← Conversa Geral

Classificados gratuitos ditaram o fim do Miau.pt

Lida 4738 vezes

Offline

Kenobi 
Membro
Mensagens 151 Gostos 2
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/classificados-gratuitos-ditaram-o-fim-do-miaupt-1604255

Lembro-me de usar isto por volta de 2003, foi para comprar lá qualquer coisa que criei o meu 1º email...
 #-o
Offline

myStoned 
Membro
Mensagens 663 Gostos 8
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Nesse caso, o Standvirtual também corre o mesmo risco?...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Nesse caso, o Standvirtual também corre o mesmo risco?...
O Standvirtual que é da FixeAds tem capacidade de investimento o que segundo a noticia o miau da sonae (lool) não tinham..
Mas existem classificados de automoveis com a qualidade do Standvirtual gratuitos?
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Nesse caso, o Standvirtual também corre o mesmo risco?...

Não sei se devemos dar assim tanta credibilidade ao autor do artigo hehe
Offline

jpereiraPT 
Membro
Mensagens 1083 Gostos 32
Feedback +69

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts 500 Posts

eu tenho uma outra prespectiva.
OS classificados gratuitos como o OLX sem duvida que rebentaram com o funcionamento de sites como o miau mas penso que o maior erro do miau foi não se ter modernizado.
Ganharam o suficiente para isso e apesar de se pagar o miau.pt era bom a nível de feedback e de segurança para os utilizadores.

O mesmo já não se pode dizer do OLX que é muito complicado fazer se negócios pois a qualquer momento lá bem burla
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não sei como ainda existem webmasters que dão alguma credibilidade aos artigos tecnológicos publicados por alguns grandes grupos de media. Decididamente não é uma temática que dominem ou sejam sequer referência.

Dito isto, O miau não fechou por causa de ninguém, fechou por si próprio, senão vejamos:

Um site criado em determinado ano que não levou nenhum refresh nem no design nem nas funcionalidades ao longo dos anos não tinha obviamente hipóteses de se manter competitivo.

Ao ritmo que a tecnologia avança, um site que não seja reformulado todos os anos (ou em casos concretos de 2 em 2 anos) torna-se obsoleto.

De igual modo, os grandes grupos de média gerem os seus sites baseados nos modelos televisivos, o que é completamente errado, a media é outra, a audiência é outra, os hábitos e expectativas dos consumidores/utilizadores são outros.

Geralmente tem como base comum o maximizar o lucro a todo o custo não olhando para a satisfação dos utilizadores. Quantos de vós não estão fartos de ver um video alojado no sapo e esperar 30 segundos de publicidade obrigatória para ver por vezes conteudos com menos de 10 segundos? Quantos pop-ups, takeovers, layers, etc se vão vendo com base diária nesses sites?

Claro que as pessoas quando surge algo mais limpo optam por essas novidades.

Tudo se resume a má gestão...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Tudo se resume a má gestão...

Concordo. E lendo a notícia há uma parte que me deixa preocupado...

Citar
explicou a administradora do Miau (e também do PÚBLICO)

Mais depressa vejo morrer um site de notícias, do que um marketplace de UGC de uma das marcas online mais conhecida em Portugal. Ora, imaginemos que aparece um novo player no mercado da informação, com um modelo novo e disruptivo. Vamos fechar o jornal Público porque não conseguimos competir, ou adaptamo-nos ou a uma nova realidade? Enfim...

Os sites são seres em constante mutação. São um constante WIP que não pode parar, nem nunca está acabado e nem podem ter modelos de negócio inquestionáveis ou definitivos. No dia que param é porque morrem :(
Offline

Nuno77 
Membro
Mensagens 210 Gostos 3
Feedback +4

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Os classificados gratuitos ditam e ditarão o fim dos classificados pagos.

Os classificados do Sapo já mudaram o modo de actuação.

Deixo até uma questão, se eu coloco um anúncio de venda de um carro no OLX e no CustoJusto e vendo passado pouco tempo, por que razão pagaria eu para colocar um anúncio num outro local :-)

Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Nuno, uma boa questão a colocar à FixeAds que gere o OLX e o Standvirtual. Um tem a possibilidade de ser free/pago e o outro é apenas pago.
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Os classificados gratuitos ditam e ditarão o fim dos classificados pagos.

Os classificados do Sapo já mudaram o modo de actuação.

Deixo até uma questão, se eu coloco um anúncio de venda de um carro no OLX e no CustoJusto e vendo passado pouco tempo, por que razão pagaria eu para colocar um anúncio num outro local :-)



Acho que as coisas não podem ser vistas só dessa forma...
Para te dar um exemplo, recentemente andei à procura de Carro e o único sitio onde procurei todos os dias foi o Standvirtual. Até que comprei...por lá.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Cada caso é um caso, não podemos generalizar.

Em relação ao SAPO, durante muito tempo pensavam que iam ter o monopólio da internet em português, abusaram (e continuam a abusar) na quantidade de publicidade que colocam numa página. Um caso flagrante é o que já referi em cima da publicidade nos vídeos.

Outros grupos de media copiaram, mal, o modelo de negócio e seguiram essas más práticas. Onde misturam conteúdos pagos com publicidade (como referi igual ao modelo televisivo).

Com a entrada de outros players no mercado a situação alterou-se, as pessoas tem alternativas, deixa de existir monopólio. Há que se adaptarem aos modelos de negócio.

Embora a publicidade como única forma de sustentar um negócio esteja em risco, (por exemplo num dos meus sites encontro-me a fazer neste momento um levantamento/experiência de quantos utilizadores usam bloqueadores de publicidade. E é caso para dizer que os números são alarmantes, chegando por vezes a 25% de todo o tráfego) há que ir analisando as tendências do mercado e ir de encontro ás necessidades/expectativas dos utilizadores.

Em relação a FIXEADS, neste momento presumo que não estejam de todo a ligar ao lucro a curto prazo, até que não o tem, estão sim a fazer brading.. a divulgar os seus produtos e mostrarem aos utilizadores que é isso que precisam para os objectivos que querem atingir.

O lucro vem depois, a médio/longo prazo com o contentamento dos utilizadores trazendo uma utilização regular dos seus serviços. Algo que o SAPO teve na mão, deixou fugir por ter usado e abusado do que tinha e agora anda a correr atrás do prejuizo.

O único senão é que depois de uma pessoa estar "chateada" com uma marca raramente a volta a usar, mesmo de borla.