← Conversa Geral

Empresário em Nome Individual

Lida 3197 vezes

Offline

Isa Figueira 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 4
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post One year Anniversary

Bom dia, gostaria de saber se alguém me consegue dar uma ajuda no seguinte:

Fui a um contabilista no âmbito da criação da minha loja online e ele recomendou-me criar uma conta para além da minha conta pessoal, ara não haver erros nem confusões com as finanças, a minha dúvida agora é se a conta terá de ser uma conta empresário ou pode ser uma conta normal.

Obrigada desde já

Offline

kokas 
Membro
Mensagens 18 Gostos 0
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fourth year Anniversary Third year Anniversary

Bom dia, gostaria de saber se alguém me consegue dar uma ajuda no seguinte:

Fui a um contabilista no âmbito da criação da minha loja online e ele recomendou-me criar uma conta para além da minha conta pessoal, ara não haver erros nem confusões com as finanças, a minha dúvida agora é se a conta terá de ser uma conta empresário ou pode ser uma conta normal.

Obrigada desde já

Conta de utilizador numa plataforma que permite a criação de lojas online? Conta bancária? Ou outra conta?
Offline

jleao 
Membro
Mensagens 305 Gostos 29
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Para bom entendedor, meia palavra basta. Aconselhou e muito bem, pois se um dia tiveres uma chatice e o fisco quiser ver as conta bancárias, se não tiveres uma, ou mais contas que sejam exclusivas da actividade, eles podem ver todas as contas bancárias.
Offline

Isa Figueira 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 4
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post One year Anniversary

Sim, eu percebi que tinha de criar uma conta nova, mas a questão é se tem de ser uma conta empresário, ou pode ser uma conta normal.
Offline

Isa Figueira 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 4
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post One year Anniversary

Conta de utilizador numa plataforma que permite a criação de lojas online? Conta bancária? Ou outra conta?

Uma conta bancária, foi lapso não referir.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Para bom entendedor, meia palavra basta. Aconselhou e muito bem, pois se um dia tiveres uma chatice e o fisco quiser ver as conta bancárias, se não tiveres uma, ou mais contas que sejam exclusivas da actividade, eles podem ver todas as contas bancárias.
Se for ENI (epresário em nome individual) o fisco vai verificar que tem outras contas em seu nome e vai dar ao mesmo, digo por experiência. Quem tiver tudo claro e legal não precisa se preocupar com o fisco. Transferência acima de 1000€ e aberturas de segundas ou terceiras contas já são assinaladas para verificação no Banco de Portugal e por isso... já me entendem
Se for uma empresa é útil usar uma conta própria para a empresa, mas se for em nome próprio, só serve mesmo para separar os movimentos de conta pessoais dos profissionais com os consequentes gastos.
Offline

jleao 
Membro
Mensagens 305 Gostos 29
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Não digo que não tenhas tido uma má experiência, mas se tiveres um a conta declarada exclusiva da actividade, o fisco precisa de uma autorização de um juiz para ver as outras contas, o que quer dizer que na prática podem ver qualquer conta.