Cada caso é um caso, não podemos generalizar.
Em relação ao SAPO, durante muito tempo pensavam que iam ter o monopólio da internet em português, abusaram (e continuam a abusar) na quantidade de publicidade que colocam numa página. Um caso flagrante é o que já referi em cima da publicidade nos vídeos.
Outros grupos de media copiaram, mal, o modelo de negócio e seguiram essas más práticas. Onde misturam conteúdos pagos com publicidade (como referi igual ao modelo televisivo).
Com a entrada de outros players no mercado a situação alterou-se, as pessoas tem alternativas, deixa de existir monopólio. Há que se adaptarem aos modelos de negócio.
Embora a publicidade como única forma de sustentar um negócio esteja em risco, (por exemplo num dos meus sites encontro-me a fazer neste momento um levantamento/experiência de quantos utilizadores usam bloqueadores de publicidade. E é caso para dizer que os números são alarmantes, chegando por vezes a 25% de todo o tráfego) há que ir analisando as tendências do mercado e ir de encontro ás necessidades/expectativas dos utilizadores.
Em relação a FIXEADS, neste momento presumo que não estejam de todo a ligar ao lucro a curto prazo, até que não o tem, estão sim a fazer brading.. a divulgar os seus produtos e mostrarem aos utilizadores que é isso que precisam para os objectivos que querem atingir.
O lucro vem depois, a médio/longo prazo com o contentamento dos utilizadores trazendo uma utilização regular dos seus serviços. Algo que o SAPO teve na mão, deixou fugir por ter usado e abusado do que tinha e agora anda a correr atrás do prejuizo.
O único senão é que depois de uma pessoa estar "chateada" com uma marca raramente a volta a usar, mesmo de borla.