← Conversa Geral

Sócrates demite-se!

Lida 49423 vezes

Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

A dívida já em antiga..seja quem for que tome o poder pouco ou nada vai fazer.. acredito que se não for agora dentro de 10 anos o país está na banca rota..
O estado não tem capacidade financeira para ser auto sustentável.
Neste momento o pais precisa de 80 mil milhões de euros para fazer face ás dívidas.. era preciso 80 belmiros para equilibrar isto..
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O problema está no governo depender quase exclusivamente dos impostos, o governo devia funcionar como uma empresa e acontece totalmente ao contrário, a maioria das empresas publicas dão PREJUÍZOS, com gestores que ganham FORTUNAS, o governo tem de se tornar auto-sustentável, colocar limites nos vencimentos, dar apoio a quem produz e não a quem não produz, é imperceptível como uma empresa tem de pagar mais 30% do ordenado de cada trabalhador, além disso são obrigadas a pagar mais 10% de cada mês de trabalho para despedir um trabalhador, as empresas têm medo de contratar pessoas para o quadro e a tentativa de proteger os trabalhadores só os vai afectar ainda mais, quanto mais difícil for contratar alguém, menos as empresas vão contratar.
Existe muitas pessoas que NÃO querem trabalhar, andam de empresa em empresa para que lhe carimbem o papel a dizer que foram procurar emprego e entregar ao fundo de desemprego para continuar a receber, se lhe oferecerem emprego dizem que não querem porque recebem quase o mesmo do fundo do desemprego e sem trabalhar, ainda acham que é mau ser desempregado?
Os impostos sejam pequenos ou altos só estragam a economia, é dinheiro que não sei nem entra no país, é dinheiro que já está no país, cada litro de combustível que se compra vai para outra países (árabes), aparelhos informáticos, telemóveis, etc, é tudo produzido fora de Portugal, o dinheiro SAI de Portugal, Portugal está a ficar cada vez pior porque sai muito mais dinheiro do que o que entra.

Não é preciso ser-se um sobre dotado para ver que o dinheiro não desaparece nem arde, sai de um sitio, vai para o outro, alguém fica com ele.

Para quem não sabe, o(s) ministro(s) de agricultura só têm feito borrada, NÃO deixaram produzir, sim isto é verdade, proibiram mesmo os agricultores de produzir, é necessário fazer uma plano de agricultora com pés e cabeça, algo que dê lucro aos agricultores e ao país, é preciso parar com grande urgência a importação de alimentos, é necessário sermos auto-sustentáveis em termos de produtos alimentares, e devemos tentar ao máximo possível produzir biodiesel, principalmente através da nossa agricultora, e para além de auto-sustentáveis, conseguirmos vender o biodiesel.

É necessário urgentemente acabar com os últimos introduzidos sobre o biodiesel, é dinheiro que NÃO sai do país, que se poupa e que vai enriquecer o país.

PS.: Desculpem lá o texto tão longo, acho que vou aproveitar para colocar como artigo no blog.
Offline

Macox 
Membro
Mensagens 10 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Seventh year Anniversary

Deveria ter-se aplicado o plano anti-cíclico... subir os impostos em tempo de "vacas gordas" para em tempo de crise os poder baixar e permitir a criação de riqueza...

Assim vai acontecer tudo ao contrario... O estado vai ficar com as contas em dia, mas nós vamos ficar na penúria...
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Essa questão da agricultura é totalmente verdade.. além de não se produzir estamos dependentes.
Vou só dar em exemplo: no meu caso há 10 anos atrás fazia-se dezenas de seguros nessa área, agricultores com dezenas e centenas  de trabalhadores..hoje em dia não faço nenhum seguro nessa área pq simplesmente ninguém produz.

Por este andar.. ainda vai voltar ao tempo antigo de quem não trabalha não come, dantes não havia subsídios de desemprego nem apoios nenhuns e penso que quem teve visão e espirito empreendedor conseguiu ter sucesso, mas hoje em dia já não existe iniciativa nem um espírito empreendedor.. apenas se espera que o estado pague subsidios para estar em casa..
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Pelos comentários que leio está (quase) tudo com "pena" do Aristóteles... e que a situação vai ficar pior sem ele.

1- Eu não tenho pena dele nem do seu partido.

Em principio tem a sua reforma assegurada, como muitos outros, sem nunca ter criado um posto de trabalho no seu país com o seu próprio dinheiro.

Anda, como muitos outros, a sustentar-se à custa do erário público e certamente continuará.

Provavelmente nas suas viagens à Europa já arranjou um posto para os próximos tempos como parece tradição em Portugal. Vejamos os últimos 1os ministros e outros representantes portugueses.

2- Com ele ou sem ele, com o PS ou o PSD, a direcção política tem de mudar.

Durante anos de "vacas gordas" foram criados vícios e direitos adquiridos por determinados grupos da sociedade que agora não os querem perder.

(In)felizmente chegamos ao ponto de ruptura em que a mudança nos é imposta (acelerada) por uma crise e por quem nos empresta dinheiro para pagar esses vícios e direitos adquiridos.

Por mim, venha o FMI e quanto mais cedo melhor. Acredito mais nas orientações de quem nos empresta dinheiro (pois querem que a gente produza para lhes pagar) do que de um bando de incompetentes que, repito, maioritariamente nunca fizeram nada na vida com o seu próprio dinheiro e risco.

São meros colocadores de cartazes partidários, formandos de aulas de retórica e trepadores de cordas partidárias - não defendem o interesse nacional.

Quanto às vozes que se ouvem e as manifestações que se verificam, também concordo que muitas dessas vozes são provenientes do sistema mal habituado.

Contudo, muitas das vozes populares que reclamam o retorno ao passado, são resultado de terem vivido nesse tempo. Tempo esse em que apesar de duro, analfabeto e censurado, o povo não via como vê hoje uma grande classe política e associados a enriquecer à custa do país.

Eu não sou defensor de regimes ditatoriais mas os factos dizem muito.

O Salazar, apesar de todas as críticas que poderá receber quanto à sua política, morreu pobre e deixou-nos uma das maiores reservas de ouro do mundo, entretanto já desbaratada, ainda recentemente pelo artista que não supervisionou correctamente o BPN e "foi-se" para outras aventura no BCE.

Os "Salazares" dos últimos 36 anos ora estão reformadíssimos, choufer à porta para eles e família, filhotes e restantes bem empregados (não ouço falar de nenhum filho de politico em estágio ou no desemprego) e pelo menos um até tem uma fundação subsidiada pelo estado.

Os capitães de outrora são hoje generais. E Portugal conta com 300 (mais do que a Europa toda junta). Almirantes temos mais do que barcos (literalmente). E tudo isto num país que não está em guerra.

E por aí fora... Muita coisa tem de mudar. Muita gente perderá direitos adquiridos e muita gente perderá aquilo que não deveria perder. Enfim... espero que este seja um mal que vem por bem.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O Sócrates criou muitos postos de emprego, é só bufos agora, é só gajos da EMEL por aí, até da ASAE, enfim, tudo gente que NÃO produz e SÓ lixa as pessoas.
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Acho que bater palmas e estar contente com a saida de um Primeiro Ministro numa altura destas, seja ele de que Partido for é no minimos preocupante... Para não dizer mais.

Uma pequena analogia... Os partidos são como os clubes de Futebol... Quando é para ir jogar á Europa deviam ser apoiados por todos os Portugueses... Mas há sempre umas bestas (desculpem me a expressão) antis que preferem ver os outros a enterrar-se do que ganhar eles próprios...
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Acho que bater palmas e estar contente com a saida de um Primeiro Ministro numa altura destas, seja ele de que Partido for é no minimos preocupante... Para não dizer mais.

Uma pequena analogia... Os partidos são como os clubes de Futebol... Quando é para ir jogar á Europa deviam ser apoiados por todos os Portugueses... Mas há sempre umas bestas (desculpem me a expressão) antis que preferem ver os outros a enterrar-se do que ganhar eles próprios...

:D Fazer a analogia entre partidos e futebol é que é preocupante... Mas eu digo mais:

O Sócrates pôr-se a andar agora (PEC 4), há 3 meses (PEC 3) ou daqui a 3 meses (PEC 5), ou até daqui a 6 (PEC 6) é igual ao litro para a Europa. Para os tugas é que não é. Não podemos "defender" permanentemente a incompetência e mentira só porque dá jeito às aparências.

Aparências estas que nem têm resultado. O min das Finanças há uns meses atrás disse que se os juros chegassem a 7 estava na altura de pedir ajuda. Já passamos os 8. Estamos à espera de quê? Que se ache petroleo no atlantico para pagar esse monstro que está a ser criado?

Portugal pede emprestado para pagar salários!!!

Sócrates?! Já foi tarde. Venha outro por favor.

E se a malta for na cantiga e votar nele outra vez (o gajo que há 6 anos dizia que o Santana era só trapalhadas, ia baixar os impostos e ia criar 150 mil empregos), fico mais perto de emigrar.

---

Quanto à bola ;) se o Benfica jogar lá fora eu quero que vença, mas se perder, que seja por muitos!!! :D
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Para quem pensar que o FMI é o salvador da pátria tambem recomendo ouvirem isto

Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A
O Sócrates criou muitos postos de emprego, é só bufos agora, é só gajos da EMEL por aí, até da ASAE, enfim, tudo gente que NÃO produz e SÓ lixa as pessoas.

Ele não criou nada a meu ver, a função do estado sempre foi sobre-regular a população ao longo da história, é assim que a classe abastada controla o poder (old money).

O Sócrates foi a marioneta perfeita, todos os olhos estão nele e não nas questões que merecem ser levantadas e analisadas, como a necessidade de um governo, perceber qual deveria ser a sua função, o seu peso no dia-a-dia do homem comum. O que é na verdade o FMI, será que os seus representantes são elegidos democraticamente? etc
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Pensei que seria um link para algo educativo...

Música revolucionária de 82 prévia à entrada do FMI em Portugal e que de certa maneira colocou-nos em posição para entrarmos na Europa?

Fdx... eu tinha 5 anitos e tu nem eras nascido. Deixemos a música revolucionária de um tempo pós revolução dos cravos em que o pó da mesma ainda não tinha pousado e ainda tinhamos o escudo e concentremo-nos na actualidade.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

A
Ele não criou nada a meu ver, a função do estado sempre foi sobre-regular a população ao longo da história, é assim que a classe abastada controla o poder (old money).

O Sócrates foi a marioneta perfeita, todos os olhos estão nele e não nas questões que merecem ser levantadas e analisadas, como a necessidade de um governo, perceber qual deveria ser a sua função, o seu peso no dia-a-dia do homem comum. O que é na verdade o FMI, será que os seus representantes são elegidos democraticamente? etc

Acho que o anjo2 estava a ser ironico.

Quanto ao FMI, podemos discutir as questões à volta da muito falada "nova ordem mundial". O que é certo é que nós gostamos do que o sistema nos dá:

- queremos o microondas
- queremos o telemovel
- queremos o carro
- queremos o plasma
etc, etc, etc

Não produzimos isto. Importamos. Temos de pagar.

Se não conseguimos pagar, pedimos emprestado.

Se não conseguimos pagar o dinheiro emprestado, ou abrimos falencia ou então permitimos que os "não eleitos" ditem as regras.

A pergunta é:

O carro na garagem ou o FMI?
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Vamos lá maximizar a exportação de vinho e cortiça a ver se conseguimos concorrer com as nossas importações de carros, telemoveis, electrodomésticos, etc...
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Fdx... eu tinha 5 anitos e tu nem eras nascido. Deixemos a música revolucionária de um tempo pós revolução dos cravos em que o pó da mesma ainda não tinha pousado e ainda tinhamos o escudo e concentremo-nos na actualidade.

Mas o que eu quero dizer é que "o FMI" não vai entrar em Portugal e "dizer"

- Aqui está o seu dinheirinho, passe bem obrigado, nós não precisamos dele...

Eles não são nenhums salvadores, são investidores, possivelmente sem escrupulos, assim como os analistas e essa escumalha toda das empresas de rating que com os seus cordelinhos conseguem deitar um país abaixo...

O FMI vem a Portugal, bate á porta, entrega o dinheiro e depois vai ficar á espera, tal raposa matreira, para o receber recheadinho de juros...

Eles já o andaram a injectar na Grécia, na Irlanda, e mesmo assim nao houve grande mudança e os ratings deles continuam a descer...

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Mas o que eu quero dizer é que "o FMI" não vai entrar em Portugal e "dizer"

- Aqui está o seu dinheirinho, passe bem obrigado, nós não precisamos dele...

Eles não são nenhums salvadores, são investidores, possivelmente sem escrupulos, assim como os analistas e essa escumalha toda das empresas de rating que com os seus cordelinhos conseguem deitar um país abaixo...

O FMI vem a Portugal, bate á porta, entrega o dinheiro e depois vai ficar á espera, tal raposa matreira, para o receber recheadinho de juros...

Eles já o andaram a injectar na Grécia, na Irlanda, e mesmo assim nao houve grande mudança e os ratings deles continuam a descer...



Compreendo essas preocupações mas se formos ao fundo da questão temos isto:

Porque é que Portugal chegou a este ponto e como pode sair dele?

Opção 1)

Desistir do "sonho" Europeu e do seu estilo de vida.
Voltar a ser um país com fronteiras e moeda própria.
Consumir produto interno e protegê-lo com impostos sobre as importações (computadores, telemoveis, automoveis, plasmas, filmes, roupa, etc, etc, etc)
Desvalorizar a moeda para aumentar as exportações.
Ir pagando o que devemos à custa da produtividade interna.

Opção 2)

Receber ajuda externa através da injecção / empréstimo de dinheiro e perder uma certa soberania / independencia.
Utilizá-lo devidamente para criar riqueza e não simplesmente para o distribuir em salários, pensões e subsidios.
Ir pagando o que devemos à custa da produtividade interna.

---

O ponto comum é "Ir pagando o que devems à custa da produtividade interna". Eu prefiro a opção 2.

Não quero colocar a questão da tua idade em causa. Eu tb opino sobre o antes 25 de Abril e nunca vivi nele... Mas quem nasceu pós 86 não tem praticamente a noção de fronteira e pouco terá até do escudo. Portugal mudou muito desde a entrada na Europa e da entrada dos dinheiros europeus em Portugal. Chegou a altura de equilibrar as coisas.


Vamos lá maximizar a exportação de vinho e cortiça a ver se conseguimos concorrer com as nossas importações de carros, telemoveis, electrodomésticos, etc...

Têm sido feitos desenvolvimentos notáveis nesses dois sectores. E são dois exemplos de que o país precisa menos estado e mais iniciativa privada.