← CMS - Gestores de Conteúdos

Riscos em mudar plataforma de loja online

Lida 9964 vezes

Offline

FFRT 
Membro
Mensagens 151 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

já pensaste em contratar uma empresa de design para te fazer o design da loja? talvez seja mais vantajoso ao invés de mudar..

essas empresas existem é para alguma coisa, e certamente uma loja com 5 anos já deve estar consolidada..
A loja já mudou várias vezes de design ao longo dos 5 anos. Practicamente todos os anos foi sendo modernizada.

O que me está a fazer pensar em mudar, é além do design, os problemas que me tem dado a nível de stocks que por vezes não são actualizados e outros problemas de programação, que julgo estarem a acontecer devido a muitas alterações que pedi para fazer ao longo destes 5 anos e que acabaram por causar conflitos uns com os outros.

A minha ideia em estar a pensar noutra plataforma, é mesmo porque as plataformas actuais, principalmente o Prestashop, já tem muitos dos módulos que fui instalando ao longo do tempo e pelo que tenho visto, sem os problemas de conflitos que eu tenho tido.
Offline

FFRT 
Membro
Mensagens 151 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Porque não fazes em Wordpress em vez de Pretashop, Oscommerce, Magento, etc?

Abraço
Também pensei em wordpress, mas a introdução de 3000 produtos leva-me imenso tempo e é-me impossível fazer isso em tempo útil.

Já para não falar da base de dados dos clientes que também me convém importar e que também são bastantes.

As outras plataformas, ou pelo menos o Prestashop, permitem-me importar esses dados em poucos minutos sem perder semanas a introduzir um a um.
Offline

kaydara 
Membro
Mensagens 616 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Também pensei em wordpress, mas a introdução de 3000 produtos leva-me imenso tempo e é-me impossível fazer isso em tempo útil.

Já para não falar da base de dados dos clientes que também me convém importar e que também são bastantes.

As outras plataformas, ou pelo menos o Prestashop, permitem-me importar esses dados em poucos minutos sem perder semanas a introduzir um a um.


as importações no meu entender são sempre automáticas, tu falas de importações manuais... obviamente que por uma importação automática pagas
Offline

FFRT 
Membro
Mensagens 151 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Reabri este tópico porque já decidi o que fazer e tenho mesmo de mudar de plataforma, o oscommerce continua a dar-me muitos erros no stock e é péssimo ter de avisar os clientes que o produto que pediram afinal não está disponível.

Tenho só umas questões finais que se alguém me puder ajudar, ficaria muito agradecido:

- Aconselharam-me fazer um redirect das minhas páginas actuais para as novas páginas. A minha questão é se o redirect também se aplica ficando a nova loja no mesmo domínio? Tinha ideia que só usava redirect se mudasse também de domínio. A minha ideia é mesmo apagar a loja actual (oscommerce) e instalar uma nova com os mesmos produtos (prestashop)

- Se der para fazer o redirect, devo fazê-lo para todas as páginas? São cerca de 2000 a 3000 produtos, por isso cada um tem uma página. Ou basta fazer um redirect do domínio e de algumas páginas?

- Se tiver de fazer a todas as páginas, existe algum software que me dê automaticamente todos os links que tenho? Ou tenho de ir buscar um a um.

Não sei se estas perguntas fazem muito sentido, pois não entendo muito desta área, mas estou a pensar fazer a mudança amanhã e estou com medo que se não fizer as coisas bem feitas, perder os bons lugares que tenho no google.
Offline

euluism 
Membro
Mensagens 975 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Tens de fazer o redirect 301 link a link
Usa o XENU é o recomendado pela Google
http://home.snafu.de/tilman/xenulink.html

Imagina que tens o domínio
site.com/produtos/sapatos-cor-de-rosa
e agora tens
site.com/produtos/prestashop/sapatos-cor-de-rosa

Podes fazer um redirect para a homepage e fica resolvido, todos os links velhos vão dar a nova página inicial mas não tens o conteúdo dos sapatos cor de rosa nessa página. Ou seja vais perder logo em 1º lugar ranking nos motores de busca.

Por isso deves fazer um redirect página a página dá muito muito trabalho mas tem de ser para não perder ranking. e o google saber que o teu site migrou de pasta ou de domínio... e ele vai actualizar-te sem ficares prejudicado. Tu, o visitante que não tem erros 404 de não encontrado se não fizeres bem os redirect.

Espero esclarecer.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Reabri este tópico porque já decidi o que fazer e tenho mesmo de mudar de plataforma, o oscommerce continua a dar-me muitos erros no stock e é péssimo ter de avisar os clientes que o produto que pediram afinal não está disponível.

Tenho só umas questões finais que se alguém me puder ajudar, ficaria muito agradecido:

- Aconselharam-me fazer um redirect das minhas páginas actuais para as novas páginas. A minha questão é se o redirect também se aplica ficando a nova loja no mesmo domínio? Tinha ideia que só usava redirect se mudasse também de domínio. A minha ideia é mesmo apagar a loja actual (oscommerce) e instalar uma nova com os mesmos produtos (prestashop)

- Se der para fazer o redirect, devo fazê-lo para todas as páginas? São cerca de 2000 a 3000 produtos, por isso cada um tem uma página. Ou basta fazer um redirect do domínio e de algumas páginas?

- Se tiver de fazer a todas as páginas, existe algum software que me dê automaticamente todos os links que tenho? Ou tenho de ir buscar um a um.

Não sei se estas perguntas fazem muito sentido, pois não entendo muito desta área, mas estou a pensar fazer a mudança amanhã e estou com medo que se não fizer as coisas bem feitas, perder os bons lugares que tenho no google.
Para fazeres as coisas como deve ser deves redirecionar todas as páginas antigas para as novas. Escolhe primeiro a plataforma (um wordpress não faz o serviço duma loja de 2000 produtos) e depois tenta procurar algo que te ajude a fazer o trabalho dos redirects. Se os Links actuais tiverem lógica e não forem apenas ids talvez seja mais fácil ainda.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Se tivermos a falar de um servidor Linux/Apache é perferivel fazer um redirect no httpd.conf do que no .htaccess, é mais rápido e mais seguro.
Nao tens acesso ao httpd.conf em alojamento partilhado apenas se tivermos a falar em vps/dedicado é que o podes fazer.
Offline

FFRT 
Membro
Mensagens 151 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Para fazeres as coisas como deve ser deves redirecionar todas as páginas antigas para as novas. Escolhe primeiro a plataforma (um wordpress não faz o serviço duma loja de 2000 produtos) e depois tenta procurar algo que te ajude a fazer o trabalho dos redirects. Se os Links actuais tiverem lógica e não forem apenas ids talvez seja mais fácil ainda.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda de todos.

A loja vai ser em Prestashop e os links serão do género www.minhaloja.com/produto_x

O alojamento é numa vps, onde é que posso ler algo sobre fazer o redirect no httpd.conf , como falaram acima?

O redirecionamento pode ser feito depois da nova loja estar já online? É que para indicar os novos links de 2 ou 3 mil produtos, ainda me vai demorar para fazer o ficheiro.

Tenho também links que por não existir stock, não estão online, devo também fazer redirect desses?
Offline

euluism 
Membro
Mensagens 975 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Se esses links estão sem stock digo eu que não aparecem ao publico no site. Daí o google também não os indexa. Ou seja não precisas de fazer redireccionamento nesses... Não os conhece ou seja ficam logo a funcionar a partir do novo site quando tiverem stock.

Se mesmo sem stock aparecem no site, ai sim tens de fazer o redireccionamento porque existe, está indexado...

Se também colocas esse link do produto em sites a fazer publicidade, então sim tens de fazer o redireccionamento mesmo sem stock, porque senão irá dar um erro 404 ao visitante.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Mais uma vez, obrigado pela ajuda de todos.

A loja vai ser em Prestashop e os links serão do género www.minhaloja.com/produto_x

O alojamento é numa vps, onde é que posso ler algo sobre fazer o redirect no httpd.conf , como falaram acima?

O redirecionamento pode ser feito depois da nova loja estar já online? É que para indicar os novos links de 2 ou 3 mil produtos, ainda me vai demorar para fazer o ficheiro.

Tenho também links que por não existir stock, não estão online, devo também fazer redirect desses?
Podes fazer redirect apenas dos produtos que estiverem nas primeiras posições do Google no entanto serve fazer no .htaccess é igual.
Ve se isto ajuda de alguma forma:

http://www.prestashop.com/forums/topic/128188-how-to-make-seo-right-from-osc-to-presta/
Offline

FFRT 
Membro
Mensagens 151 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Podes fazer redirect apenas dos produtos que estiverem nas primeiras posições do Google no entanto serve fazer no .htaccess é igual.
Ve se isto ajuda de alguma forma:

http://www.prestashop.com/forums/topic/128188-how-to-make-seo-right-from-osc-to-presta/
Muito obrigado asturmas, euluism e aos restantes que têm tando ajudar. Tem sido uma boa ajuda para quem não percebe muito disto  :grin:

Esse link que enviaste parece-me uma bela ajuda. Vou ter de sair mas assim que voltar vou vê-lo com atenção.

Mais uma vez, muito obrigado.
Offline

FFRT 
Membro
Mensagens 151 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Estou a pensar mudar a loja este fim de semana e não terei tempo de fazer logo o redirect para todas as páginas.

Se eu enviar o ficheiro com os redirects daqui a 3 ou 4 dias, posso ser penalizado pelo google?

Se assim que tiver a nova loja pronta, enviar logo o sitemap da nova loja para o webmaster tools, tenho alguma vantagem nisso?
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

É melhor esperares mais uma semana e fazer as coisas como deve de ser.

Primeiro deves ter os redirects já prontos, depois alterar a plataforma e colocar os redireccionamentos a funcionar e só depois informar o Google das mudanças.
Offline

STronic 
Elite
Mensagens 546 Gostos 8
Feedback +5

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Estou a pensar mudar a loja este fim de semana e não terei tempo de fazer logo o redirect para todas as páginas.

Se eu enviar o ficheiro com os redirects daqui a 3 ou 4 dias, posso ser penalizado pelo google?

Se assim que tiver a nova loja pronta, enviar logo o sitemap da nova loja para o webmaster tools, tenho alguma vantagem nisso?

E uma loja com +2000 produtos é alterada 'on-live' ? Não haverá uma simulação antecipada para prever todos os erros e verificar URLs a corrigir?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Estou a pensar mudar a loja este fim de semana e não terei tempo de fazer logo o redirect para todas as páginas.

Se eu enviar o ficheiro com os redirects daqui a 3 ou 4 dias, posso ser penalizado pelo google?

Se assim que tiver a nova loja pronta, enviar logo o sitemap da nova loja para o webmaster tools, tenho alguma vantagem nisso?
Prepara tudo, testa em ambiente de teste e só depois fazes isso senão vais perder posicionamento.