← Conversa Geral

O que fazer nestes casos?

Lida 11949 vezes

Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Nada podes fazer, por via legal. A internet é um espaço livre. Todos podem copiar o que quiserem. Embora seja chato, claro...

estás enganado... se fazes uma imagem no PAINT tens direitos sobre ela, ela é apenas TUA... se escreves algo palpável, (uma ideia, um raciocínio, esforço intelectual) tens direitos sobre esse texto...

Não havendo autorização prévia e expressa do autor, para que a obra seja utilizada, integral ou parcialmente, é SEMPRE violação de copyright.


Podes é afirmar que na web 99% das pessoas não se importam mas é diferente de dizer "podes copiar o que quiseres"


Eu não preciso de dizer que este post (por exemplo) está licenciado por esta ou aquela licença para que isto esteja protegido, se não te dou autorização para copiares, não podes copiar... entendes?


como é que se prova que copiaste um texto, pela acentuação, pela maneira de escrever (eu por exemplo uso MUITO os 3 pontos no final de frases, quase ninguém usa) e pelo raciocínio... não ha maneiras de pensar iguais...

imagens nem se fala, uma imagem tem sempre um dono e ou diz "usa como quiseres" ou supostamente tens de perguntar ao dono... na web é complicado isso acontecer, mas neste caso o dono achou a cópia e não permite
Offline

almargo 
Membro
Mensagens 377 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boas

spec, não funciona bem assim.

As SP's, mediante os termos de uso existentes, podem não ser responsabilizadas pela informação existente na conta de alojamento. Como já foi dito, depende essencialmente dos termos.

Agora o menino não pode ser responsabilizado, mas os pais podem! No caso de um menor provocar dano ou prejuizo, tens direito a ser ressarcido dos valores, e dado que ele é menor, os pais respondem por ele.

Mas o ideal era a SP em causa falar com o cliente, a "apresentar" o caso.

Pode ser que caia na realidade do mundo dos adultos.

Abraços
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas

spec, não funciona bem assim.

As SP's, mediante os termos de uso existentes, podem não ser responsabilizadas pela informação existente na conta de alojamento. Como já foi dito, depende essencialmente dos termos.

Agora o menino não pode ser responsabilizado, mas os pais podem! No caso de um menor provocar dano ou prejuizo, tens direito a ser ressarcido dos valores, e dado que ele é menor, os pais respondem por ele.

Mas o ideal era a SP em causa falar com o cliente, a "apresentar" o caso.

Pode ser que caia na realidade do mundo dos adultos.

Abraços
Não depende nada dos termos, nenhuma SP do mundo pode dizer "NÃO tenho nada haver com o colocam aqui, paguem apenas que não se passa mais nada..." termos são apenas termos, valem para te justificares perante os clientes, apenas isso, não podes fazer a TUA lei nem a TUA interpretação de Copyrights...

acima de qualquer lei à deveres éticos e morais, as SPs devem ser sensíveis a isso... mas legalmente qualquer empresa seja SP, seja até o Talho aqui da rua, se for avisado que contem material ilegal e não fizer nada pode ser responsabilizado por isso...

Não és obrigado a adivinhar, mas se fores avisado e consentires é diferente...

mas neste caso há termos e tem bem claro que ha regras e condutas a seguir, essas regras não estão a ser cumpridas, segundo os termos da própria SP é USO ABUSIVO... não sei qual é a dificuldade em entender o que é óbvio
 
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Se há coisa difícil na web é protegermo-nos contra plágios, a teoria é muito bonita mas a prática nem por isso, a não ser que sejas uma empresa ou que tenhas independência financeira suficiente para custear advogados e processos, pode tornar-se penoso.

Eu já "sofri" isso na pele e só com bluf me safei, porque se o engraçadinho calhava de não caír na minha "cantiga" ia ser o cabo dos trabalhos.

Claro que, dado que estamos num fórum de aprendizagem, se houver métodos mais rápidos/eficazes de protecção, sou o primeiro interessado em conhecê-los.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

ac99, tens razão nisso, a lei é assim mas ninguém vai gastar dinheiro em advogados para processar um plágio deste tipo...

mas se me fizessem isso numa tese de mestrado por exemplo, avisava a pessoa, avisava a SP e depois metia um processo judicial... quem perder tem de pagar as custas judiciais todas do processo e durante o processo os servidores ou os discos onde o material está alojado pode ser confiscado para servir de prova (acho que aconteceu isso no caso BTUGA)...

tudo depende da importância do plágio...



mas não ha muitos conselhos a dar, é esperar que nunca nos aconteça a nós e se acontecer estejam sempre prontos a fazer WHOIS aos domínios
Offline

almargo 
Membro
Mensagens 377 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Não depende nada dos termos, nenhuma SP do mundo pode dizer "NÃO tenho nada haver com o colocam aqui, paguem apenas que não se passa mais nada..." termos são apenas termos, valem para te justificares perante os clientes, apenas isso, não podes fazer a TUA lei nem a TUA interpretação de Copyrights...

acima de qualquer lei à deveres éticos e morais, as SPs devem ser sensíveis a isso... mas legalmente qualquer empresa seja SP, seja até o Talho aqui da rua, se for avisado que contem material ilegal e não fizer nada pode ser responsabilizado por isso...

Não és obrigado a adivinhar, mas se fores avisado e consentires é diferente...

mas neste caso há termos e tem bem claro que ha regras e condutas a seguir, essas regras não estão a ser cumpridas, segundo os termos da própria SP é USO ABUSIVO... não sei qual é a dificuldade em entender o que é óbvio
 

spec,

não precisas de te inflamar tanto. Já vi que levas isto a peito. Mas mais que levar a peito, devemos olhar para isto de uma forma legal.

O que é uso abusivo? Agora imagina que eu tenho um cliente, que tem um fórum, e que aparece uma terceira pessoa a dizer que o meu cliente plagiou. Eu contacto o cliente, e informo-o da situação. A resposta é: "Não, fui eu que fiz isto".

Vais desligar a conta do cliente? Por favor!!  Vamos olhar para isto de uma forma empresarial e não com o coração.

Posso dizer-te que já estive numa situação dessas. E como ninhgém conseguiu provar o que nasceu primeiro, a galinha ou o ovo, apenas aconselhei ambas as partes a informar as autoridades, e quando contactado e com ordem expressa, colocaria o site em baixo (se fosse o meu cliente o faltoso, o que não se veio a verificar).

Olhando para o caso acima, tens um grave problema. Copyright? O que é ilegal? Ele plagiou, é certo. Mas a obra estava registada?

Pois, essa é uma das falhas graves na lei. Como provas quem plagiou quem? Bem, sempre te podes mudar para os States, lá a tua vida estaria bem mais simplificada.

NOTA: Esta é a resposta institucional.
Offline

almargo 
Membro
Mensagens 377 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

ac99, tens razão nisso, a lei é assim mas ninguém vai gastar dinheiro em advogados para processar um plágio deste tipo...

mas se me fizessem isso numa tese de mestrado por exemplo, avisava a pessoa, avisava a SP e depois metia um processo judicial... quem perder tem de pagar as custas judiciais todas do processo e durante o processo os servidores ou os discos onde o material está alojado pode ser confiscado para servir de prova (acho que aconteceu isso no caso BTUGA)...

tudo depende da importância do plágio...



mas não ha muitos conselhos a dar, é esperar que nunca nos aconteça a nós e se acontecer estejam sempre prontos a fazer WHOIS aos domínios

O arresto dos servidores apenas acontece em situações em que a SP não respeita o pedido do tribunal para aceder aos dados.

Nem tudo é tão simples assim.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não é o caso que me enerva... é apenas a vossa atitude, há muito aquela mentalidade "desde que pague não é nada comigo..." (não sei nada do caso que aconteceu contigo nem é relevante agora)

Tens um caso muito claro como este, cópia de imagens, cópia de theme, cópia de textos e até cópia de opiniões... até perante a lei é ilegal e vai até contra os Termos de Uso da SP em questão... A própria SP considera nos seus termos isso como Uso Abusivo... isto é complicado?


Uma SP séria enviava um email a dizer "A sua conta de alojamento neste momento viola os parâmetros X e Y dos
nosso termos de uso, por favor retire essa informação do seu fórum ou teremos de lhe suspender a conta"





Precisas de uma ordem judicial para fazer cumprir os termos de uso dos teus próprios serviços?

Onde é que leste que para o autor ter direito sobre uma coisa é preciso essa coisa estar registada? se eu não ceder a minha a obra, ninguém a pode usar, nem integral nem parcialmente...


Offline

Riey 
Membro
Mensagens 1001 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Bem, vocês não dormem!

A verdade é que como já foi dito, quando alguém cria uma obra ela está automaticamente protegida por direitos de autor, e só pode ser copiada quando o autor permite, mas em Portugal não se faz nada em relação a isso.

A empresa de alojamento já disse que contactou o cliente e deu-lhe um prazo de 72h para retirar tudo o que copiou.

Nestes casos acho que não é difícil de ver quais são as copias, visto que os sites tem data e hora nos posts e na sua criação, além disso tenho os ficheiros photoshop das partes do tema que alterei, enquanto ele só tem as imagens copiadas...

Obrigado pelas informações
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

acho que o miúdo já está a colocar as fontes
Offline

malaquias_ 
Membro
Mensagens 278 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Plágio! What else?! É com frequência que me deparo com estes casos, é triste as pessoas não terem um minimo de conciência nas suas atitudes! Só lhes fica mal. Não sei ao certo o que ganham com o plágio! Têm menos trabalho a ter imaginação, têm mais trabalho a copiar! Infelizmente estes casos vão continuar a surgir, e nada podemos fazer em relação a isso. Por outro lado, um trabalho nosso ser copiado, é porque defacto é um bom trabalho!

Cumprimentos,

F Malaquias
Offline

Riey 
Membro
Mensagens 1001 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Após isto vou ser banido > http://modspt.com/forum/index.php?topic=186

achei piada ao registo "Tenho pelo menos 10 anos de idade" loool
Offline

Riey 
Membro
Mensagens 1001 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

done "Visitante, você foi banido deste fórum!" lol
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

estás enganado... se fazes uma imagem no PAINT tens direitos sobre ela, ela é apenas TUA... se escreves algo palpável, (uma ideia, um raciocínio, esforço intelectual) tens direitos sobre esse texto...

Não havendo autorização prévia e expressa do autor, para que a obra seja utilizada, integral ou parcialmente, é SEMPRE violação de copyright.


Podes é afirmar que na web 99% das pessoas não se importam mas é diferente de dizer "podes copiar o que quiseres"


Eu não preciso de dizer que este post (por exemplo) está licenciado por esta ou aquela licença para que isto esteja protegido, se não te dou autorização para copiares, não podes copiar... entendes?


como é que se prova que copiaste um texto, pela acentuação, pela maneira de escrever (eu por exemplo uso MUITO os 3 pontos no final de frases, quase ninguém usa) e pelo raciocínio... não ha maneiras de pensar iguais...

imagens nem se fala, uma imagem tem sempre um dono e ou diz "usa como quiseres" ou supostamente tens de perguntar ao dono... na web é complicado isso acontecer, mas neste caso o dono achou a cópia e não permite

Ok, se eu copiar este teu post, contra a tua autorização, o que podes fazer, por via legal, contra mim?
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Depende de que tipo de plágio se trata, para mim o mais grosseiro é quando alguém copia as palavras e opiniões de outros e divulga-as como sendo dele próprio, isso sim é um plágio que pode e deve ser atacado para que a pessoa seja punida.