar, por enquanto.

Essas mudanças radicais por norma não costuma dar bom resultado. Eu faria assim :deixava na plataforma que está e contratava quem me fizesse um script externo de controlo  de stock
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

já pensaste em contratar uma empresa de design para te fazer o design da loja? talvez seja mais vantajoso ao invés de mudar..

essas empresas existem é para alguma coisa, e certamente uma loja com 5 anos já deve estar consolidada..
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Porque não fazes em Wordpress em vez de Pretashop, Oscommerce, Magento, etc?

Abraço