← Conversa Geral

LEIC @ IST

Lida 8982 vezes

Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

 Juro que fiquei mt na duvida se havia de criar um topico so para isto ou se postar no offtopic... Mas se quisere la juntem os topicos...

A questão é a seguinte... No Sábado soube que fiquei colocado na minha 1º e unica opção. Licensiatura em Engenharia Informática e de COmputadores no IST (Alameda)...

Sempre foi um "sonho" que tive seguir esta área e já nao aguentava mais levar com matéria generalista (1º ao 12º ano)


Agora como vou ser caloiro no IST gostava de saber...

Alguem daqui frequenta ou ja frequentou este curso no IST?

No geral, alguem tem um conselho ou dicas que me possa dar?

Acho que vai ser duro agora ao inicio, e tou com um bocado de receio de nunca ter tido grandes fundamentos de programação, pois sempre me dediquei mais á Internet, nomeadamente websites e mais ultimamente Internet Marketing...
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu...

Primeiro que tudo vais ter que ser prachado, são apenas 5 dias e recomendo que não sejas anti-praxe, isto para poderes conhecer pessoas.

Não precisas de grandes fundamentos de programação, precisas de não faltar às aulas no principio e teres alguém que te explique quais são as mais importantes de ir quando precisares de faltar às aulas...

Para as incrições, não precisas de ir no dia próprio para leic.
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu...

Primeiro que tudo vais ter que ser prachado, são apenas 5 dias e recomendo que não sejas anti-praxe, isto para poderes conhecer pessoas.

Não precisas de grandes fundamentos de programação, precisas de não faltar às aulas no principio e teres alguém que te explique quais são as mais importantes de ir quando precisares de faltar às aulas...
Nunca fui anti praxe e sempre gostei desse espirito :P

Já acabaste mesmo o curso?  Tiraste algum mestrado depois? No geral gostas-te?

Para as incrições, não precisas de ir no dia próprio para leic.
Porquê?
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Eu fiz mas no meu tempo era muito diferente. Estou velho.
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu andava lá a tirar o mestrado..  :superlol:
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu andava lá a tirar o mestrado..  :superlol:

ainda andas?
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

No IST penso que sejas obrigado a tirar la o mestrado.

Prepara-te porque vais passar lá muitas noites :D
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

No IST penso que sejas obrigado a tirar la o mestrado.

Prepara-te porque vais passar lá muitas noites :D
UA acho que é, IST não.
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Só mais uma coisa... Tenho 2 duvidas...

Primeira é os livros, depois vou acabar por saber quais tenho que comprar? são caros? são obrigatorios? Eles avisam depois?

E outra é o Portatil... Por mais estranho que pareça eu nao tenho nem nunca tive portatil, e nao tenho $$ para comprar pelo menos agora durante o 1º mês, é muito essencial, mesmo para as aulas ? ou pode se dispensar?
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Só precisas de um, facilmente compras usado porque só interessa para essa cadeira, todos os outros é para conhecimentos próprios, é bom que tenhas um bom livro de C, Java e C++, adicionalmente um sobre LISP, Base de dados e OpenGL.

Não são obrigatórios, mas podem ajudar, quando fores programador e te dedicares a uma linguagem, é bom teres um livro com manual da linguagem.

Desde que tenhas pc em casa, estás safo, já houve pessoas a entrar para leic sem sequer terem computador em casa  :superlol:

lab15 tens pcs sempre disponíveis, adicionalmente e se não tiver a haverem aulas, lab8, lab9, lab10, lab11, lab12, lab13 e lab14 (acho que não me enganei em nenhum) tens mais pcs, sala multimédia tens macs, torre norte tens pcs (mais para os de leec, mas podes usar na mesma)

Se tiveres aulas na FA1 e FA2 são espécie de bunkers pois não tens rede de telemóvel, se tiveres calor podes ir para a cave estudar...
Tens acesso gratuito a muito do software da microsoft, windows xp, vista, 7, server, etc.
Para poderes ficar à noite nos labs precisas do cartão da rnl, é grátis, é estúpido e tens de pedir na reprografia da rnl.
O wireless é wpa2-enterprise, windows mobile dá, android só a partir do 2.1

Bla bla bla, vão-te explicar tudo na altura das inscrições e da praxe, na praxe precisas de um padrinho que na prática não serve de nada, no máximo podia-te indicar uma boa madrinha  :superlol:
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Muito obrigado pelas dicas... (dei te reputação positiva)

E em relação a esses livros nao se arranjam ebooks facilmente?
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Arranjas, o que precisas para o 1º ano (e logo 1º semestre) é que só deves conseguir ebooks algo desactualizados, o livro é feito pelo professor que dá a cadeira e que curiosamente é o presidente do departamento de engenharia informática.

Ainda não reparaste no link que tenho na assinatura? ;)
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Arranjas, o que precisas para o 1º ano (e logo 1º semestre) é que só deves conseguir ebooks algo desactualizados, o livro é feito pelo professor que dá a cadeira e que curiosamente é o presidente do departamento de engenharia informática.

Ainda não reparaste no link que tenho na assinatura? ;)

Por acaso já tinha reparado no site Leic.net há 2 ou 3 meses na tua assinatura e desconfiei logo que estudavas ou tinhas estudado la :p

Tem coisas que de certeza me serão uteis...

Bem entao tou a ver que e so esse que tenho que arranjar...

As cadeiras particularmente neste curso ( que sofre uma evolução todos os dias) não costumam mudar sempre de 1 ano para o outro? pra serem actualizadas ou assim?

E que linguagens de programação são mais exploradas neste curso?
Gostava mesmo de aprender PHP e JS que nunca tive a oportunidade

EDIT: Não conheces nenhum forum so de LEIC ou algo do genero? para me facilitar ainda mais a vida
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

UA acho que é, IST não.

Depende dos teus objectivos também... Mas é claro que os que não lutam pelo 10 numa das melhores fac's de Portugal de engenharias , IST, passam lá algumas noites.. conheço vários casos.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Depende dos teus objectivos também... Mas é claro que os que não lutam pelo 10 numa das melhores fac's de Portugal de engenharias , IST, passam lá algumas noites.. conheço vários casos.
Estava a falar sobre o mestrado, IST tem bolonha, licenciatura + mestrado, acho que na UA é licenciatura com mestrado integrado, e não por causa das noites, aliás, até referi o que é preciso para ficar lá depois das 19h, o que é ridiculo pois o cartão da universidade diz de que curso é e isso devia bastar para poder entrar no edificio da rnl que é também o de eng. informática.

Eng. Informática e Eng. Electrotécnica são as mais difíceis do IST, a não ser que seja sobredotado, até para ter 10 a algumas cadeiras é preciso passar algumas noites em branco... De qualquer forma o primeiro ano é o mais leve :)

Por acaso já tinha reparado no site Leic.net há 2 ou 3 meses na tua assinatura e desconfiei logo que estudavas ou tinhas estudado la :p

Tem coisas que de certeza me serão uteis...

Bem entao tou a ver que e so esse que tenho que arranjar...

As cadeiras particularmente neste curso ( que sofre uma evolução todos os dias) não costumam mudar sempre de 1 ano para o outro? pra serem actualizadas ou assim?

E que linguagens de programação são mais exploradas neste curso?
Gostava mesmo de aprender PHP e JS que nunca tive a oportunidade

EDIT: Não conheces nenhum forum so de LEIC ou algo do genero? para me facilitar ainda mais a vida
O leic.net está desactualizado, mas tem algumas coisas boas. Sobre fóruns só há um e está abandonado, de pouco serve.
As cadeiras raramente são actualizadas, é um dos contras deste curso, os professores não ganham dinheiro por serem professores, para além do C, Scheme, prolog e java não aprendes mais linguagens, a intenção é ensinar as bases de programação, como deves programar, se souberes, depois é muito mais fácil agarrares numa linguagem de programação que não conheces e começares a programar. Aprendes algoritmos, como deves colocar o nome das variáveis, como fazer makefiles, essas coisas básicas...

Não vais aprender php nem javascript, php é idêntico ao java por isso já ficas com as bases de php ao aprenderes java.

A linguagem que mais vais usar vai ser o C, em algumas podes escolher em C, C++ e java, mas geralmente a preferida é C.

Como não podia deixar de ser, vais-te divertir com assembly ;) Já pediram para fazer o jogo snake, pode ser que tenhas sorte e te mandem fazer um jogo :)