← Conversa Geral

[Projectos] O Caminho Do Sucesso!

Lida 1241 vezes

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2


Depois de alguma pesquisa e reuniões que tenho realizado com membros do projecto em que estou inserido. Cheguei a conclusões que no fundo são óbvias, mas que muitas vezes são descartadas por gestores de projectos. E sendo este um fórum de Webmasters e consequentemente gestores de projectos por excelência, achei importante partilhar esta informação com os novatos que vão chegando.

Chama-se "O Caminho Para O Sucesso", uma frase que acompanha gestores de projectos online e offline por todo o mundo. Mas o que é o sucesso de um projecto? Demorei um mês a escrever este texto, pois apenas escrevi nos dias em que tinha tempo e atravé dele vou abordar alguns pontos que considero importantes, sem entrar em grandes detalhes ou explicações técnicas, prefiro a abordagem mais simplista mas que pode muito bem ser a mais eficaz...

- Não há um caminho definido para o sucesso!

É certo que existem mecanismos e conhecimentos que nos podem ajudar para que determinado projecto tenha sucesso, mas a verdade é que não existe uma fórmula mágica. O que foi feito há 2 anos atrás, hoje já não resulta, aliás o ritmo acaba por ser tão elevado que numa questão de meses os gestores de projectos são obrigados a mudar de direcção e escolher caminhos diferentes. É um exercício de constante adaptação ao mundo e mercado onde o projecto se insere e não é um caminho nada fácil.

- O dinheiro fácil!

A busca pelo dinheiro fácil é outra característica que serve muito bem para definir o mundo virtual. São esquemas, pessoas que oferecem mundos e fundos, a oportunidade de ganhar milhares de euros, tudo à distância de um clique. Os mais novos e ingénuos que tenham cuidado, há muito charlatão por aí, pessoas que conhecem bem o mercado e que se aproveitam das vulnerabilidades dos mais novatos.

- A busca pela qualidade!

São muitos os projectos que reclamam qualidade, até já se tornou uma moda a repetição desta palavra na Internet.

"Eu tenho um blogue com informação de qualidade"

"Eu ofereço serviços de qualidade"

"Eu vendo produtos de qualidade"

Estas são algumas das frases que estão na moda. Hoje mais do que nunca reclama-se a qualidade como se fosse algo banal, como se realmente todos os projectos fossem efectivamente de qualidade. É um erro, até porque eu sou a última pessoa competente para afirmar se o "meu" projecto tem ou não qualidade. Quanto mais não seja, a busca por essa mesma qualidade é que pode ser reclamada. Nós não somos os melhores, nós tentamos melhorar a cada dia que passa. Sempre que qualquer pessoa inicia um projecto online, ela deve estar preparada para analisar, questionar, aprender um pouco todos os dias, pois só assim é possível melhorar.

- O Planeamento!

Um projecto sem planeamento é um projecto condenado à partida. O planeamento é a base para um trabalho sustentado. Quando ele não existe, acabamos por andar à deriva e mais rapidamente somos destruidores do que gestores de projecto. E se muitos julgam que são necessários grandes conhecimentos técnicos para planear, estão enganados. O planeamento de um projecto pode ser realizado de uma forma complexa é verdade, mas também pode ser muito simples. Determinar objectivos, dividir tarefas, realizar reuniões, um pouco de brainstorming, não é assim tão complicado.

- O conteúdo!

É sem dúvida importante, é ele que dá personalidade a um projecto. Mas não me refiro ao conteúdo apenas pelo conteúdo, refiro-me à abordagem a determinado conteúdo, essa sim é determinante e fundamental para a evolução e crescimento de um projecto. A originalidade, ou caso ela não exista, a abordagem original ao tema é muito importante! É com o conteúdo que acrescentamos valor ao nosso projecto, que podemos aos poucos criar uma reputação. Este é um ponto fulcral.

- Os leitores são o mais importante!

Não há nada melhor do que um grupo de leitores fiéis que aderiram aos nossos serviços ou produtos. São eles que dão sentido ao nosso trabalho e como tal são os mais importantes. Voltamos à velha história do "Cliente Tem Sempre Razão" e talvez ele não tenha sempre, mas na maior parte das vezes certamente que tem. Devemos ser fiéis aos nossos leitores tal como eles nos são a nós, essa troca de lealdade é benéfica no sentido em que faz com que os clientes/utilizadores/leitores nos respeitem. Porque no fundo eles serão os responsáveis pela divulgação da nossa reputação e no mundo dos negócios uma boa reputação é essencial.

7º- Tem gosto pelo teu projecto!

Vais começar um projecto online? Considera-te um felizardo, tens a hipótese de criar o teu próprio projecto, algo que há uns anos atrás era bem mais difícil. Hoje qualquer pessoa pode iniciar um projecto, e no universo online eles nascem e morrem todos os dias aos milhares, ou talvez aos milhões. Não só podes criar um projecto, como te podes dar ao luxo de escolheres algo de que gostes! É ou não é fantástico?

Este pode parecer o ponto mais ridículo da abordagem. A utopia de fazermos o que gostamos é irritante, é falaciosa! Uma parte é verdade, pois na vida não podemos fazer sempre aquilo de que gostamos. Mas o que fazer quando temos uma escolha? Só faz sentido escolhermos algo de que gostamos a sério. De outra forma para quê iniciar um projecto online? Se não temos gosto perdemos a motivação e se não temos motivação o projecto acaba por ser entregue ao abandono.

- Adquire Conhecimentos!

Nem todas as pessoas têm capacidade para gerir um projecto ou até mesmo liderar um projecto. Existem inúmeros projectos que até prometem mas que possuem gestores que não fazem ideia do que estão a fazer. É verdade que conhecimentos técnicos são uma ajuda preciosa, mas a multiplicidade de conhecimentos em diferentes áreas é ainda mais. É exactamente aqui que fóruns como este podem desempenhar um papel importante na nossa aprendizagem. A partilha de conhecimentos sempre foi a melhor forma de aprender e evoluir e um bom fórum não tem preço. Pelos utilizadores, pela ajuda, pelos exemplos, pelos conselhos que ele nos dá.

- O eterno insatisfeito!

Um bom gestor é o eterno insatisfeito. Ele busca a perfeição tendo plena consciência que nunca a vai atingir, mas é isso que o torna num excelente gestor. Na World Wide Web o ritmo é intenso, ou o acompanhamos, ou somos colocados de parte. É por isso que a insatisfação pode ser uma arma vantajosa, ela motiva a pesquisa, incentiva a busca pela qualidade que já foi referida. A frase de ordem é:

 - Há sempre algo que se pode fazer melhor!

Quando deixarmos de acreditar nisso, mais vale "arrumarmos as botas", porque não estamos definitivamente preparados para a "corrida".

10º- O sucesso é subjectivo!

Cada um tem a sua definição de sucesso, para alguns ele mede-se de acordo com o dinheiro que ganham, para outros trata-se de verem o seu trabalho reconhecido. É importante que não deixemos a vontade de sermos bem sucedidos afectar negativamente o nosso trabalho. É claro que como gestores, o reconhecimento do projecto para o qual trabalhamos é sempre bom, mas é igualmente importante que todos compreendam que existem muitos bons trabalhos que passam despercebidos e não é por isso que deixam de ser bons. Para mim um projecto de sucesso é um projecto bem organizado, com elementos que gostam do que fazem e dão o seu melhor, sendo certo que quanto mais não seja, estes são factores que podem contribuir para um futuro promissor.
Offline

Júnio Branco 
Membro
Mensagens 563 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Excelente post!
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Mais uma vez brilhaste Jerson, principalmente o ponto 9 que é um dos mais importantes condimentos para se ter sucesso. Como eu costumo dizer às pessoas que trabalham comigo, no dia em que me sentir plenamente satisfeito, deixo o cargo a quem quiser fazer ainda mais e melhor :)

Este artigo merecia ir para o blog do +t
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Obrigado aos dois, mas Ac99 isto é basicamente uma compilação daquilo que temos falado muito neste fórum. Eu apenas tentei dividir as ideias em tópicos e em vez de complicar com uma abordagem técnica decidi simplificar.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não considero o ponto 7 ridículo, acho o mais importante do que referiste!
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Pois exit, o meu objectivo nesse ponto foi demonstrar que mesmo no caso de alguém o achar ridículo, ele faz todo o sentido.