← Conversa Geral

Associações de Estudantes

Lida 42129 vezes

Offline

Miguel Dias 
Membro
Mensagens 1273 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas Malta,
Este ano eu e um grupo de colegas vamos apresentar uma lista à Associação de Estudantes da nossa escola.
Pretendemos fazer uma coisa em grande mesmo e inovar, na medida em que queremos ir lá a apresentar propostas sérias, não apenas festas e mais festas.

Alguem aqui já pertenceu a uma AE? Ideias e sugestões agradecem-se ;)
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Boas Malta,
Este ano eu e um grupo de colegas vamos apresentar uma lista à Associação de Estudantes da nossa escola.
Pretendemos fazer uma coisa em grande mesmo e inovar, na medida em que queremos ir lá a apresentar propostas sérias, não apenas festas e mais festas.

Alguem aqui já pertenceu a uma AE? Ideias e sugestões agradecem-se ;)

Sala de jogos, com PS3, pagas para jogar meia hora. Os lucros depois são para gastar com equipamento novo para a AE e organizar umas festas.

Propõe coisas que sejam boas para a escola, se conseguires evitar uma despesa que haja na escola é um bom começo. Se incentivares os alunos a estudar (loool) melhor  :-P
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não te preocupes muito para além de festas, é a única coisa que o pessoal vai querer saber :)
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Fui Presidente e Vice-Presidente durante todo o secundário..

Posso-te garantir que o pessoal gosta é de festas, mas há sempre coisas que podes fazer..

- Promove um concurso (literatura, fotografia, pintura, etc), arranjando patrocinadores podes mesmo ter boas participações.
- Promove o típico Mister/Miss Escola, com o patrocinio de uma loja de fotografia consegues uma sessão fotográfica para cada um deles.
- Promove prémios (prémio monetário é o melhor) para os melhores alunos de cada ano.. (Incentivo ao estudo)

Entre outros..
Offline

Miguel Dias 
Membro
Mensagens 1273 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Todas as sugestões estão a ser apontadas.
Thomato, isso é mesmo o que queremos evitar. Apesar dos estudantes so quererem festas, não é para isso que serve uma AE e como tal nós queremos mudar, claro que irão haver festas isso está garantido, mas queremos preocupar-nos com muito mais do que isso.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Todas as sugestões estão a ser apontadas.
Thomato, isso é mesmo o que queremos evitar. Apesar dos estudantes so quererem festas, não é para isso que serve uma AE e como tal nós queremos mudar, claro que irão haver festas isso está garantido, mas queremos preocupar-nos com muito mais do que isso.
O problema é que assim não se ganha...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Também foi presidente e vice durante o secundário. Para além das festas, a coisa que fizemos que sinceramente mais valeu a pena, foi a criação de uma rádio para colocar música em toda a escola no intervalo. Foi um sucesso.

Depois também fizemos um jornal que nunca chegou a sair pois a primeira versão foi totalmente censurada. :D

Mas de resto é festas para a frente. ganhar dinheiro para fazer a viagem de finalistas à pala.
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Não te preocupes muito para além de festas, é a única coisa que o pessoal vai querer saber :)

Era mesmo isso que ia dizer.
Queres coisas sérias mete-te na JSD ou JS, etc..
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Isto no secundário ninguém quer saber de nada e os que querem são uma minoria que não faz qualquer diferença. Acho um desperdício enorme de tempo e preocupação com essas coisas no secundário, não vale mesmo a pena o esforço.

Todos nós já passamos por isso e nessa idade a grande maioria não tem maturidade suficiente para se preocupar com coisas importantes.

Queres ser eleito? Faz como os políticos, mente. Faz toda a tua Campanhã em volta de festas e coisas assim que interesse à canalha. E depois fazes o oposto (se fores eleito). Era brutal!
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Queres coisas sérias mete-te na JSD ou JS, etc..

Achei piada a esta! :D

Por um lado o país está como está devido às pessoas sérias e temas super sérios que esses "filhotes" partidários discutem e discutiram.

Por outro, se calhar é devido a festas a mais e seriedade a menos nas escolas que leva aos resultados tristes dos anteriores.

Fiz parte da associação no último ano do secundário. Fizemos uma grande festa na escola (ainda hoje estou para saber como fui da ribeira ao hospital de s joão entre as 5h e as 8h30...) e depois fomos "gastá-lo" noutra grande festa :D

Acho que tudo tb depende da escola, da "fauna" existente e do ambiente que se vive. Como me disse uma prima minha professora numa escola problemática do Porto, "não vale a pena tentar ensinar Inglês às 8h30 da manhã a um adolescente que não tomou o pequeno almoço (mas já fumou qualquer coisa...) e cujo pai está preso".

De mesma forma te digo: Olha para a escola com olhos de ver, analisa a população e tenta encontrar um equilibrio entre o que eles querem, o que precisam e o que estão preparados para receber / dar. Se não chegares a nenhuma conclusão:

Feta é feta! ;)

P.S. Se alguém conhecer um bom hipnotizador (e barato) que me faça regressar aquela noite...
Offline

Daniel 
Membro
Mensagens 358 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boas,

Já fui vice presidente (ano passado), e este ano a minha lista vai-se candidatar outra vez.

O que um AE pode fazer ou não depende muito do director, mas não pensando nisso, posso dar aqui algumas sugestões.

Festas, talvez uma das coisas que todos os alunos esperam é uma grande festa no mínimo 1 por período, e esta convém ser de arromba, tenta falar com músicos, artistas etc. que possam ajudar e faz-lhes propostas.

Baile de Finalistas, 80 a 90% dos alunos (dados da minha escola), querem um baile de finalistas, um baile semi formal é a melhor opção, lembrem-se que vai ser a ultima vez que estas pessoas vão frequentar o ensino secundário.

Por falar em fim do secundário, Viagem de Finalistas, e ai é, a meu ver essencial um bom patrocinador e para terem um desconto bom, podendo assim pessoas com menores capacidades financeiras irem.

Peço desculpa a todas as raparigas da comunidade mas é verdade, o que os homens/rapazes querem são "gajas",  para tal um desfile de modelos, raparigas a dançar, etc. calham sempre bem.

Fim de semanas radicais e actividades extra curriculares, são sempre um sucesso, mas cuidado com os preços.

Torneios, desde Futebol a FIFA/PES , voleibol etc.

Miss e Mister da escola  e demonstrações de dança

Radio escolar, anima sempre os intervalos podendo a comunidade escolar relaxar, se a lista tiver um DJ melhor, senão passa-se umas musicas e está bom, mas também lembrar da funcionalidade da radio, ou seja informar sobre eventos e festa.

Deixando a parte festiva da coisa, é essencial a meu ver existir sempre um representante da AE em todas as palestras, reuniões da escola; isto mantém uma boa relação com os professores e respectiva direcção, e organizar eventos informativos sobre problemas dos jovens é sempre bom.


A nível de patrocinadores, é sempre bom ter um bom leque dos mesmos, deixo aqui algumas ideias que podem ser úteis:

Empresa de Design Gráfico
Bar/Discoteca da zona
Empresa de Refrigerantes ( RedBull e Sumol normalmente dão - estou a usar ambas este ano  :-P)
Ginásio da zona (da sempre jeito)
Empresa de Telecomunicações moveis (optei pela TMN este ano)
Agência de Viagens, de preferencial agências especializadas em viagens de finalistas
Escola de condução

E tudo mais que conseguires arranjar   :superlol:


Lembrem-se a gestão das contas é essencial, bem como ter na lista pessoal conhecido da comunidade escolar


Espero ter ajudado

Offline

Miguel Dias 
Membro
Mensagens 1273 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado Daniel, tirei bons apontamentos das tuas ideias, obrigado mesmo
Offline

Vitor Teixeira 
Membro
Mensagens 1527 Gostos 9
Feedback +21

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Na minha escola o que mais se adere é:

 - Torneios entre grupos de hip-hop.
 - Mesa de Matraquilhos.
 - Mesa de Ping-Pong.
 - Torneios de Futebol (pes,fifa) na playstation.
 
Offline

Daniel 
Membro
Mensagens 358 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Obrigado Daniel, tirei bons apontamentos das tuas ideias, obrigado mesmo

Se me lembrar de mais  alguma coisa digo...

Deixo aqui os flyers e cartazes que fizemos

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash2/hs011.ash2/33921_1290356437461_1786755724_613907_1036109_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash2/hs011.ash2/33921_1290356477462_1786755724_613908_7142863_n.jpg (faltam aqui alguns patrocínios)


Relembro que o "método" a aplicar depende da escola em si
Offline

Bruno Mota 
Membro
Mensagens 1733 Gostos 3
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

os torneios de poker nao sei se o CD vai gostar muito :S