← Hosting

Servidor dedicado numa empresa ou na sede?

Lida 6262 vezes

Offline

gp10 
Membro
Mensagens 177 Gostos 2
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boa Tarde,

Estou a montar um projecto em que vou necessitar de imensos recursos, obviamente que há hostings que oferecem os recursos suficientes, a questão é que posso vir a ter uma base de dados demasiado valiosa para estar nas mãos de terceiros. Arrisco até ter uma BD suficientemente valiosa ou é melhor comprar logo e deixar os servidores no escritório? O preço de cada uma das hipóteses é pouco relevante logo antes de a opção X ser mais barata, está a segurança e a fiabilidade.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Trabalha com empresas sérias e deixas de ter esses medos. Se quiseres ir mais longe, assina contratos.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Apenas tens segurança e fiabilidade em datacenter, ponto (a menos que o escritório tenha varias entradas de fibra óptica, energia redundante N+1, geradores, segurança física e lógica, HVAC's etc...).

Uma empresa que apenas esteja a prestar serviço de housing ou servidor dedicado não gerido não vai aceder sequer ao servidor e mesmo que seja gerido existe o sigilo e a ética profissional. Se tens duvidas quanto a alguma empresa quanto ao que eu disse em cima simplesmente escolhe outra em que não tenhas essas duvidas.
Offline

gp10 
Membro
Mensagens 177 Gostos 2
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

O problema é que não conheço bem as empresas que tem servidores que aguentam aquilo que quero, as duas alojam sites enormes e por isso dão garantias de fiabilidade mas não é por isso que fico mais descansado quanto à segurança da BD.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O problema é que não conheço bem as empresas que tem servidores que aguentam aquilo que quero, as duas alojam sites enormes e por isso dão garantias de fiabilidade mas não é por isso que fico mais descansado quanto à segurança da BD.
Podes comprar os servidores e pedir para alojar em datacenter (housing) por exemplo conforme referi em cima.
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Sem ofensa para o pessoal do alojamento nacional que anda aqui (cof cof) mas se a BD é valiosa não a metas em Portugal.

Um mandato de busca passado por um juiz caloiro e vai tudo com os porcos.

Queres segurança? Suécia.
Não gostas da Suécia? Esta lista, embora seja de hosting, tem algumas empresas com servidores dedicados.

http://www.hacker10.com/other-computing/list-of-free-speech-and-offshore-hosting-companies/


Rui
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Rui estas a generalizar demais porque não sabes sequer do que se trata a base de dados. Imagina que se trata da base de dados do software de facturação de uma grande empresa nacional, achas que existe conteúdo para o que estas a dizer considerando que até a dita é enviada todos os santos meses para a AT?

De qq forma vamos assumir que se trata de algo para uso interno (dai poder eventualmente estar na sede), servidor ligado a rede interna com VPN = problema resolvido.

Agora claro que se estivermos a falar de algo menos lícito obviamente que quem anda a chuva molha-se...
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Até podia ser a formula secreta para fazer a nova geração de bananas.
Se ele diz que é valiosa, é valiosa.

Uma formula de bananas não me serve de nada a mim mas pode servir a outros.

O problema do serviror "caseiro" é o upload. Mesmo apenas uma BD, "enviar" vários dados para o server pode ser um problema.


Rui
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Rui, valioso diferente de poder ser alvo de arresto por parte das autoridades competentes. Para que diabo a PJ queria a fórmula para a nova geração de bananas?
De qualquer forma mesmo caseiro pode ser apreendido pela PJ...
Offline

gp10 
Membro
Mensagens 177 Gostos 2
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Ehh calma, é tudo lícito apenas não quero é ter dados vários milhões de utilizadores alojados em sítios desconhecidos pois no caso de ser gerido por uma empresa de má fé a tentação de vender pode ser grande. E até posso facultar dados com ordem judicial, aliás como sou futuro jurista até prefiro estar regido sob a lei portuguesa porque a conheço. Acho que vou optar por Portugal (prioridade patriótica) e não ter o servidor comigo (já percebi que teria de gastar balúrdios a preparar o espaço), com o datacenter da PT até posso meter lá a BD se necessário. Obrigado a todos!
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Jurista a confiar nas leis Portuguesas sobre Internet?
Oh amigo, estás perdoado. :)

De qualquer forma, além do que já te foi indicado, recomendo-te no panorama nacional empresas com site que tenha: NIF, número fixo (que atenda) e o whois sem estar privado.

Estas são provavelmente as três características mais "sérias" de uma empresa.

Boa sorte!
Rui
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Viva gp10,
A minha sugestão, independentemente de onde metas o Servidor, é que deixes também nodomínio da camada mais próxima da aplicação a representação de dados. Ou seja, mesmo que alguém con siga aceder à base de dados a informação só é inteligível pela camada que lida com os dados.

Eventualmente recomendava falares com malta da área da segurança :)
Offline

flaviorodrigues 
Membro
Mensagens 326 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Tanto faz teres o servidor na tua cave ou no datacenter na suiça. Lembra-te que se existir um grupo de pessoas que queira mesmo aceder aos dados que la tem, conseguem aceder. A partir do momento que esta ligado a internet tens uma porta entre o teu servidor e as outras pessoas. Tens é que usar uma boa fechadura que dificulte esses acessos!



Offline

bayoo 
Membro
Mensagens 408 Gostos 75
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Search Level 5 Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3

Esquece a ideia de ter o servidor debaixo do teu capote, só te vai dar problemas e se o projecto é valioso aposta por segurança. Se o projecto se vai tornar popular e vais ter uma base de dados valiosa aposta bem na segurança do servidor a nível de acesso pela internet. Importante ter tudo bem configurado a nível de segurança e ter uma protecção DDOS à altura do projecto.
A PT no datacenter da Covilhã parece ser uma boa solução e um contrato com clausulas específicas (sendo futuro jurista é fácil para ti) será suficiente para ter os dados minimamente seguros.