Penso que no caso que focas não hà dúvidas que a SP terá de envidar todos os esforços para colocar os sites a funcionar de novo, ou deveria préviamente avisar os clientes dos potenciais impactos que a operação de actualização iria ter.
Quanto à segunda parte do teu texto, na minha opinião, deve-se sempre, numa compra, ponderar os vários aspectos, tal como Preço, qualidade do material, qualidade e rapidez do apoio técnico, etc. Não é só nesta área que se deve fazer isso, mas sim em todas.
Quando vamos almoçar fora, normalmente pensamos de uma forma inconsciente nesses factores todos, tal como o Preço da refeição, a qualidade da comida, se os empregados são amigaveis/profisionais.
Se o fazemos em tantas situações da nossa vida, porque não o fazemos online?
Facto é que na maioria das vezes, quando compramos online temos a tendência para procurar o mais barato. O resultado muitas vezes é termos que nos conformar com um produto abaixo das nossas expectativas.
Devemos ser tão exigentes online como somos offline (no mundo real). Não é por estarmos a trabalhar virtualmente que nos devemos conformar com atitudes pouco profissionais, serviços sem qualidade e outros.
Devemos exigir o que é o nosso direito como consumidor que paga um bem ou serviço. Devemos exigir qualidade, profissionalismo e um serviço regular.
Bem, a dissertação já vai longa, pelo que é melhor terminar por aqui. Lembrem-se que o consumidor tem direitos, e em Portugal existe que defenda esses direitos. Queixa à Deco e ao Provedor do Consumidor muitas vezes fazem milagres.
Saudações