← UI & UX Design

Designer vs Pseudo-Designer

Lida 31494 vezes

Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Citar
Este tópico foi dividido do outro onde estava a ser discutivo por vários motivos. Principalmente porque era um assunto bastante interessante para ser discutido e estava no local errado. AnaMartelo

Bom dia,

Antes de mais agradeço ao "Project" a sua "sugestão".

Percebo quando o "Rodrigues" fala em pretender alguém profissional e com experiência na área e obviamente uma identidade corporativa vai muito mais além do que o desenvolvimento de um logótipo. Não vou estar cá a opinar em relação aos indivíduos que levam "5euros" no desenvolvimento do logótipo, pois já foi um assunto muito esmioçado aqui no fórum. No entanto, não se pode comparar de forma alguma esse tipo de trabalho com o trabalho feito por alguém com experiência, com metodologia, com conhecimentos, no fundo, um profissional. Portanto, da mesma forma que respeito quem desenvolve logótipos por 5euros, essas pessoas devem respeitar quem os desenvolve pelo preço "justo". Profissional não é apenas uma palavra, mas sim uma atitude, uma postura, sobretudo saber estar numa determinada profissão praticando-a da forma mais responsável e idónea possível.

Tentem perceber que um trabalho de Design, seja ele de que área for estará sempre sujeito à aprovação do cliente, sobretudo aos seus gostos. Sim, o Design por mais que queiramos defender o contrário é "aprovado" caso o cliente goste do que vê. Portanto, eu desenvolver algo melhor do que outro designer é algo muito relativo e talvez uma falsa questão. O design trabalha com o visual e não com o abstracto (mesmo havendo conceitos associados), logo nunca haverá a proposta ideal, mas sim múltiplas soluções. A escolhida será aquela que mais agradar o cliente. Claro está que a argumentação é muito importante. Saber defender um trabalho na maioria dos casos é factor diferenciador. Por outro lado, quando um cliente procura um designer, procura alguém com um portfolio, que lhe permita saber se o estilo do designer se enquadra nos seus "gostos". Depois disto tudo que descrevi acima entende-se o porquê de se falar em profissionais e "pseudo designers". Ser designer não é apenas abrir o photoshop, escolher um tipo de letra e pronto temos uma solução de logótipo em 10 minutos como refere o "Diogo Pinto" é muito mais do que isso é conhecer bem a realidade do que implica a profissão e entender a fundo a sua prática. Daí que não se entende por vezes como é possível fazer-se logótipos por 5euros. Será esta prática algo de profissional? Será bom para o nosso mercado? Não estaremos com isto a desvalorizar a profissão e colocar na mente dos clientes que o design é feito por qualquer um, até pelo primo que sabe trabalhar com o computador?

Desculpem esta minha abordagem que não é mais do que uma ligeira provocação. Não quero ferir susceptibilidades.

Cumprimentos,
carlospinho.com
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Bom dia,

Antes de mais agradeço ao "Project" a sua "sugestão".

Percebo quando o "Rodrigues" fala em pretender alguém profissional e com experiência na área e obviamente uma identidade corporativa vai muito mais além do que o desenvolvimento de um logótipo. Não vou estar cá a opinar em relação aos indivíduos que levam "5euros" no desenvolvimento do logótipo, pois já foi um assunto muito esmioçado aqui no fórum. No entanto, não se pode comparar de forma alguma esse tipo de trabalho com o trabalho feito por alguém com experiência, com metodologia, com conhecimentos, no fundo, um profissional. Portanto, da mesma forma que respeito quem desenvolve logótipos por 5euros, essas pessoas devem respeitar quem os desenvolve pelo preço "justo". Profissional não é apenas uma palavra, mas sim uma atitude, uma postura, sobretudo saber estar numa determinada profissão praticando-a da forma mais responsável e idónea possível.

Tentem perceber que um trabalho de Design, seja ele de que área for estará sempre sujeito à aprovação do cliente, sobretudo aos seus gostos. Sim, o Design por mais que queiramos defender o contrário é "aprovado" caso o cliente goste do que vê. Portanto, eu desenvolver algo melhor do que outro designer é algo muito relativo e talvez uma falsa questão. O design trabalha com o visual e não com o abstracto (mesmo havendo conceitos associados), logo nunca haverá a proposta ideal, mas sim múltiplas soluções. A escolhida será aquela que mais agradar o cliente. Claro está que a argumentação é muito importante. Saber defender um trabalho na maioria dos casos é factor diferenciador. Por outro lado, quando um cliente procura um designer, procura alguém com um portfolio, que lhe permita saber se o estilo do designer se enquadra nos seus "gostos". Depois disto tudo que descrevi acima entende-se o porquê de se falar em profissionais e "pseudo designers". Ser designer não é apenas abrir o photoshop, escolher um tipo de letra e pronto temos uma solução de logótipo em 10 minutos como refere o "Diogo Pinto" é muito mais do que isso é conhecer bem a realidade do que implica a profissão e entender a fundo a sua prática. Daí que não se entende por vezes como é possível fazer-se logótipos por 5euros. Será esta prática algo de profissional? Será bom para o nosso mercado? Não estaremos com isto a desvalorizar a profissão e colocar na mente dos clientes que o design é feito por qualquer um, até pelo primo que sabe trabalhar com o computador?

Desculpem esta minha abordagem que não é mais do que uma ligeira provocação. Não quero ferir susceptibilidades.

Cumprimentos,
carlospinho.com

Tenho exactamente a mesma opinião que tu Carlos, o que tenho notado mais é que isso cria uma desvalorização por parte de possíveis clientes.
Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Eu até compreendo que esses indivíduos que desenvolvem logótipos por 5 euros tenham legitimidade para o fazer e até aceito o argumento de que possam fazê-lo para ganharem experiência! Mas eles têem que respeitar quem pratica preços justos, quem é profissional e investiu bastante em formação para exercer esta profissão e como tal, nem sequer devem ter aquela presunção quererem entrar em comparações. Têm que haver respeito de parte a parte e como se costuma a dizer "cada macaco no seu galho".
Sim temos que dar oportunidades a todos, e profissional é aquele que não diz, mas que mostra através de todo um conjunto de factores que realmente o é.
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Uma imagem corporativa é bem mais que o que o Diogo mencionou e acho que deves realmente encontrar alguém profissional, capaz de superar as tuas expectativas.

Tem em conta no entanto que se calhar quem oferece logótipos a preços que se calhar consideras baixos podem ser os mesmos que fazem a tua imagem corporativa a pagar balúrdios.

Tem também em conta que por vezes não é a pagar muito que vais obter o melhor ou o que pretendes, dou-te o exemplo que já dei aqui por diversas vezes de logótipos que custaram abaixo de 5€ e que representam grandes marcas (twitter, nike, etc...).
O sucesso de uma marca não depende apenas da sua concepção gráfica mas igualmente da força da marca em si.

Não vou aprofundar muito esta discussão porque não é o tópico para isso, apenas te quis lançar 1 ou 2 alertas sem estragar o tópico.

Boa sorte e espero que consigas o que vieste aqui procurar :)
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Dub eu percebo-te, mas o que eles estão a querer dizer é que vai alem disso, ou seja, necessita de um estudo prévio sobre o que é a tua empresa, o que é que ela faz, etc etc e incorporar tudo isso num logotipo cheio de significados. Não se trata de ficar apenas bonito, trata-se de colocar todo o sentido da empresa/marca num logotipo.
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Uma imagem corporativa é bem mais que o que o Diogo mencionou e acho que deves realmente encontrar alguém profissional, capaz de superar as tuas expectativas.
daí ter escrito isto
Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

DUB compreendo o teu comentário e quando te referes a "O sucesso de uma marca não depende apenas da sua concepção gráfica mas igualmente da força da marca em si." espero que saibas bem o significado desta expressão e inclusivé o que a mesma implica. Mais uma razão para não se compreender os indivíduos que desenvolvem logótipos a 5euros. Talvez só se dediquem à "coméstica" do que é a imagem corporativa, talvez apenas se preocupem em desenvolver algo "bonito". O que não deixando de ser importante, porque aí está "meche" com os gostos do cliente, é apenas uma parte de todo este "bolo" algo complexo que envolve "pensar" e desenvolver uma identidade corporativa.
Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

daí ter escrito isto
daí ter escrito isto

O Diogo pelo que percebi apenas referiu o que dizes...que "Uma imagem corporativa é muito mais que abrir o photoshop, escolher um tipo de letra uma costum shape e em 10 minutos ta a andar..." Superar as expectativas do cliente devia quanto a mim ser uma prática "presente" de todos os profissionais e não apenas em alguns casos concretos!
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu tenho curso de Web Design mas faço logos a 10/15 euros. Sou profissional ou pseudo-designer? lol.
Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Eu tenho curso de Web Design mas faço logos a 10/15 euros. Sou profissional ou pseudo-designer? lol.

Luís, peço desculpa mas porquê estás a perguntar se és profissional ou pseudo-designer? A pergunta correcta seria se és designer ou pseudo-designer...porque profissional é algo não associado ao Design, mas sim à globalidade das profissões existentes. É uma postura, atitude e compreende não apenas a boa prática da profissão, ter ou não boa técnica, mas também tem a haver com a experiência, seriedade, se és ou não cumpridor de prazos, enfim...muita coisa! Não percebo esta discussão em torno de se ser profissional ou pseudo-designer. Existem bons e maus profissionais em qualquer área laboral!
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

DUB compreendo o teu comentário e quando te referes a "O sucesso de uma marca não depende apenas da sua concepção gráfica mas igualmente da força da marca em si." espero que saibas bem o significado desta expressão e inclusivé o que a mesma implica. Mais uma razão para não se compreender os indivíduos que desenvolvem logótipos a 5euros. Talvez só se dediquem à "coméstica" do que é a imagem corporativa, talvez apenas se preocupem em desenvolver algo "bonito". O que não deixando de ser importante, porque aí está "meche" com os gostos do cliente, é apenas uma parte de todo este "bolo" algo complexo que envolve "pensar" e desenvolver uma identidade corporativa.
O Diogo pelo que percebi apenas referiu o que dizes...que "Uma imagem corporativa é muito mais que abrir o photoshop, escolher um tipo de letra uma costum shape e em 10 minutos ta a andar..." Superar as expectativas do cliente devia quanto a mim ser uma prática "presente" de todos os profissionais e não apenas em alguns casos concretos!
Não percebi muito bem o teu português nem os teus quotes. Acho que deviamos deixar esta discussão para outro tópico para não estragar este.
Já não é a primeira vez que tópicos destes resvalam para esta discussão.

Para te responder no entanto, do pouco que percebi, estás a tentar defender que se deve pagar o estudo, o que levou à concepção gráfica, as várias propostas, etc, estás a defender que não se deve desvalorizar o trabalho de alguém profissional que lutou para se formar e se vê ameaçado por preços baixos e trabalhos no mínimo duvidosos ? É isso ?

Eu subscrevo isto que acabei de dizer por completo, mas se oferecerem trabalhos a 1€, 5€, 500€ temos que respeitar quem o faz, se calhar consideram que o tempo que investem e o resultado final não é merecedor de um valor superior, ou se calhar apenas estão a querer melhorar Portugal no que toca a design  :grin: . Há se calhar inúmeras razões mas o bottom line para mim é que há espaço para todo o tipo de fornecedores deste serviço bem como empregadores. Assim como há espaço para para IKEA's e Interforma's. Embora nesta área, como defendi, nem sempre recorrer à "Interforma" seja significado de uma "cama melhor". Que o digam os donos da font usada no twitter com o seu custom shape.

Outro tema interessante e uma boa analogia serão os sites extremamente bem estruturados, validados, seguros e com excelente design vs os sites de nicho ou os sites que são puramente, como aqui muitos apelidam, lixo.
Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Não percebi muito bem o teu português nem os teus quotes. Acho que deviamos deixar esta discussão para outro tópico para não estragar este.
Já não é a primeira vez que tópicos destes resvalam para esta discussão.

Para te responder no entanto, do pouco que percebi, estás a tentar defender que se deve pagar o estudo, o que levou à concepção gráfica, as várias propostas, etc, estás a defender que não se deve desvalorizar o trabalho de alguém profissional que lutou para se formar e se vê ameaçado por preços baixos e trabalhos no mínimo duvidosos ? É isso ?

Eu subscrevo isto que acabei de dizer por completo, mas se oferecerem trabalhos a 1€, 5€, 500€ temos que respeitar quem o faz, se calhar consideram que o tempo que investem e o resultado final não é merecedor de um valor superior, ou se calhar apenas estão a querer melhorar Portugal no que toca a design  :grin: . Há se calhar inúmeras razões mas o bottom line para mim é que há espaço para todo o tipo de fornecedores deste serviço bem como empregadores. Assim como há espaço para para IKEA's e Interforma's. Embora nesta área, como defendi, nem sempre recorrer à "Interforma" seja significado de uma "cama melhor". Que o digam os donos da font usada no twitter com o seu custom shape.

Outro tema interessante e uma boa analogia serão os sites extremamente bem estruturados, validados, seguros e com excelente design vs os sites de nicho ou os sites que são puramente, como aqui muitos apelidam, lixo.

Caro DUB, realmente não vale a pena perder mais tempo com esta discussão. O meu português é perfeitamente entendível. Pode é nas "cabeças" de algumas pessoas que o lêem não agradar a mensagem e causar algum distúrbio no seu entendimento. Mas concordo contigo, ambas as partes devem-se respeitar. Eu respeito e espero o mesmo dos outros. Por mim findou aqui esta discussão.
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Estava a ser sincero quando disse que nao percebi.

Esta discussão agrada-me, como disse já não é a primeira vez que tópicos resvalam para isto, inclusivé até já adicionei pessoas no messenger para discutir estes pontos de vista como podes ver por outros tópicos desta temática.

Se nos respeitarmos e argumentarmos convenientemente não há porque parar de falar no assunto :)
Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Estava a ser sincero quando disse que nao percebi.

Esta discussão agrada-me, como disse já não é a primeira vez que tópicos resvalam para isto, inclusivé até já adicionei pessoas no messenger para discutir estes pontos de vista como podes ver por outros tópicos desta temática.

Se nos respeitarmos e argumentarmos convenientemente não há porque parar de falar no assunto :)

Compreendo DUB e agradeço a confiança, mas já expus a minha visão, aliás, bem analisada percebe-se que é uma visão o mais imparcial possível. Para mim não vejo mais sentido continuar com esta "discussão". Há mercado para todos e reforço "cada macaco no seu galho". O importante é todos contribuirmos para aumentar a produtividade deste país, com qualidade e seriedade claro está!
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Luís, peço desculpa mas porquê estás a perguntar se és profissional ou pseudo-designer? A pergunta correcta seria se és designer ou pseudo-designer...porque profissional é algo não associado ao Design, mas sim à globalidade das profissões existentes. É uma postura, atitude e compreende não apenas a boa prática da profissão, ter ou não boa técnica, mas também tem a haver com a experiência, seriedade, se és ou não cumpridor de prazos, enfim...muita coisa! Não percebo esta discussão em torno de se ser profissional ou pseudo-designer. Existem bons e maus profissionais em qualquer área laboral!

Nesta conversa o profissional é designer profissional. Eu só escrevi profissional mas sim, é isso, sou designer profissional ou pseudo-designer?

É que achei piada aí aos critérios de atribuição do "título"...