← Projectos

sms-a-borla.com | Envia SMS Grátis

Lida 28718 vezes

Offline

jotix 
Membro
Mensagens 227 Gostos 10
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ok ok. E dá para enviar mensagens para telemóveis fora de Portugal?

Realmente, não consegui enviar a mensagem.
Offline

Vitor Teixeira 
Membro
Mensagens 1527 Gostos 9
Feedback +21

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Gostava mais do design anterior.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Mas isso nos últimos tempos? E foi-te mostrado um erro no site, ou a mensagem foi dada como enviada?

O serviço Premium foi um sistema que se montou para ajudar a suportar os custos do site. O sistema é o mesmo, são-te dadas 400 SMS para enviares sem limitações. Tem sido a alternativa a minar o site com publicidade (se bem que de momento está mais "carregadito" do que já esteve).

Neste momento tens também uma API disponível para a submissão das mensagens. A maior parte dos interessados no serviço Premium tem é interesse na API - submeter o envio das SMS a partir do seu site / programa.

Em termos técnicos, penso que já falei lá para trás. Isto começou com um programa que escrevi para uma cadeira da faculdade que basicamente comunicava com o modem GSM através de uma porta em série.

A partir dai desenvolveu-se um pouco mais a aplicação (para interagir com uma BD MySQL em vez de guardar tudo em memória e conseguir definir um conjunto de regras para os envios) e meteu-se um site à frente do programa. Dai surgiu o sms-a-borla.



Olá Diogo,

Venho aqui mostrar o meu ponto de visto em relação à colocação de publicidade na página. Não acho, de todo, que a página está minada de publicidade. Apesar de ter dois banners bem visíveis, acho que é uma viável opção para rentabilizar os possíveis investimentos. Isto porque na minha opinião tens uma opinião muito negativa acerca da publicidade. Ora vejamos: como eu, muitos webmasters no mundo tentam viver da internet. E isso tornou a publicidade digital uma coisa banal na sociedade. Eu diria que 90% dos sites (não institucionais) em Portugal têm publicidade colocada.

Não é uma coisa tão má assim, pois pode não ser o teu objectivo mas é o de muitos sobreviver à custa destes rendimentos. E todos os visitantes, se forem visitantes "inteligentes" sabem que a publicidade existe por uma razão. No meu caso é pagar alojamentos, produtores de conteúdo, designs e sobreviver. No teu podem ser os servidores, o tempo que gastaste na construção da plataforma...

No entanto, ao entrar no teu site, consegui navegar perfeitamente sem grandes distrações. Na minha opinião, não tens que te preocupar com a colocação da publicidade. Não afasta assim tantos visitantes nem torna o teu produto pior. Aliás, pode tornar melhor até: o facto de te render algo motiva-te ainda mais a melhorar.

Sei que não pediste nenhuma opinião relativamente a este assunto, mas se serviu para te "descansar" de alguma forma, ainda bem. :P

Parabéns pelo site, testei e funcionou às mil maravilhas. É também muito intuitivo e muito clean. ;)
Offline

duartini 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Diogo gostei imenso do teu website. Muito interessante a ideia e com pernas para andar a meu ver.

Experimentei enviar uma mensagem para o meu telemóvel e recebi a mensagem quase instantâneamente. Mas apareceu um número 91......., sendo que o meu número também é 91 faz sentido. É possivel em vez de aparecer o teu número como remetente aparecer o meu? Falo isto porque imaginando que eu pretendo enviar mensagens a clientes meus de uma loja online que tenho, eles poderão responder à mensagem. Existe maneira de aparecer número oculto?

Obrigado pela atenção.
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Olá Diogo Pinto.

Bom, entramos num campo mais "filosófico". Antes de mais, não me considero especialista na área - tenho-te a ti e a mais um meia dúzia de utilizadores aqui do fórum como referência, vejo o que fazem (tanto quanto me é possível) e tento absorver essa informação.

Nestas andanças sou um confesso adepto de marketing bellow the line. Mesmo tendo em conta o Adsense (que me parece a plataforma mais "inteligente" que para ai anda), é muito, muito raro apanhar um banner que me aguce a curiosidade. Mais ainda em 90% dos casos preferia que ele não estivesse lá - tolero-os porque é uma realidade incontornável (e porque tenho consciência que é o suporte financeiro para muito projecto bom que para ai anda).

Mas do meu ponto de vista (enquanto utilizador) é conteúdo perfeitamente dispensável. Não melhora em nada a minha experiência no site.

Abrindo um pouco o jogo, o modelo de negócio que propus para este projecto em particular passava por tornar esse tipo de publicidade desnecessária - proporcionar a experiência agradável e útil que me fosse possível ao utilizador com o intuito de capturar a lead (está provado que o incentivo de +2 SMS é suficiente para tal). Pelo meio ainda deu para testar algumas coisas engraçadas (ex. quando coloquei login via FBConnect, tive uma quebra de quase 60% nos registos).

Quando lancei isto andei a bater a portas de RP's de discotecas\produtores de eventos aqui da zona. Até tinha um formulário para tentar segmentar mais a procura. A ideia era recorrer a este mecanismo para rentabilizar o site:

  • O utilizador final via a solução como um serviço (ainda para mais gratuito) que o informava via SMS e email dos eventos que lhe interessavam a correr na sua área de residência.

  • Eu tinha um mecanismo de rentabilização do site que (IMO) tinha muito mais potencial que 1, 2 ou 3 banners no site. Sabes isto melhor que eu, mas esta base de dados tem um valor potencial imenso para rentabilização - até porque esta comunicação via SMS de eventos (especialmente no mundo académico) é prática corrente (tolerada e que agrada ao consumidor).


Entretanto envolvi uma 2ª pessoa no projecto, para dar apoio na área financeira e sobretudo na área comercial (tratar destas parcerias). Ainda que tenha cumprido no apoio financeiro, o exercício comercial falhou redondamente - e eu de momento não tenho disponibilidade para dar o acompanhamento de que o projecto necessita (foi exactamente a razão de ter envolvido a 2ª pessoa).

A partir daqui procuraram-se alternativas (aka "dinheiro mais simples"). Serviço premium, montei uma API elementar, ... Não são soluções que potenciam o serviço ao máximo, mas para já cumprem o seu desígnio (sustentar a brincadeira).

Mas agradeço a tua opinião, a ver se até ao final do mês tento uma ou outra coisa diferente neste capítulo. :)

------

jotix se quiseres expor melhor o que se passou, eu posso tentar ver. Para já a resposta que me deste é demasiado subjectiva para que eu possa fazer alguma coisa - preciso de saber para que rede tentaste fazer o envio e se te foi mostrada uma mensagem de erro, ou não.

-------

Vitor Teixeira também eu. Houve uma razão para a mudança, mas infelizmente foi algo que também não chegou a avançar.

Pode ser que ganhe coragem um dia destes e regrida com o design.

--------

duartini de momento não. Como referi por trás do site tens um modem GSM (com 3 cartões) ligado a um servidor - é assim que as SMS são enviadas.

Para grandes "encomendas" o que costumamos fazer é ligar um segundo modem. Depois encaminhar as respostas e chamadas para um outro número.

De momento nem sequer me é compensatório (€€) andar de volta desse problema. Até porque calculo que envolveria acordos com as operadoras o que nesta fase está completamente fora de questão...

---------

Agradeço a todos pelos comentários.
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Não sendo um website com grandes requisitos em termos de acessibilidade \ usabilidade (qualquer layout com o formulário de envio acessível serve), a verdade é que o layout actual está muito mau (mesmo).

Bati o pé junto da restante malta que integra o projecto, de maneira que lá acederam a que a coisa fosse revista. Não sou web-designer (longe disso), mas foi esta a proposta apresentada:





Vou também tentar lançar uma API documentada, com uma pequena SDK escrita em PHP (e possivelmente Python). A ideia é promover a integração do sistema com sites terceiros (o que já é feito com alguns clientes, mas tudo feito de forma personalizada).

Opiniões relativamente ao layout?