← Desenvolvimento

Dúvida acerca de streaming

Lida 1308 vezes

Offline

gp10 
Membro
Mensagens 177 Gostos 2
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boas,

Preciso de calcular o custo que terei fornecendo o meu serviço ao cliente e tenho umas dúvidas.

Quando estou a transmitir um vídeo, que está alojado no meu servidor, o tráfego desse vídeo é igual ao tamanho do vídeo? Por exemplo, um vídeo de 4GB carregado para um Servidor, quando uma pessoa vai ver esse vídeo soma-se 4gb de tráfego? É que estes valores parecem-me exorbitantes, estou a tentar perceber os custos do Amazon S3 e 10TB de tráfego por mês, parece aparentemente imenso mas, na prática, não me dá para nada pois pelas minhas contas se eu tiver 1000 pessoas por mês, a consumirem 80GB de vídeo (vai ser o valor de GB base), isto dá-me 80TB por mês de tráfego. E depois, são 0,4 cêntimos por cada 10.000 requests.

Isto é normal ou vai para aqui uma grande confusão? O Amazon S3 parece mandarim...
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Se o user tentar ver um vídeo de 4GB e o browser carregar o vídeo completo, vai gastar 4GB de tráfego. Se 1000 pessoas visualizarem um vídeo de 4GB, vais gastar 4000GB de tráfego.

Podes tentar fazer para que o player só carregue até X e carregue mais se o utilizador continuar a ver. Assim poupas tráfego quando o user não vê o vídeo completo, mas isto só vai ajudar em alguns casos e pode ser mau para o utilizador quando a internet é lenta...