← Desenvolvimento

Plataformas para Windows de VCS

Lida 2361 vezes

Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Nunca trabalhei com nenhuma, mas gostava de experimentar.

Existe alguma VCS para Windows de fácil instalação, e que seja possível gratuitamente para projectos não open-source?
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

VCS = Version Control System?

Os sistemas de revisão são praticamente todos de código aberto:

SVN - http://subversion.apache.org/packages.html
TortoiseSVN (simplifica tudo e integra com a shell do Windows) - http://tortoisesvn.net/

GIT - http://git-scm.com/
msysGit - http://code.google.com/p/msysgit/

Há muitos mais, esses são os mais utilizados. Mercurial, CVS, Bazaar, ...

Se é só para ti (vai estar tudo centralizado no teu PC) perdes a grande vantagem do Git (é um sistema distribuído). SVN é simples, prático e "confortável", geralmente é o que eu utilizo - o que está na "berra" é mesmo o Git (muito por causa do GitHub).
Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Mas nesse caso, o código não fica disponível publicamente?

Era interessante ter algo do género, mas não queria um projeto colaborativo, pois como referi no outro tópico, os projetos que atualmente estou a desenvolver têm uma ética comercial e outros pessoal.
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Vai ai uma grande confusão. Alguns sistema de controlo de versão (CVS, SVN, Git, ...) são de código aberto, o código que lá colocas não o tem de ser...

Um servidor SVN, um servidor GIT, um servidor CVS só é público se tu o quiseres. Eu tenho n repositórios alojados na minha máquina que não têm nenhum propósito senão serem utilizados por mim (e apenas por mim). De igual forma tenho um par de repositórios numa VPS à qual só eu e mais duas pessoas têm acesso.

Depois tenho pedaços de código por exemplo no GitHub, esses sim disponíveis a todos...

Os repositórios só são públicos se tu o quiseres. Como disse anteriormente podes criar um repositório apenas teu, na tua máquina, por trás de uma firewall (ou completamente offline) a que ninguém tem acesso.

Por outro lado existem n empresas que oferecem este serviço, para quem não quer estar a andar de volta de configurações e problemas do género - passas a ter repositórios num qualquer servidor por esse mundo fora, acessível pela Internet e que será público (ou não) consoante a configuração do dito servidor.

O caso do Github, por exemplo. Pegaram no sistema Git e criaram uma interface pipi (web) que integra utilizadores automaticamente em repositórios, mostram gráficos com os commits realizados, integram um sistema de fórum / chat, ... Depois oferecem um serviço gratuito caso o código que lá coloques seja aberto (dai a sua popularidade), senão podes subscrever um plano, alojar lá o teu repositório, utilizar o sistema deles mas pagas uma mensalidade por isso (https://github.com/plans).

No teu caso podes criar tu um repositório na tua própria máquina e utilizá-lo. Penso que por exemplo o TortoiseSVN tem essa facilidade (Google - local repository tortoisesvn).

Não sei se fui claro. Se estiver complicado, apita - mas o conceito a reter é que podes perfeitamente criar um repositório só para ti, alojado na tua máquina. Se queres um repositório privado, mas não queres andar às voltas com configurações, o que não faltam para ai são serviços que fazem isso por ti:


Offline

kaydara 
Membro
Mensagens 616 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

ó diogo gabo-te a paciencia de explicar coisas que o ivo podia facilmente pesquisar e entender rapidamente... tanto neste como em outros tópicos
Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Obrigado pela espectacular explicação mesmo diogo :) (mais uma vez!)

É-me realmente muito importante uma ferramenta deste género. Mais logo vou tentar criar um repositório no meu computador.

@kaydara se leres com atenção tudo o que escrevi no tópico, percebes que já perdi um bom tempo a pesquisar, no entanto, me confundi com versões apenas para Linux, Windows, VCS, Gits, comandos, por aí fora.

Para quem não está dentro do assunto, não consegui ler nada que me explicasse exactamente o que é o quê, e o que faz cada coisa, e o diogo soube-me explicar isso.

Quais outros tópicos? Podes referir? O único outro a que o diogo respondeu (ao qual agradeço muito também) foi em relação à implementação de classes e métodos, através do Wordpress e como poderia ser isso utilizado numa outra vertente de construção de um CMS.

Não percebi mesmo esse teu comentário.
Offline

kaydara 
Membro
Mensagens 616 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

da maneira que falas as confusões que fizeste são perfeitamente naturais, pior ainda mesmo com pesquisa ainda ficas-te pior pelo que entendo...

só te dou uma dica, ás pessoas que entendam como parece ser o caso do diogo ganhas se fizeres perguntas inteligentes e não dúvidas estúpidas, pois a primeira e a segunda ainda podes ter resposta... mas o ponto de saturação chega rápido... a famosa história de pedro e o lobo...

já agora no caso do cms bastava teres feito umas alterações, um pequeno debug e já sabias a tua resposta mas enfim... até isso foi complicado
Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

da maneira que falas as confusões que fizeste são perfeitamente naturais, pior ainda mesmo com pesquisa ainda ficas-te pior pelo que entendo...

Correcto.

só te dou uma dica, ás pessoas que entendam como parece ser o caso do diogo ganhas se fizeres perguntas inteligentes e não dúvidas estúpidas, pois a primeira e a segunda ainda podes ter resposta... mas o ponto de saturação chega rápido... a famosa história de pedro e o lobo...

Continuo sem entender o porquê da tua indignação. Voltei a reler as questões, e são questões bem naturais relevantes ao conhecimento que tinha na altura. Qual é o problema?

Não obrigo ninguém a responder. O diogo respondeu porque quis obviamente, e porque decidiu despender algum do seu tempo a ajudar alguém.

E se achas que foi tempo inútil, então nem vou falar na quantidade de perguntas a que respondo "inutilmente" todos os dias, no entanto, sabes que mais? Sinto-me bem com isso. Ajudo alguém.

já agora no caso do cms bastava teres feito umas alterações, um pequeno debug e já sabias a tua resposta mas enfim... até isso foi complicado

Alterações? Debug?

Apenas perguntei como era realmente implementada a funcionalidade de templates do Wordpress, dado que não tinha entendido como era incorporado o get_header().

Qual é o problema?

E de qualquer forma, eu agora também poderia protestar pois não contribuíste de qualquer forma positiva a este tópico, nem ajudaste a esclarecer qualquer dúvida, quando ainda puseste em causa a paciência e o tempo despendido do diogo.
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Calma, que conflito tão desnecessário. Respondi porque tinha tempo e quis, perguntas estúpidas não existem e pareceu-me que o Ivo já tinha andado de volta disto e estava a confundir conceitos...

De qualquer das formas este tópico serviu de inspiração para um texto matinal de fim-de-semana, não se aplica a Windows (porque não tenho esse sistema operativo instalado), mas penso que expõe o essencial daquilo que estás a tentar fazer: http://diogoosorio.com/blog/entry/localhost-svn-setting-up-a-svn-repository

Boa sorte!