← Conversa Geral

O VERDADEIRO Offtopic 3

Lida 5075150 vezes

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

isso é generalizar... Todos os engenheiros mecanicos sabem reparar um carro? Não...poucos o sabem

Existem engenheiros informaticos que nunca na vida irão ter que trabalhar com redes... Existem tantos ramos da informatica...
ok podem parar de me bater.

Alguem já ouviu falar dos cursos de nivel 4 da UE?
Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3


Alguem já ouviu falar dos cursos de nivel 4 da UE?

Sim, salvo erro é um nível entre o secundário e a licenciatura. Salvo erro, o nível 4 adquire-se através de uma especialização numa área durante um ano. É isso?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Sim, salvo erro é um nível entre o secundário e a licenciatura. Salvo erro, o nível 4 adquire-se através de uma especialização numa área durante um ano. É isso?
Penso que si é 1 ano e meio mais 6 meses de estagio. Alguem tem mais info disto?
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

desde quando é que é preciso perceber de matemática para fazer o exame nacional?

O meu vizinho com 5 dias de estudo passou no exame de matemática do ano passado (ele deixou de ter matemática no 9º ano e é dos gajos mais nabos que conheço)... o exame cada vez mais é dado, é apenas uma mini-burocracia para entrar na faculdade...

O Governo quer estatísticas, para chegar a bruxelas e dizer "os portugueses tem milhares de diplomas... são mão de obra especializada", nesta politica de facilitismo há quem tire o 9ºano ou o 12º em poucos meses... há quem entre na faculdade sem fazer o secundário... é ridículo!!!

Daqui a 2 ou 3 anos NINGUÉM no estrangeiro vai contratar portugueses, estão a formar pessoas sem mínimos de exigência

O exame da primeira fase foi dado, mas isso eu já disse à uns posts atrás. Mesmo assim, com 5 dias de estudo, foi pura sorte.
A média desse foi 12.4, a mais alta de SEMPRE. Na segunda fase, foi de 8.7, média normal para o exame de matemática. Confirma se quiseres, foi o meu ano lol.

As estatísticas não mentem, desde se tornou necessário um mínimo de 9.5 para específicas tem entrado menos gente para as universidades. Uma coisa é fazer o 12º rafado em 6 meses, outra coisa é conseguir aguentar das canetas em Ciências da Computação.
Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Penso que si é 1 ano e meio mais 6 meses de estagio. Alguem tem mais info disto?


Acho que este link te pode ajudar: http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Instituicoes/CET/OqueE
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sempre foi preciso 9.5 às especificas de acesso à faculdade, não é novidade hel.sousa... não foi sorte o exame é que foi ridículo...  

Só não entra quem não estudar!!! hoje em dia é tudo fácil... governa-se para números e estatísticas.



A primeira coisa que me disseram no curso foi, "vocês vão aprender um bocado de tudo, mas vão sair daqui a não saber quase nada... o importante é dar-vos bases para vocês especializarem-se na área que mais gostam" e é verdade a faculdade dá-te a conhecer um pouco de TUDO (redes, programação, consultadoria, 3D, robótica, bases de dados... etc... etc...) depois cada um tira certificações, cursos e afins... e com anos de trabalho é que adquire competências mais elevadas...

Seguir Eng. Informática é uma vida de constante estudo...






Existe muita gente que tirou o curso tecnológico de informática (técnico de nível III pele UE) e que depois entrarou em LEI!!!! e esses são aqueles que começaram a programar mais cedo, tem bases de hardware muito a cima da média, tem conhecimentos de bases de dados elevados e que sabem cravar fios de rede de olhos fechados e com as mão amarradas... resumindo somos a Elite da Informática... LOLOLOL...

Agora a sério, quanto aos cabos de rede, LOL... existe algum curso de LEI que não tenha uma cadeira de REDES?
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Nem sempre foi assim Spec, a minha irmã entrou com nega no exame mas média positiva. Informa-te melhor, provavelmente já entraste na universidade com o novo regime em vigor. Não foi por nada que começaram a facilitar nos exames......

Se todos tivessem capacidades tinha de se importar pretos aos kilos para trabalhar no pesado...........


"Só não entra quem não estudar!!! <hoje em dia é tudo fácil>... governa-se para números e estatísticas. "

Deves falar porque andas em LEI e não em CC :p
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Se um engenheiro informatico não tem de saber cravar cabos isso significa que não esta preparado para as actividades do dia a dia.. apenas isso.

Se ele não trabalhar na àrea de redes, para que precisa de saber cravar cabos?
Se trabalhar em redes, conseguiu aprender mais de 15 anos de matéria, e não vai conseguir aprender meter uns fios na posição certa e cravar no alicate?
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isto é offtopic certo? Até posso dizer que me doem as costas?

Doem-me as costas.

Pessoal, precisava de uma opinião vossa sobre este negócio: http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=15251.msg183562#new

:p
Offline

Casteloes 
Membro
Mensagens 935 Gostos 0
Feedback +14

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Search Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4

O que eu vou dizer pode estar muito desactualizado porque entretanto o ensino mudou muito mas aqui fica a minha experiência e opinião.

Quando acabei o 9º ano fui para o curso tecnológico de informática. Ainda pensaram que eu estava meio maluco e levaram-me a um daqueles exames psicológicos que se faz ou fazia na escola para ver a área que devíamos escolher. Eu não gosto de letras, não gosto de biologias nem geologias portanto so mesmo o curso de informatica é que me agradava. Quando o acabasse podia ir trabalhar ou ir para a universidade com preferência em relação a quem andasse num agrupamento geral (era qualquer coisa com ciencias no nome).
No curso tecnológico ainda ensinei um professor a fazer contas de dividir à mão quando era para converter os números em binario, hexadecimal e por ai. Tinha disciplinas tão básicas como AI em que se aprendi a trabalhar com word e excel mas tinha outras de programação muito úteis.
Tinha matematica e fisica que me lixavam o juizo mas descobri que a matematica era fácil se estudasse (pena so ter descoberto isso no exame do 12º).
Depois fui para a universidade muito mais preparado. Já sabia a lógica da programação e com isso safava-me bem em programação e as outras cadeira tipo analise matematica e fisica com trabalho ia lá. Também não podia deixar acumular o estudo que todas os dias tinha mini testes. Tinha 5 cadeiras por semestre e a cada dia tinha um mini exame.
Com bolonha não sei como as coisas ficaram mas pelo que vi nos horarios acho que piorou. Continuaram com 5 cadeiras por semestre mas em vez de ter 1 de fisica tinham 2 ou 3 ou seja tinham menos cadeiras mesmo de informatica.

Quanto ao cabo de rede não sei se o sei cravar. Se não sei já soube mas até aprendi fora de aulas.
Offline

Riey 
Membro
Mensagens 1001 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Acho piada à educação em portugal

Então criam cursos que a função é não ter continuidade?

Uma pessoa quando está no 9º ano não tem noção do futuro, chega ao 12º espeta-se numa parede....

Enquanto o ensino normal tem 2 semanas para estudar para os exames, os profissionais se querem ir aos exames tem que estudar sabe-se lá quando, e nos dias dos exames faltar ao estagio para poder fazer os exames -.-'
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Enquanto o ensino normal tem 2 semanas para estudar para os exames, os profissionais se querem ir aos exames tem que estudar sabe-se lá quando, e nos dias dos exames faltar ao estagio para poder fazer os exames -.-'
Exactamente se alguem quiser ir fazer exames não estuda como os outros e ainda tem de faltar seja ao que seja...
Eu no inicio do ano tinha a pequena ilusão de me inscrever no exame de FQ mas assim que vi que a stora faltava imenso.. desisti
Para alem daquilo ser muito mais basico só vou acabar essas aulas em Julho..

Sra Ministra se os alunos dos cursos profissionais podem fazer exames p a uni por favor crie condições para tal!
Offline

Tiago Martins 
Membro
Mensagens 932 Gostos 9
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Concordo perfeitamente com isso, as minha aulas acabam no fim do mês só...
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Exactamente se alguem quiser ir fazer exames não estuda como os outros e ainda tem de faltar seja ao que seja...
Eu no inicio do ano tinha a pequena ilusão de me inscrever no exame de FQ mas assim que vi que a stora faltava imenso.. desisti
Para alem daquilo ser muito mais basico só vou acabar essas aulas em Julho..

Sra Ministra se os alunos dos cursos profissionais podem fazer exames p a uni por favor crie condições para tal!

Pah não me gozem, vocês têm a vida facilitada o ano todo! Pelo menos os meus conhecidos que tiraram o curso profissional, que neste momento já estão empregados, passavam o dia a fazer coisas básicas, não marrravam em casa.

Experimenta ter aulas TODOS OS DIAS, 3 vezes por semana o DIA TODO, com TREINOS DE 2 HORAS TODOS OS DIAS e jogos a nível nacional que implicam deslocações TODOS OS SÁBADOS.

Agora diz-me onde é que estão as nossas facilidades... Vocês queixam-se mas têm tudo ao vosso dispor para ter um curso, enquanto nós se queremos ter o diploma de algo que nos valha alguma coisa temos que nos arrastar...

E tenho dito!
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Viva,
Novo filme e grátis no Youtube:

Quanto à conversa que estão a ter, o Cursos Tecnológicos são diferentes de profissionais, por isso não confundam.

E, quem quer ir para lá não é para brincar, pelo menos o de Informática é sempre projectos, sempre trabalhos com horários em que mal esta-se em casa.
Neste tipo de Agrupamentos já direccionam-se para o que pretendem e quando chegam à UNIV vão com o conforto do que estudaram e aprenderam. Matemática e Física, se é o problema, aprende-se também, apesar de ser B o que diferencia é no número de horas, pois praticamente em relação a A são poucas as diferenças, mas é como diz-se o verdadeiro teste começa na Universidade e é aí que também aprende-se.

Não preocupem-se tanto com isso, ninguém sabe 100% do que faz, não existem escolhas 100% racionais, devem fazer o que é melhor para vocês e não para os outros.


Abraço, bons estudos e bom trabalho para quem vai para a Universidade para o próximo ano.