← SEO

Keywords certas

Lida 3095 vezes

Offline

ramitos 
Membro
Mensagens 12 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Boas,

Provavelmente isto já deve ter sido aqui perguntado imensas vezes, mas eu ainda não encontrei a resposta.  Se for falha de pesquisa minha, podem bloquear/apagar.

O meu blog é uma espécie de base de dados de todas as bandas de musica alternativa em Leiria, bem como notícias e artigos das mesmas. Tenho também uma agenda com os concertos em Leiria, e com os concertos das bandas de Leiria noutros pontos do país.

Além disto, tenho também uma listagem de salas de concertos, promotoras, editoras, etc. Tudo em Leiria.

Todas as tags que coloco nos posts, são as bandas de que eu falo nos mesmos. Ou seja, se virem uma listagem das tags do blog, só vêm nomes de bandas.

Agora queria achar as melhores keywords para indexar o blog e para por na <head>, mas como é um site com um nicho tão especifico, não consigo pensar em nada de verdadeiramente relevante.

Poderia por os nomes das bandas nas keywords, pois é o conteudo que as pessoas mais pesquisam, mas como supostamente só é aconselhado ter 12 keywords, não chega. Os estilos de música que o blog aborda são muitos: alternativa, indie, punk, rock, pop-rock, metal, etc.

Eu posso imaginar dezenas de keyords, mas não consigo discernir quais as mais eficazes. Já tentei consultar uma série de sites sobre isso, mas normalmente as ferramentas são orientadas ao publico inglês/norte americano. O próprio adwords não me mostra as palavras mais pesquisadas na area da música em Leiria. Diz que esse recurso não esta disponível em Portugal.

Alguma sugestão?

PS: Eu sei que há um tópico fixo sobre este assunto, mas não encontrei lá nada que resolvesse a minha dúvida. Muito provavelmente será n00bice minha :)
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Acho que tens aí  um problema bem complicado...

Esse "nicho" que falas é um engano... pois cá me parece que não há "nicho" nenhum, usando as tuas próprias palavras: Os estilos de música que o blog aborda são muitos: alternativa, indie, punk, rock, pop-rock, metal, etc.

Claro que percebo que consideras ser um nicho porque são bandas de Leiria... mas isso não é um "nicho": é uma limitação geográfica. "Leiria" para o universo google é minúsculo... e "bandas de Leiria" é anda menos que isso...

Pára e pensa um pouco... quantas pessoas em Portugal irão fazer uma busca no Google por bandas de Leiria??? provavelmente só os aficcionados dessas mesmas bandas, que serão provavelmente jovens que vivem em Leiria e arredores: em suma, muito poucas pessoas no universo dos utilizadores da Google.

A própria Google te diz isso quando te responde no AdWords que não tem dados suficientes... pois tão poucas são as buscas!!!

Não te sobra muito mais que tags do tipo:
  • tipo de música + Leiria  - ex: "música alternativa leiria"
  • nome da banda

Tudo o resto (tipo de música ou "leiria") manda-te para as páginas 300 e muitos dos resultados!
Offline

Alan Niemies 
Membro
Mensagens 27 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Acho que tens aí  um problema bem complicado...

Esse "nicho" que falas é um engano... pois cá me parece que não há "nicho" nenhum, usando as tuas próprias palavras: Os estilos de música que o blog aborda são muitos: alternativa, indie, punk, rock, pop-rock, metal, etc.

Claro que percebo que consideras ser um nicho porque são bandas de Leiria... mas isso não é um "nicho": é uma limitação geográfica. "Leiria" para o universo google é minúsculo... e "bandas de Leiria" é anda menos que isso...

Pára e pensa um pouco... quantas pessoas em Portugal irão fazer uma busca no Google por bandas de Leiria??? provavelmente só os aficcionados dessas mesmas bandas, que serão provavelmente jovens que vivem em Leiria e arredores: em suma, muito poucas pessoas no universo dos utilizadores da Google.

A própria Google te diz isso quando te responde no AdWords que não tem dados suficientes... pois tão poucas são as buscas!!!

Não te sobra muito mais que tags do tipo:
  • tipo de música + Leiria  - ex: "música alternativa leiria"
  • nome da banda

Tudo o resto (tipo de música ou "leiria") manda-te para as páginas 300 e muitos dos resultados!

Já eu tenho uma opinião diferente, pois acho que uma limitação geográfica também pode ser considerado um nicho. Um grande exemplo é a palavra-chave "UK": existem muitos nichos que podem ser feitos especificamente para moradores do Reino Unido, já que existem muitas pesquisas com este adicional, já que as páginas de resultados no Google podem estar específicas para estadunidenses, se "UK" não for adicionado. Além disto, um nicho não precisa necessariamente ser muito restrito, sendo que "bandas" já é um nicho, um assunto.

Mas concordo com as dicas que deu ao ramitos: acho que a melhor forma de encontrar boas palavras-chave sejam "nomes-das-bandas + Leiria".

Porém, acredito que, não podendo se atingir um bom tráfego das buscas, acho que seu site deve se focar na divulgação offline (já que é um site local) por meio de panfletos, cartões de visita e muito mais, e focar a divulgação online em sites específicos para Leiria também.

Talvez o Paulo Faustino possa ajudar em algo (www.escoladinheiro.com), já que, se não me engano, ele mora nesta mesma cidade.

Um grande abraço, espero ter ajudado!   :grin:
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Já eu tenho uma opinião diferente, pois acho que uma limitação geográfica também pode ser considerado um nicho. Um grande exemplo é a palavra-chave "UK": existem muitos nichos que podem ser feitos especificamente para moradores do Reino Unido

Nisso estamos de acordo... o que eu quis dizer é que "Leiria" não é um nicho por ser demasiado pequeno.

"Nicho" é algo que podemos explorar porque não é devidamente explorado pelos outros... mas deve ser um tamanho suficiente para valer a pena... caso contrário não é um "nicho": é um grupito de pessoas. 

:superlol: