Sim, perder um telemóvel com dados pessoais pode ser um acontecimento stressante e preocupante. Eis algumas medidas que pode tomar:
Bloquear o telemóvel: Se tiver definido uma palavra-passe, um padrão ou um código de toque no seu dispositivo, certifique-se de que o bloqueia remotamente através do serviço Encontrar o meu telemóvel ou de uma funcionalidade semelhante do seu sistema operativo.
Contactar o seu operador: contacte o seu operador móvel para bloquear o cartão SIM e desligar temporariamente ou substituir o seu dispositivo.
Altere as suas palavras-passe: Se utilizou o seu telemóvel para aceder a contas online importantes (como correio eletrónico, serviços bancários ou redes sociais), altere imediatamente as suas palavras-passe para proteger as suas informações pessoais.
Comunicar à polícia: Em alguns casos, pode ser útil comunicar um telemóvel roubado à polícia local, especialmente se tiver informações sobre a localização do incidente.
Comunicar ao suporte de aplicações: se tiverem sido instaladas no seu telemóvel aplicações com informações sensíveis (como aplicações bancárias), contacte a respectiva equipa de suporte para bloquear o acesso à sua conta.
Contactar a proteção de dados: se guardar dados sensíveis no seu dispositivo, contacte a proteção de dados para que esta possa oferecer mais orientações e conselhos.