← Conversa Geral

Como Salvar Portugal

Lida 5220 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Não consigo deixar de comentar pois sou um crítico feroz da situação actual do país e da política em geral.

Aqui vai:

Propostas para as Finanças

1- Criar um imposto sobre a venda de acções na Bolsa.

RE: Em que termos e porquê?

2- Criar um imposto sobre o rendimento das instituições religiosas.

RE: Ok

3- Diminuir drasticamente as vagas nas Forças Armadas e diminuir as missões no estrangeiro.

RE: As Forças Armadas necessitam de ser remodeladas (sem dúvida). Agora não creio que o problema esteja com as vagas (para voluntários, suponho...) mas sim o excesso de oficiais (Portugal tem, salvo o erro, mais de 300 Generais - mais do que a Europa toda junta - para um pais que nem participou na 2ª guerra mundial, fez uma revolução com cravos e terminou uma guerra recuando, é completamente ridículo.

4- Regularizar e taxar a prostituição.

RE: Ok

5- Legalizar e taxar a venda de drogas leves.

RE: Eu sou ainda mais extremista. Que se legalize e taxe todas as drogas. Que se vendam barato (ao nível do diluente na drogaria) e quem quiser "curtir" que assuma a liberdade, o prazer e o risco. A luta contra as drogas é uma luta perdida e que só serve para continuar a alimentar um economia paralela e uma economia baseada no medo (drogas >> assaltos >> mais dinheiro para segurança >> mais policia >> mais clinicas >> mais psicologos >> mais bairros >> mais educação especial, etc)

6- Cortar nos apoios financeiros do Ministério da Cultura à "arte erudita"

RE: Se não houver procura para tal arte, que se corte os apoios.

7- Diminuir o financiamento dos partidos e acabar com as reformas cumulativas dos políticos.

RE: Completamente de acordo. Não faz sentido termo, por exemplo, um PR que pede esforço aos tugas quando ele próprio recebe reforma de PM, deputado, professor e ainda a remuneração de PR (por acaso até acho que recentemente renunciou uma delas).

8- Proibir as autarquias de contraírem dívidas.

RE: A dívida é algo que faz parte da gestão. O que importa é ter um balanço equilibrado. Acho muito bem que se criem regras claras sobre isto principalmente para evitat endividamentos que na maior parte das vezes são para pagar salários públicos.

9- Criar o salário máximo na função pública (para altos-cargos).

RE: Mais ou menos de acordo. Para atrair os melhores é necessário pagar bem. Apoio mais uma medida de total transparência sobre os rendimentos públicos (que tal um site onde todos os rendimentos pagos com o erário público fossem apresentados?) que aumente o poder crítico do cidadão.

10- Criar uma nova fonte de receitas para o Estado alternativa aos impostos: aquisição de acções sem direito de voto das grandes empresas cotadas na Bolsa, tornando o Estado sócio dessas empresas.

RE: Não estou de acordo. Primeiro, não confio na competência pública para gerir carteiras de acções, segundo, privatizações por via do nacionalismo já deu mais do que provas que não resultam.

11- Gestores públicos recebem uma comissão dos resultados da empresa pública: se houver lucro ganham mais um extra, se houver prejuízo pagam parte da dívida.

RE: Acho bem mas só possível de implementar a médio prazo, senão nenhum gestor quereria administrar a TAP ou a Refer.

12- Em último recurso, privatizar empresas públicas como a TAP, ou, em caso extremo, privatizar hospitais (ou a ADSE) e universidades.

RE: A TAP para mim fechava, assim como todas as empresas mantidas artificialmente. Acho um absurdo o Estado dar compensações astronómicas a empresas como RTP e TAP, quando os portugueses querem é low cost (obviamente) e ver os morangos com açucar. Não condeno o serviço público, mas este serviço público tem de dar resultados muito menos prejudiciais. Por outro lado, acho ridiculo, por exemplo, as diferenças de competitividade entre as empresas públicas e privadas, sendo as primeiras super priveligiadas e não fazem um esforço para se tornarem mais competitivas. Porquê? Porque ao fim do ano o Estado mete lá mais uns milhões.

Propostas para a Educação

1- Criar uma rede pública de creches e jardins-de-infância, especializada no desenvolvimento das capacidades cognitivas e físicas das crianças.

Seria pretendido o desenvolvimento do raciocínio lógico/matemático, da comunicação, das faculdades a nível gráfico e musical, e das capacidades físicas, por exemplo. Valores como a criatividade, o espírito crítico, a frontalidade, a responsabilidade, o empenho, o altruísmo e a tolerância deverão também ser promovidos. As crianças deverão ter também actividades ao ar livre e junto da natureza, sempre que as condições meteorológicas assim o permitirem. Finalmente, deverá apostar-se no bilinguismo, para tal assegurando que as crianças têm desde o início contacto frequente com a língua inglesa.

RE: Ok

2- Complementar o ensino preparatório com disciplinas de cariz mais prático e utilitário.

RE: Ok

3- Cancelar o programa e-escolinhas.

RE: Sem opinião formada.

4- Incluir aulas de condução no currículo do ensino secundário (12.º ano).

RE: Não estou de acordo.

5- Aos casais sem filhos que estão dependentes do rendimento mínimo, em vez de lhes prometer abono de família, pagar-lhes para não terem filhos enquanto não estabilizarem a sua vida.

RE: Não acho que se deve passar de um extermo a outro. Deve-se é deixar de pagar para tudo e mais alguma coisa (subsidio dependência)

Propostas para a Justiça

1- Obrigar os condenados por crimes graves a realizarem trabalho comunitário.

RE: Comunitário ou não, deviam trabalhar, tanto como forma de devolverem um contributo à sociedade como para aumentar as hipóteses de integração.

2- Usar os militares para reforçar o patrulhamento onde a PSP ou a GNR não têm recursos ou autoridade para o fazer.

RE: Não estou de acordo. Militar é militar, polícia é polícia.

3- Crimes não violentos deverão ser preferencialmente punidos com prisão domiciliária (para o Estado não ter de sustentar os sujeitos na prisão).

RE: Não estou de acordo para a maior parte dos casos. Cometeu crime, vai preso. Está preso, tem de trabalhar para se integrar e devolver um contributo à sociedade.

4- Expatriação dos imigrantes que cometam crimes.

RE: Concordo, desde que as provas sejam irrefutáveis e o crime suficientemente sério.

5- Pedófilos e violadores deverão ser castrados quimicamente.

RE: Concordo, desde que as provas sejam irrefutáveis.

6- Proibir indivíduos condenados por corrupção, gestão danosa e afins de exercerem cargos de liderança.

RE: Concordo, desde que sejam cargos públicos. Até os corruptos devem ter uma segunda oportunidade de refazer as suas vidas.

7- Criar uma base de dados que permita cruzamento de informação entre todas as entidades públicas.

RE: Concordo, aliás, com tanto dinheiro investido nessa área é mesmo incrivel que ainda não exista.

8- Os concursos públicos para prestação de serviços ao poder local deverão ser organizados e decididos por uma entidade nacional e independente (o facto de ser nacional torná-la-ia distante o suficiente para dificultar a corrupção).

RE: Concordo completamente. Mas acho que deveriam ser pelo menos duas entidades privadas a fazer a auditoria a todos os concursos públicos.

9- Aumentar as fiscalizações e auditorias surpresa às empresas públicas e privadas e aos beneficiários de apoios da Segurança Social, para tal reforçando a ASAE com membros das Forças Armadas.

RE: Concordo com a primeira parte. Militar é militar.

10- Castigar criminosos reincidentes com penas que incluam humilhação pública.

RE: Não concordo. Acho absurdo pois a humilhação pública não traz nada de positivo. Nem para quem é humilhado nem para quem humilha ou assiste à humillhação. Acho esta medida mesmo ridicula...

11- Criminalizar o enriquecimento ilícito.

RE: Concordo, dependendo do tipo de ilícito e do nível de enriquecimento.

12- Substituir os bairros sociais pelo envio das famílias dependentes     da Segurança Social para localidades no interior do país.

RE: Em termos gerais até pode ser uma boa ideia (mas nunca como forma de exclusão social), mas só resulta a longo prazo. Muito tem de ser feito antes de colocar uma ideia destas em prática.

Propostas para o Ensino Superior e Ciência

1- Encerramento de cursos com baixa empregabilidade.

RE: Só se estiverem em organismos públicos. Se forem privados, rerina a Lei da Oferta e Procura. NUNCA se deve tirar a responsabilidade do curso escolhido ao estudante!

2- Converter os politécnicos em universidades.

RE: Porquê?

3- Criação de tecnopólos à "americana".

RE: Não sei bem o que é isso, mas se é americano deve ser bom :D

4- Todos os cursos deverão oferecer estágios para todos os alunos.

RE: Porquê?

5- Uniformização do programa de disciplinas dos cursos a nível nacional, e ensino dos conteúdos práticos que as empresas procuram.

RE: A uniformização leva normalmente à monotonia. Acho que a diversidade deve ser dominante e os alunos devem ter liberdade para escolher o qual o curso / instituição que pretendem.

6- Criação de um plano de investigação nas áreas da robótica, células estaminais e energias renováveis.

RE: Público?! Para quê? Público nao funciona na maior parte das vezes...


Propostas para a Economia

1- Criar uma sociedade estatal de capitais de risco eficiente.

RE: Não estou de acordo. Menos Estado, Melhor Economia.

2- Criar zonas de “paraíso fiscal” em regiões em perigo de desertificação.

RE: As regiões não se estão a desertificar mas sim despovoar. Não é preciso chegar ao cumulo de paraíso fiscal. Basta apostarmos numa melhor justiça distributiva em vez dos Euros irem na sua maioria para Lisboa ou para Lisboa ... (seguindo-se o Porto - editei e incluí a melhor cidade do mundo, para não ferir susceptibilidades... :D)

3- Maior protecção social para os trabalhadores independentes, pessoas a recibos verdes, e para os novos empresários.

RE: Mais ou menos de acordo.

4- Diminuir consideravelmente os impostos.

RE: De acordo. Diminuir os impostos que permitam que incentivem a criação de empresas e postos de trabalho e diminuir os gastos públicos, nomeadamente todas as remunerações a todos os funcionários públicos QUE SEJAM incompetentes (aliás, a estes é mandá-los para a rua).

5- Ponderar investimentos na energia nuclear.

6- Apostar na agricultura biológica.

7- Promover o turismo de qualidade.

8- Oferecer bolsas aos jovens artistas.

RE: Porque não.


Outras Propostas

1-Legalizar a eutanásia.

RE: É um tema muito sensivel para mim. Não por questões religiosas mas sim por prever um aproveitamento pouco humanista dessa situação. Se hoje em dia existem filhos que abandonam pais acamados no hospital, com essa lei poderiamos começar a ter filhos que "forçassem" a eutanásia como solução para problemas de saúde graves. Se não fosse esta implicação terrível, estaria completamente de acordo.

2-Impor um índice de massa corporal mínimo para modelos.

RE: :) Acho que é misturar alhos com bugalhos. Mas se vamos por aí, porque não impor um indice de massa corporal a todas as pessoas? (Ironia...) Acho que isso significa Estado a Mais e um estado controlador, quando eu defendo Menos Estado e um Estado Regulador.

3-Permitir pequenas alterações a carros ligeiros (tunning), obrigando os donos a pagarem um seguro especial do Estado.

RE: Outra insignificante mas estou de acordo.

4-Reconhecer o minderico como língua.

RE: Nem conheço. Não me pronuncio.

5-Proibir o matrimónio entre indivíduos com distúrbios mentais.

RE: Estado controlador de novo... A não ser que haja uma justificação clara, não concordo.

6-Terrenos e imóveis que estejam abandonados pelos donos há mais de vinte anos deverão reverter gratuitamente para o Estado.

RE: Mais Estado de novo. Não concordo.

7-Apartamentos arrendados, cujos senhorios sejam manifestamente negligentes, deverão reverter gratuitamente para o Estado.

RE: Mais Estado de novo. Não concordo. Ainda para mais na actual situação dos centros histórios das cidades portuguesas. Os responsáveis por essa situação foram aquele que congelaram as rendas e não as deixa actualizar convenientemente. Como é possivel pedir a um senhorio que faça obras num edíficio quando o rendimento é na maior parte dos casos de 40 ou 50 euros mensais?!

Opinei sobre tudo!

De uma forma geral defendo algumas ideias aqui apresentadas. Contudo dificilmente levariam o meu voto porque as boas medidas apresentadas são camufladas por medidas de extrema direita que não me agradam.

Não falam de homosexualidade, mas quase que aposto que são contra, ou seriam deportados para um aldeia bem escondida no interior, ou seriam castrados, ou algo similar. Eu sou totalmente contra este tipo de pensamento que implica constrangimentos na liberdade dos outros.

As Novas Políticas devem deixar de assentar na dimensão esquerda-direita. Devemos olhar de cima e aproveitar o que de bom as duas "ideologias" / formas de pensar o mundo, nos dão.
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

cjseven, não sei se está nos teus planos, mas se te candidatares à presidência da republica eu voto em ti! :lol:
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

cjseven, não sei se está nos teus planos, mas se te candidatares à presidência da republica eu voto em ti! :lol:

LOL, provavelmente estás a ser irónico mas obrigado na mesma. Se algum dia me candidatar serás a primeira assinatura da lista ;)

Todas as opiniões são discutíveis mas de qualquer forma é sempre preferível ter opinião do que não ter.

OPINEM! Até morrermos estamos todos no mesmo barco.
Offline

almargo 
Membro
Mensagens 377 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Ficam aqui as minhas considerações sobre o assunto


Propostas para as Finanças


1- Criar um imposto sobre a venda de acções na Bolsa.
Não concordo. Não me parece um factor determinante para o desenvolvimento do que quer que seja.


2- Criar um imposto sobre o rendimento das instituições religiosas.
Sem dúvida.


3- Diminuir drasticamente as vagas nas Forças Armadas e diminuir as missões no estrangeiro.
Nem pensar. Modernizar, optimizar, essas são as palavras. Além disso as forças armadas podem contribuir de forma muito benéfica para o cidadão comum.


4- Regularizar e taxar a prostituição.
Acima de tudo, controlar a qualidade de vida de quem tem esta profissão, e acabar com os agentes. Controlo sanitário regular, exames, uma carteira profissional. Acima de tudo tornar este assunto o mais profissional possível. Quanto ao taxar, como é um artigo / serviço de luxo, uns "meros" 30% por transacção seriam suficientes.


5- Legalizar e taxar a venda de drogas leves.
Concordo em absoluto, e como cjseven referiu, acabar com o círculo vicioso do mercado paralelo.


6- Cortar nos apoios financeiros do Ministério da Cultura à "arte erudita"
Não opino / sem opinião formada


7- Diminuir o financiamento dos partidos e acabar com as reformas cumulativas dos políticos.
Sem dúvida.


8- Proibir as autarquias de contraírem dívidas.
Mais uma vez, e como cjseven disse, é uma questão de gestão. Se nenhuma entidade (pública ou privada) pudesse contrair dívidas, deixava de existir economia, pelo menos como a conhecemos. Se queremos equiparar entidades públicas e privadas, não vamos cortar as pernas às públicas.


9- Criar o salário máximo na função pública (para altos-cargos).
Era mais produtivo não mudar de gestores (e consequentes despedimentos) sempre que se muda de governo. Vamos contratar gestores pela sua mais-valia e não pela sua côr partidária. É no mínimo ridículo os despedimentos que existem no final de cada legislatura, e as indemenizações pagas pela sua saída antecipada.


10- Criar uma nova fonte de receitas para o Estado alternativa aos impostos: aquisição de acções sem direito de voto das grandes empresas cotadas na Bolsa, tornando o Estado sócio dessas empresas.
Não me parece que seja por aqui. O Estado a controlar tanta coisa.....


11- Gestores públicos recebem uma comissão dos resultados da empresa pública: se houver lucro ganham mais um extra, se houver prejuízo pagam parte da dívida.
Não opino.


12- Em último recurso, privatizar empresas públicas como a TAP, ou, em caso extremo, privatizar hospitais (ou a ADSE) e universidades.
Se é público, ou dá lucro ou então nem deve existir. Porquê alimentar empresas estatais que não têm função especial? O que perdemos se não tivermos uma TAP?




Propostas para a Educação

1- Criar uma rede pública de creches e jardins-de-infância, especializada no desenvolvimento das capacidades cognitivas e físicas das crianças.

Seria pretendido o desenvolvimento do raciocínio lógico/matemático, da comunicação, das faculdades a nível gráfico e musical, e das capacidades físicas, por exemplo. Valores como a criatividade, o espírito crítico, a frontalidade, a responsabilidade, o empenho, o altruísmo e a tolerância deverão também ser promovidos. As crianças deverão ter também actividades ao ar livre e junto da natureza, sempre que as condições meteorológicas assim o permitirem. Finalmente, deverá apostar-se no bilinguismo, para tal assegurando que as crianças têm desde o início contacto frequente com a língua inglesa.


Sem dúvida.


2- Complementar o ensino preparatório com disciplinas de cariz mais prático e utilitário.
Sem dúvida.

3- Cancelar o programa e-escolinhas.
Mais importante do que cancelar o programa e-escolinhas, seria dotar as escolas com condições de fornecer aos seus alunos computadores / portáteis nas próprias escolas, e formação adequada nas próprias. A minha filha tem o Magalhães, e na escola a única coisa em que teve formação foi no jogo do Pinguim....


4- Incluir aulas de condução no currículo do ensino secundário (12.º ano).
Mmmm... Então eu vou começar a pagar as aulas de condução de todos... Mais importante, seriam aulas de civísmo... Aí sim estamos em falta.


5- Aos casais sem filhos que estão dependentes do rendimento mínimo, em vez de lhes prometer abono de família, pagar-lhes para não terem filhos enquanto não estabilizarem a sua vida.
Mmmm... Mas vou pagar outra vez, agora para não terem filhos? Preservativo, Pílula, e tantos outros contraceptivos que existem.






Propostas para a Justiça

1- Obrigar os condenados por crimes graves a realizarem trabalho comunitário.
Fabricar matrículas, limpar as estradas, reformar edifícios. Há tantas hipóteses

2- Usar os militares para reforçar o patrulhamento onde a PSP ou a GNR não têm recursos ou autoridade para o fazer.
Não. Dotar as nossas polícias de equipamento e mais poder. Terem que pagar a farda que usam em serviço porque levaram um tiro, é no mínimo ridículo. Terem que pagar a reparação do carro, porque enquanto faziam uma perseguição, tiveram um acidente é então mais ridículo ainda.


3- Crimes não violentos deverão ser preferencialmente punidos com prisão domiciliária (para o Estado não ter de sustentar os sujeitos na prisão).
Mmm. Então eu roubo dinheiro de forma electrónica, e vou ficar a curtir em casa a minha pena? Prisão com eles.


4- Expatriação dos imigrantes que cometam crimes.
Parece-me bem, desde que devidamente fundamentado / provado.


5- Pedófilos e violadores deverão ser castrados quimicamente.
Parece-me bem, desde que devidamente fundamentado / provado.

6- Proibir indivíduos condenados por corrupção, gestão danosa e afins de exercerem cargos de liderança.
Desde que por um prazo razoável. Não poderia ser para sempre

7- Criar uma base de dados que permita cruzamento de informação entre todas as entidades públicas.
Essa é uma questão fundamental, e o mais grave é que existe apenas para "controlar" os contribuintes faltosos, uma que permita verificar por exemplo, uma impressão digital de um indivíduo que não tenha cadastro, é neste momento impossível.



8- Os concursos públicos para prestação de serviços ao poder local deverão ser organizados e decididos
por uma entidade nacional e independente (o facto de ser nacional torná-la-ia distante o suficiente para dificultar a corrupção) .
Uma ou mais.


9- Aumentar as fiscalizações e auditorias surpresa às empresas públicas e privadas e aos beneficiários de apoios da Segurança Social, para tal reforçando a ASAE com membros das Forças Armadas.
Vamos deixar os militares de fora disto.


10- Castigar criminosos reincidentes com penas que incluam humilhação pública.
Acho que me sentiria humilhado de viver num país que tivesse este tipo de conduta.

11- Criminalizar o enriquecimento ilícito.
Sim.


12- Substituir os bairros sociais pelo envio das famílias dependentes     da Segurança Social para localidades no interior do país.
Questão que implica muitos outros pontos, que não passíveis de ser colocados aqui. A frase é curta demais para contemplar a imensidão de implicações.


Propostas para o Ensino Superior e Ciência

1- Encerramento de cursos com baixa empregabilidade.
Na pública, sim. Privada tem aquilo que o estudante quiser, se a universidade o quiser.

2- Converter os politécnicos em universidades.
N/A

3- Criação de tecnopólos à "americana".
N/A

4- Todos os cursos deverão oferecer estágios para todos os alunos.
Porque..?? Devemos é monitorizar os estágios que por aí andam, e que servem apenas para os empregadores terem mão de obra barata, sendo que no final mandam embora esses, e chega nova fornada. Vamos apostar nos estágios, mas com perspectivas de futuro.

5- Uniformização do programa de disciplinas dos cursos a nível nacional, e ensino dos conteúdos
práticos que as empresas procuram.


6- Criação de um plano de investigação nas áreas da robótica, células estaminais e energias renováveis.






Propostas para a Economia

1- Criar uma sociedade estatal de capitais de risco eficiente.

2- Criar zonas de “paraíso fiscal” em regiões em perigo de desertificação.
A regionalização talvez resolvesse este assunto...

3- Maior protecção social para os trabalhadores independentes, pessoas a recibos verdes, e para os novos empresários.
Sem dúvida. Desde que devidamente controlados.

4- Diminuir consideravelmente os impostos.
Diminuir os impostos para que fomenta emprego, que cria novas oportunidades, visibilidade do país. De forma indiscriminada levaria apenas a um rombo nos cofres sem efeito prático.

5- Ponderar investimentos na energia nuclear.
N/A

6- Apostar na agricultura biológica.
N/A

7- Promover o turismo de qualidade.

8- Oferecer bolsas aos jovens artistas.




Outras Propostas

1-Legalizar a eutanásia.


2-Impor um índice de massa corporal mínimo para modelos.


3-Permitir pequenas alterações a carros ligeiros (tunning), obrigando os donos a pagarem um seguro especial do Estado.
Seguro especial? Mas não pagaram já o IVA? Se eu quero ter o meu carro com umas luzes ou um aileron especial, vou pagar mais além do IVA? Não me parece.


4-Reconhecer o minderico como língua.
Lamento mas não conheço


5-Proibir o matrimónio entre indivíduos com distúrbios mentais.
Tem efeitos retroactivos? Não me parece que tenhamos de nos intrometer nesses casos (Nós = Estado)


6-Terrenos e imóveis que estejam abandonados pelos donos há mais de vinte anos deverão reverter gratuitamente para o Estado.
N/A

7-Apartamentos arrendados, cujos senhorios sejam manifestamente negligentes, deverão reverter gratuitamente para o Estado.
N/A


Just my 2 cents