← Arquivo

[Artigo em Preparação] Barreiras e Obstáculos - O Bicho de 7 Cabeças

Lida 1192 vezes

Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Barreiras e Obstáculos - O Bicho de 7 Cabeças

Haverá sempre barreiras e obstáculos entre onde estás actualmente e onde queres vir a estar, mas se a tua força de vontade for grande, irá sempre superar. Provavelmente irás gastar muito tempo e dinheiro com os obstáculos que te surjam, e podes até conseguir ultrapassar a maioria deles, no entanto, no dia em que encontrares uma barreira ou um obstáculo que seja maior do que a tua força de vontade, tenderás a desistir. Esta é a má notícia. Os obstáculos que encontrares podem ser intimidativos, podem atrasar-te no caminho do teu objectivo, podem ser difíceis, podem dar-te dores de cabeça, e é quando menos esperas que eles aparecem, e facilmente podes perder o rumo.

Citar
As nossas vidas são o somatório das nossas decisões.

E é com assim que começamos o artigo de hoje.

Todos nós detestamos perder coisas, é da própria natureza humana. Desde a altura em que perdemos o nosso primeiro dente percebemos que a perda causa sofrimento, por isso mesmo não gostamos de perder dinheiro ou de desistir dos nossos projectos, em suma, detestamos perder.

Em primeiro lugar, a aversão à perda significa que damos mais valor ao que temos a perder do que ao que podemos ganhar.

Citar
Damos mais valor ao que temos a perder do que ao que podemos ganhar.

Esta aversão à perda significa igualmente que a forma como se formula uma pergunta afecta o resultado. As escolhas envolvem, frequentemente, compromissos. Pergunta a ti próprio do que precisas de abdicar para tomares uma decisão. De seguida coloca a pergunta de maneira diferente, imagina que não possuis aquilo que deves abdicar, quanto pagarias para a comprar?

Temos que ter conhecimento da nossa aversão à perda de coisas, mas claro que o conhecimento por si só não irá tornar o processo mais fácil.

Se não tens conhecimento da tua aversão à perda, estarás sempre receoso com as barreiras e obstáculos que se vão deparar no teu caminho, e se é assim que pensas, está na hora de mudares a tua visão. As barreiras e os obstáculos estão lá por um propósito muito definido: separar a inconsequência e a paixão.

Estabelecer Objectivos

É imprescindível que ao iniciares um novo projecto, que definas muito bem os objectivos do mesmo, esse conjunto de objectivos é o que te confere um caminho de orientação para as tuas decisões, no sentido que progridas numa direcção. Os objectivos explicam-te o que pretendes alcançar com o teu projecto, com um carácter temporal. Estes são essenciais na gestão do teu site, na medida em que esclarecem onde queres chegar e como avaliares se o estás a conseguir.

Deves ter sempre em consideração que os objectivos devem respeitar 4 critérios:
  • Mensuráveis
  • Elevado Grau de Desafio
  • Realistas e Atingíveis
  • Compatíveis

É a partir daqui que os obstáculos e as barreiras surgem.

O Fórum do maistrafego tem de tudo, e é o melhor lugar para irmos buscar exemplos reais.

Citar
Não é a questão de me estar a borrifar..
Já tenho leitores sufecientes , nunca comprei alojamento nem dominio..
Epah não sei quase nada , ou nada..
Tenho cerca de 60 visitas diarias , o que já é optimo..
Talvez arranje dominio ou alguma alma caridosa me ajude a comprar xD de resto não sei não..
In: +t

Ora, o autor do post, contenta-se por ter 60 visitas diárias, o objectivo é mensurável, mas falha logo no segundo critério, não tem um elevado grau de desafio, o que torna o objectivo estabelecido simples, acredito que muitas pessoas consigam lá chegar. Na outra face está, quanto mais complexo, mais difícil é de concretizar esse objectivo.

A Força de Vontade

A maioria das pessoas, quando se depara com uma barreira ou um obstáculo, o que fazem é desistir. É por isso que vemos inúmeros projectos a serem vendidos, pelas mais diversas razões. Quantos aqui se enquadram no que disse? Quantos mais se irão enquadrar?

Quem vos garante que se tentarem ultrapassar esse obstáculo não terão sucesso?

O que importa é ter alguma compostura e perspectiva perante essa barreira / obstáculo. Não se deixem enredar pelo desfecho a curto prazo, porque o que acontece a longo prazo pode ser bem diferente.
Se ficarmos demasiadamente presos nos desfechos de curto prazo não conseguimos perceber quase podem tornar diferentes a longo prazo.

Citar
Precisamos de nos manter focados no longo prazo.

Há uma história que diz o seguinte:

Citar
Certa vez havia um sábio agricultor chinês perdeu um dos seus cavalos.
Quando o vizinho foi consolá-lo, o agricultor disse:
“Quem sabe o que é bom ou mau?”

Quando o cavalo dele voltou no dia seguinte, trazia consigo um bando de outros cavalos que lhe seguiram, o vizinho foi felicitá-lo pela sua boa fortuna.
“Quem sabe o que é bom ou mau?”, disse o agricultor.

Quando então o filho do agricultor partiu a perna ao tentar montar num dos novos cavalos, o vizinho foi consolá-lo de novo.
“Quem sabe o que é bom ou mau?”, disse o agricultor.

Quando o exército passou convocando os homens para a guerra, deixaram o filho do agricultor por causa da perna partida.
Quando o vizinho foi felicitar o fazendeiro pelo facto do seu filho ter sido poupado, de novo o agricultor disse:
“Quem sabe o que é bom ou mau?”

Quando podemos esperar que esta história termine?

Por outro lado, tendemos sempre a considerar apenas um único desfecho possível, como o vizinho do agricultor, em vez de considerar todos os desfechos possíveis. Se fores um pessimista, tenta obrigar-te a pensar no melhor desfecho, pois no reverso, os outros irão sempre partir do princípio que as coisas correm sempre bem. Se fores um desses optimistas, tenta pensar no que poderia correr mal.

Citar
Se pudermos evitar ficar cegos com o que esperamos que aconteça, podemos ultrapassar melhor os obstáculos.

Tentar, falhar e Continuar

É mais que sabido, que uma pessoa que tenta, falha e continua tem mais valor que aquela que tenta, falha e pára. No P@P, várias pessoas partilham dessa opinião, ninguém toma decisões sem se cometer erros, porém não se deve repetir o mesmo err duas vezes. Não é preciso ir muito longe, lanço-vos o desafio de responderem a esta questão, aprenderam mais nos vossos projectos de sucesso, ou naqueles que cometeram vários erros?

Provavelmente a maioria vai responder nos projectos em que erraram. Pois o “erro certo” ensina-nos mais que todo o sucesso no seu conjunto.

O problema é que à medida que envelhecemos e nos tornamos mais experientes, sentimos orgulho no facto de cometermos cada vez menos erros. Somos bons no que fazemos e isso significa não fazer asneiras, certo?

O problema é que, quanto menos erramos, menos aprendemos. Para se ser bom em algo, para nos distinguirmos dos demais, regra geral, é preciso cometer erros.

Analogia

Para melhor percebermos toda esta questão, podemos usar uma analogia engraçada, quem é que nunca jogou na sua consola ao Sonic? No final de cada nível existia sempre o boss final, o boss é mais complicado de vencer, regra geral, que o próprio nível.

Se considerarmos as barreiras e os obstáculos o boss final do nosso nível, podemos prepararmo-nos para ele, estudando-o e definindo uma estratégia para o derrubar. Tornando-nos mais fortes para as adversidades seguintes.

Conclusão

Podemos assim concluir que as barreiras ajudam-nos a filtrar quem realmente merece atingir os objectivos. Ajudam-nos a eliminar a concorrência, pois se o objectivo é mensurável, com um elevado grau de desafio mas realista e atingível, é um factor de distinção para quem o alcançar.

Espero que após este artigo, vejam os obstáculos e as barreiras de outra forma, principalmente que não os vejam como vossos adversários, e sim como aliados, pois são estes que vos permitem evoluir e a tornarem-se melhores.

Bons projectos!!!


O que acham? O que posso melhorar? O que devo abordar? Opinem....  :obrigado:
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Gosto, apesar da motivação funcionar bem é com terapias de choque.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Também gosto, acho importante serem publicadas estas matérias para que os novos webmasters tenham acesso a uma informação compilada no blogue e não andem às aranhas aqui no fórum. A longo prazo pelo menos vai facilitar o trabalho, pois basta apontá-los para tópicos do blogue em que estas temáticas são abordadas.
Offline

Miguel Dias 
Membro
Mensagens 1273 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Excelente artigo para os recém-entrados neste mundo, saberem que desistir à primeira não e solução, mas também não podem esperar vida facil
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado pelos comentários.

Excelente artigo para os recém-entrados neste mundo, saberem que desistir à primeira não e solução, mas também não podem esperar vida facil

Recém-entrado e não só, há por aqui muito boa gente a vender projectos por razões que, pessoalmente, acho ridículas.