← Projectos

Citações.org - Frases e Citações em Português

Lida 16552 vezes

Offline

Nuno77 
Membro
Mensagens 210 Gostos 3
Feedback +4

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Quando se copia, dá nisto.

O citador.pt tem direitos, porque?
As frases ou citações não são de sua pertença, mas a sua tradução para português pode ser. É que autores estrangeiros têm de ser traduzidos. Ora, uma tradução pode originar diferentes frases, embora com sentidos semelhantes. A recolha das frases também dá o seu trabalho.

O mesmo se passa com dicionários, a definição das palavras pertence a quem as define, apesar das palavras serem universais. O que dá o seu trabalho, e podemos encontrar diferentes formas de descrever um palavra.

Este site evidencia ser uma copia autentica do citador.pt, e posso dar um pequeno exemplo. De certo existem centenas de frases que podem ser atribuídas a Adolf Hitler, contudo nos sites em evidência só apresentam 2, está bom de ver quem copiou quem.

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/adolf-hitler
citacoes.org/autor/647/adolf-hitler/


O pessoal do MaisTrafego, costuma ser critico com os "copianços" ;-)
Offline

Bernardo Cordeiro 
Membro
Mensagens 242 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Nuno77,
Neste caso as citações são um bem comum, eventualmente terão que as ir tirar a algum lado. Não digo que não é uma copia mas também não vou estar aqui a alimentar esta conversa.
Imagina um site de anedotas. Como é que são feitas? Ou o criador tem muito sentido de humor ou se limita a ir ver a um sitio qualquer.

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Nuno, eu acho que o copianço aqui não é muito relevante. O problema deste tópico foi ter sido invadido tal "reich" invade a Polónia, para dizer que um site que copia citações de terceiros é afinal o original em face de outro que faz a mesma coisa.
Se eu pegar no "Minha Luta", também vou fazer copy paste daquilo que está em ambos os sites.

Ambas as partes que se entendam. Vou zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Offline

NunoF 
Membro
Mensagens 257 Gostos 6
Feedback +7

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Quando se copia, dá nisto.

O citador.pt tem direitos, porque?
As frases ou citações não são de sua pertença, mas a sua tradução para português pode ser. É que autores estrangeiros têm de ser traduzidos. Ora, uma tradução pode originar diferentes frases, embora com sentidos semelhantes. A recolha das frases também dá o seu trabalho.

O mesmo se passa com dicionários, a definição das palavras pertence a quem as define, apesar das palavras serem universais. O que dá o seu trabalho, e podemos encontrar diferentes formas de descrever um palavra.

Este site evidencia ser uma copia autentica do citador.pt, e posso dar um pequeno exemplo. De certo existem centenas de frases que podem ser atribuídas a Adolf Hitler, contudo nos sites em evidência só apresentam 2, está bom de ver quem copiou quem.

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/adolf-hitler
citacoes.org/autor/647/adolf-hitler/


O pessoal do MaisTrafego, costuma ser critico com os "copianços" ;-)

Sem tirar nem por. Disseste praticamente tudo. O maior exemplo flagrante é mesmo o das traduções.

O pessoal de cá para umas coisas é muito crítico, mas para outras....
Offline

kaydara 
Membro
Mensagens 616 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

podem fazer testes, deixo aqui um link...

https://www.google.com/search?rlz=1C1CHFA_enPT484PT484&sugexp=chrome,mod=18&sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=A+frui%C3%A7%C3%A3o+desencanta+muitos+bens+e+prazeres+sensuais

com um excerto de um texto de ambos... pelos visto é de mais 10 sites...

A minha questão é: Copiaram todos do citador.pt ? Ou foram buscar todos á mesma fonte.

Se copiaram todos do citador.pt o departamento legal da media capital tem muito por onde pegar aqui... se foram todos buscar á mesmo fonte / base de dados... alguém ma vende que assim também crio um ???
Offline

Luís Marquês 
Membro
Mensagens 1430 Gostos 19
Feedback +27

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu acho que ja estou a perceber o que o Nuno77 quer dizer mas este caso é complicado.

Eu se quero ter material para o meu site de noticias insolitas tenho que as ir buscar a algum lado correcto? E quando eu copio total ou parcial uma noticia é considerada copia, porem neste caso das citacoes a situaçao e mais complicada porque as citacoes nao pertencem a ninguem.

Agora se eu tenho um site de citacoes tenho que ir buscar material a outro lado, provavelmente irei buscar ao citador.pt ou a um outro visto que existem dezenas de sites deste genero.

Quanto as traducoes serem iguais isso nao quer dizer nada, basta colocar a traducao em questao no google que ela está presente em dezenas de sites, por isso nada prova que foram tiradas do citador.pt ou de qualquer outro.
Offline

pocsav 
Membro
Mensagens 5 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary

Olá a todos!

O único propósito do site foi fazer com que as citações fossem o elemento predominante nas páginas. Comparação aqui: http://imgur.com/a/vfNPV

Quanto ao resto, não sei o que dizer às acusações, nunca se fez planos para "incorporar" ou registar propriedade intelectual seja do que for e não considero isso relevante para quem quer fazer um site nos tempos livres. Mais ainda quanto à acusação de que se esconde a identidade, apenas se usufrui de uma facilidade que o registrar de domínio facilita para evitar spam. Se o intuito é contactar-nos, estamos disponíveis por info@citacoes.org como sempre estivemos mas no entanto nunca foi recebido um contacto.

Se o problema é que alguém está a fazer dinheiro com isto, de bom grado será retirada a publicidade que foi colocada à coisa de mês e picos para experimentar. Edit: Para não estar a dar uma ideia errada à coisa, a conta actual vai em 1.89€

Claramente a falta de contacto pessoal foi apenas um lapso :)
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

O pessoal de cá para umas coisas é muito crítico, mas para outras....

A malta do mais tráfego continua a ser critica, a questão aqui é que é diferente. As citações são de domínio público, qualquer pessoa as pode usar. Pode ser pouco ético, algum trabalho pode ter sido copiado (trabalho de tradução), mas as citações podem ser usadas livremente. Se fossem artigos, imagens, o design ou algo parecido, as criticas tinham surgido logo no dia em que o site foi apresentado.

Depois é preciso ver uma coisa: quando uma pessoa chega a um fórum e menciona a Media Capital, a TVI, a Rádio Comercial e o IOL, fala como se fosse o único site na área com o mesmo conteúdo e termina com uma cantiga do não ter "registo legal português" e que isso só demonstra a "má fé" do "plagiador" está-se a meter a jeito para ser criticado e perder apoiantes.
Offline

Bernardo Cordeiro 
Membro
Mensagens 242 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

A malta do mais tráfego continua a ser critica, a questão aqui é que é diferente. As citações são de domínio público, qualquer pessoa as pode usar. Pode ser pouco ético, algum trabalho pode ter sido copiado (trabalho de tradução), mas as citações podem ser usadas livremente. Se fossem artigos, imagens, o design ou algo parecido, as criticas tinham surgido logo no dia em que o site foi apresentado.

Depois é preciso ver uma coisa: quando uma pessoa chega a um fórum e menciona a Media Capital, a TVI, a Rádio Comercial e o IOL, fala como se fosse o único site na área com o mesmo conteúdo e termina com uma cantiga do não ter "registo legal português" e que isso só demonstra a "má fé" do "plagiador" está-se a meter a jeito para ser criticado e perder apoiantes.

Totalmente de acordo

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
Offline

malaquias_ 
Membro
Mensagens 278 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

A malta do mais tráfego continua a ser critica, a questão aqui é que é diferente. As citações são de domínio público, qualquer pessoa as pode usar. Pode ser pouco ético, algum trabalho pode ter sido copiado (trabalho de tradução), mas as citações podem ser usadas livremente. Se fossem artigos, imagens, o design ou algo parecido, as criticas tinham surgido logo no dia em que o site foi apresentado.

Depois é preciso ver uma coisa: quando uma pessoa chega a um fórum e menciona a Media Capital, a TVI, a Rádio Comercial e o IOL, fala como se fosse o único site na área com o mesmo conteúdo e termina com uma cantiga do não ter "registo legal português" e que isso só demonstra a "má fé" do "plagiador" está-se a meter a jeito para ser criticado e perder apoiantes.

Nem mais!
Ora eu vou registar um site, e esse mesmo site vai pertencer a uma grande empresa, detentora da SIC e da RFM ( exemplo ), isso faz do meu site único? Poupem-me.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Depois é preciso ver uma coisa: quando uma pessoa chega a um fórum e menciona a Media Capital, a TVI, a Rádio Comercial e o IOL, fala como se fosse o único site na área com o mesmo conteúdo e termina com uma cantiga do não ter "registo legal português" e que isso só demonstra a "má fé" do "plagiador" está-se a meter a jeito para ser criticado e perder apoiantes.

É isso mesmo Celso. Por outras palavras, é um belo exemplo do que não fazer, independentemente de se ter ou não ter razão. Saber comunicar é uma virtude.
Offline

Jose Augusto 
Membro
Mensagens 434 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Já percebi pq é tão fácil copiar o citador, lol.

Se tiver tempo faço uma cópia também, pode ser que gere alguns cêntimos de adsense.
Offline

Bernardo Cordeiro 
Membro
Mensagens 242 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Já percebi pq é tão fácil copiar o citador, lol.

Se tiver tempo faço uma cópia também, pode ser que gere alguns cêntimos de adsense.

Deve ser uma maravilha, deixas o WinHTTrack a correr que já tens o trabalho feito quase *o*

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
Offline

Spacecowboy 
Membro
Mensagens 761 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Existem milhares de citações que são do dominio público, logo a violação de propriedade intelectual nesse ponto está descartada.
Ex: Provérbios, ditados populares, autores imortalizados que fizeram história.

Mas se forem citações de autores/particulares, com direitos reservados...aí a violação dos mesmos já é considerada. O autor pode reclamar os seus direitos.

No caso das traduções, algumas citações podem ser traduzidas por outras palavras, ou com uma construção de frase diferente.

Mas imaginemos que existem 10 sites similares de citações, que recorriam a provérbios estrangeiros...alguns acabariam por coincidir parcialmente ou totalmente em outras  traduções..ou então alguém teria que efectuar uma tradução errada da citação para não ser considerado plágio...e isso não faz sentido [-X

Por vezes o uso de linguagem corrente é inevitável...e acaba por coincidir muito ou imitar involuntariamente outros tradutores.

Exemplo: It´s raining cats and dogs
Quantas traduções diferentes arranjam para isto?
Que façam sentido e que conheça pela boca do povo..só arranjo duas...ou seja, está a chover a potes, ou está a chover a baldes...

E os outros? Teriam de dizer que estava a chover a tachos ou a copos para não serem acusados de plágio? Não faz sentido...

Dominio público não é propriedade intelectual.