← Conversa Geral

Dominios e o acordo ortográfico

Lida 5763 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boas!

Como sabem o acordo ortográfico já entrou em vigor. Até 2015 haverá ainda um período de transição.

Muitas palavras são afectadas / afetadas! ;)

Isto é muito importante para nós, não só nos textos produzidos, mas principalmente na escolha dos domínios.

Pessoalmente vou deixar expirar alguns (ou tentar substituí-los) e ficar de olho aberto a possíveis pérolas (se bem que provavelmente já estarão registados pelos brasileiros).

Fica o alerta!

Cumps,
+cjseven

Offline

Daniel 
Membro
Mensagens 358 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boas!

Como sabem o acordo ortográfico já entrou em vigor. Até 2015 haverá ainda um período de transição.

Muitas palavras são afectadas / afetadas! ;)

Isto é muito importante para nós, não só nos textos produzidos, mas principalmente na escolha dos domínios.

Pessoalmente vou deixar expirar alguns (ou tentar substituí-los) e ficar de olho aberto a possíveis pérolas (se bem que provavelmente já estarão registados pelos brasileiros).

Fica o alerta!

Cumps,
+cjseven



Vai ser obrigatório para todos os alunos já a partir do próximo ano lectivo, por enquanto ainda aceitam as 2 "versões"


Quanto ao domínios penso que não haverá nada a dizer, a nível de conteúdo esse sim vai ter de ser revisto, e tenho a certeza que eu e muitos outros nos primeiros tempos vão ser digamos que atribulados
Offline

mind 
Membro
Mensagens 0 Gostos 0
Troféus totais: 13
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary

Digo como estudante deste país que não vou usar nada acordado neste Acordo Ortográfico, nem na minha tese.

Quando a domínio e conteúdo, a única coisa que tenho em vista não é Portuguesa, de maneira que pouco afecta.
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Digo como estudante deste país que não vou usar nada acordado neste Acordo Ortográfico, nem na minha tese.

Subscrevo. Um dia destes escrevo qualquer coisa com uma opinião mais fundamentada, mas sumariamente penso que este acordo é uma palhaçada.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

:D

O meu alerta não ia no sentido de discutir se é bom / mau ou se concorda / não concorda. Cada um tem a sua opinião e tb acho que é um acordo ortográfico "estranho".

De qualquer forma ele está aí. E não vale a pena entrar em "não vou utilizar" a não ser que façam um petição pública e façam "barulho".

A partir de 2015 vai mesmo ser utilizado em exclusivo e até vemos alguma imprensa que já o adoptou.

A minha intenção vai apenas no sentido de poder não ser uma boa aposta o registo de um domínio que incorpore uma das palavras afetadas.
Offline

Luís Casanova 
Membro
Mensagens 565 Gostos 9
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

De qualquer forma ele está aí. E não vale a pena entrar em "não vou utilizar" a não ser que façam um petição pública e façam "barulho".

E porque não enquanto é tempo?  :cool:
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

E porque não enquanto é tempo?  :cool:

Força! :D

Eu não tenho as competências suficientes para discutir esta mudança apesar de a achar um pouco ridicula. Na minha posição prefiro adaptar-me.

Quem quiser lutar contra o acordo, e gastar os seus recursos nessa luta, só posso dizer: força e felicidades!
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Não pensei muito nos domínios ainda, porque há semelhança de outras pessoas, tenho mais a intenção é de "fazer barulho" enquanto é tempo, mas não é protestar só porque sim ou sem bases, é criar ou participar nalgum movimento organizado, com dossiers, argumentos sólidos, coordenados por quem de direito (professores de português por exemplo) enfim, tudo direitinho, organizado e ordeiro. Porque acho que é assim que se mudam as coisas numa sociedade civilizada ;)

De qualquer forma não sou nada contra a evolução da língua. Alterações como pharmacia - farmácia fizeram e fazem todo o sentido. Mas tornar o português brasileiro, com todo o respeito, não :)
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Devo ser das poucas pessoas que concorda com o acordo estou a ver. Pharmacia->farmácia faz todo o sentido porquê? Porque simplifica? É o mesmo caso, vamos começar a deixar de escrever letras que não servem para nada e também uma forma de aproximar Portugal e o Brasil que é a principal razão da mudança, penso eu...
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Em geral tb concordo mas por outro lado acho ridiculo :D porque se o português é de Portugal e o Brasil foi adaptando a lingua, o Brasil é que deveria adaptar-se agora ao nosso português.

Este acordo visa maioritariamente uma adaptação do "nosso" português ao português do Brasil.

Mas claro, a regra KISS tb se deve aplicar à lingua e acho que acabamos por nos adaptar. O tuga é, por natureza, adverso à mudança... :D

A visão tem uma aplicação flash interessante para percebermos o que muda:

http://aeiou.visao.pt/guia-pratico-para-perceber-o-acordo-ortografico=f543282
Offline

Bruno Mota 
Membro
Mensagens 1733 Gostos 3
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

eu no outro dia escrevi Pharmacia e Thomar em um artigo de opinião sobre +/- este assunto... já agora como se irá escrever MUDASTI depois do acordo???
Offline

Paulo Gil 
Membro
Mensagens 233 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Não compreendo o objectivo destas mudanças.
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

É uma palhaçada...

Sou totalmente contra... Perda da nossa identidade, não obrigado
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

mais ano menos ano teremos uma língua universal, pode não ser no nosso tempo mas dentro de 100anos acabara por acontecer


a mim isto nem me aquece nem me arrefece, para mim o português é a língua mais ridícula que pode existir  :grin:

ou melhor enquanto webmaster ate acho bom, o publico aumentara  :wink:
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

...para mim o português é a língua mais ridícula que pode existir  :grin:

Podes fundamentar? :-P Agora fiquei curioso....