Os clientes da CGD de homebanking foram alvo no ultimo mês de tentativas de fraudes.
As tentativas baseavam-se passar por alguem da Caixa, de modo a obter os dados da conta, enviando emails que seriam supostamente da Caixa, porém estes emails tinham uma má qualidade de construção, contendo vários erros ortográficos e fáceis de detectar.
A CGD aconselha os utilizadores a:
Não abrir mensagens de correio de origem duvidosa
Manter um software de antí-virus actualizado
Não utilizar computadores públicos para aceder aos serviços de Internet banking
Verificar as contas pessoais regularmente bem como a data e hora do último acesso
Verificar o certificado digital para se assegurar que está a aceder ao Internet banking da Caixa (fazer duplo clique sobre o cadeado amarelo no final do browser; verificar se o endereço do site começa por https://)
Terminar sempre a sessão de Internet banking, através da opção 'sair'.
Fonte:
http://www.cgd.pt/phishing.htmEu dou mais umas dicas:
- Mudar regularmente de password.
- Em pagamentos pela internet, utilizar um cartão virtual ao invés do principal.
- O limite de utilização do cartão deve ser igual ao da compra a se fazer.
Infelizmente caminhamos para um futuro cada vez mais incerto, em que há cada vez mais tentativas de ataques a máquinas e tentativas de fraudes.
P.S.: Penso que há muita gente do mais-trafego que utiliza home banking, por isso postei isso aqui.