← Blogging/Comunidades

Blogs de Empresas

Lida 4325 vezes

Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Há várias empresas de alojamento com Blogs, por sinal, bastante úteis e com boa informação.
Será bom uma empresa ter o seu blog?

 :obrigado: :+trafego:
Offline

Élvio Sousa 
Membro
Mensagens 89 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Depende do tipo de empresa. Um blog só se justifica quando há realmente boa informação e conteúdo relevante a partilhar, neste caso é uma mais valia para a empresa.
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Depende do tema da empresa, uma empresa de energias renováveis pode ter um blog a apresentar as vantagens para o meio ambiente etc...
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Uma empresa de Design ou uma SP?
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Todos os blogs são bem vindos, desde que tenham bom conteúdo, é tão simples como isto. Seja um blog de uma empresa ou não.
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Leiam isto:

http://jonasnuts.com/343794.html
http://jonasnuts.com/190210.html

Está tudo dito nesses 2 post's.
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Leiam isto:

http://jonasnuts.com/343794.html
http://jonasnuts.com/190210.html

Está tudo dito nesses 2 post's.
Foi uma óptima ajuda, respondeu à minha pergunta e o conteúdo é muito bom.
Offline

jonas 
Membro
Mensagens 5 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Webmaster

Foi uma óptima ajuda, respondeu à minha pergunta e o conteúdo é muito bom.

O conteúdo é bom, às vezes. Raramente, diga-se :)

Obrigada ao BlueEagle pela referência, e ao joaogodinho pelo elogio :)
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

jonas tens que agradecer á minha preguiça! Que eu ia fazer um texto mas o meu lado mais preguiçoso lembrou-se, "espera lá! a jonas já falou umas 2 ou 3 vezes nisto!"

:P
Offline

Guardião 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Webmaster Tenth year Anniversary

BlueEagle és mesmo preguiçoso, agora nem o msn ligas...
Offline

kitty 
Membro
Mensagens 17 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

A receita é sempre a mesma. Uma empresa tem produtos para vender. Então, identifica o público alvo. Ou seja, quem é que quer comprar as suas coisas, ou quem gostaria que comprasse as suas coisas. Nicho identificado, o que essa pessoa habitualmente leem. Pronto, está descoberto tudo. O produto, o nicho, o tipo de conteúdo e o teor do conteúdo.

Independentemente do produto, há sempre um publico alvo. Se não houver, então é porque o produto não vale a pena ser vendido. Eu posso ser fabulosa a fazer pneus de comboio, mas se os comboios nao usarem penus, não me adianta de nada faze-los.

Por isso é bom sim, ter conteúdo seja na forma de blog seja na forma que for.
Offline

marketocracia 
Membro
Mensagens 41 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Eu acho que é vantajoso para uma empresa ter um blog por n razões diferentes. Mas, também aceito que tal não seja possível por falta de tempo, falta de vocação para escrever, indisponibilidade por questões de caracter ou de privacidade de passar duma comunicação formal e distante para uma comunicação informar e mais próxima do cliente e outras razões que não vou agora enumerar.

Escrevi um artigo sobre o tema: A Tua Empresa Já Tem Blog?. E não faz sentido repetir aqui tudo o que escrevi lá.

Vou escrever o que não escrevi lá. Tenho uma prima que é psicóloga. E há todo um conjunto de palavras-chave que são relevantes para a profissão dela, mas onde existe uma competição muito grande. A minha prima chegou agora à selva, o local onde se disputam as posições nos resultados orgânicos do Google. E não tem orçamento para SEO e para qualquer outro tipo de marketing. Sugeri Google AdWords. A resposta foi não. Embora seja minha prima, não sinto por ela o afeto que poderia sentir por uma prima. Não convivemos há mais de 20 anos. E posso indicar-lhe o caminho. Mas, não posso, até por falta de tempo, caminhar na vez dela.

Sugeri então um site, com um blog integrado. Porquê?

  • Se escrever com regularidade, vai poder obter tráfego em palavras chave com 3 ou mais palavras, que representam mais de 50% das pesquisas efetuadas no Google e onde a competição é reduzida.
  • Pode criar uma relação mais interativa com os visitantes do blog e até criar uma comunidade de leitores interessados no tema. Alguns nunca serão clientes. Mas, a palavra passa de mão em mão, quando é necessário.
  • Os colegas de profissão (ou profissões conexas) podem descobrir o blog e isso pode ser importante em termos de reputação e autoridade. E há colegas que dão emprego, porque são donos de clínicas grandes, porque são Diretores de Serviços nos Hospitais.

Mas, li os posts do Jonas e também concordo que, em certas circunstâncias, é melhor não ter blog.

No caso do exemplo que dei, o blog é o blog da empresa, porque a empresa é a psicóloga x, que ninguém identifica como uma empresa.

Discordo da ideia que o blog será sempre um blog da pessoa A ou B e não será o blog da empresa, porque terá que ser sempre uma determinada pessoa a escrever o blog. Dou o exemplo do blog do fundador do Godaddy: Bob Parsons. A empresa Godaddy é aquilo. Quem lê o blog, lê a empresa.
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado pelas opiniões de todos. :)