← CMS - Gestores de Conteúdos

Votação / Debate - Qual o melhor CMS para fóruns?

Lida 7559 vezes

Votação

Qual o melhor CMS para fóruns?

SMF
16 (43.2%)
PHPBB
11 (29.7%)
Invision Power Board
4 (10.8%)
Vbulletin
5 (13.5%)
xmb
0 (0%)
DeluxeBB
0 (0%)
miniBB
0 (0%)
Fire Board
0 (0%)
woltlab burning board
1 (2.7%)
Votos totais: 37
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Boas, achei necessário fazer uma votação / debate acerca disto, porque noto que muita gente quando começa fica um pouco desorientada, e então terá (espero eu) aqui um tópico de referência, sobre este assunto no que toca a CMS's para fóruns.
Gostaria que este tópico service para uma discução / debate sobre qual é o melhor CMS para fóruns, mediante aqueles que referi na votação.
Na minha opinião, dos grátis o SMF vence tudo (sem dúvidas) e nos págos o Vbulletin também parece ser muito bom apesar de nunca o ter utilizado, se bem que para já estou muito bem com o SMF, embora em faze de aprendisagem a trabalhar com ele, e com resultados para mim muito satisfatórios.
Venham daí essas opiniões.
ps: Se acharem necessário adicionar mais algum, digam-me, porque tentei adicionar só os mais conhecidos (aqueles que mais tenho ouvido falar.
Edit: Fire Board adicionado.
Offline

trmanco 
Membro
Mensagens 163 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Isto já cá foi discutido, mas por mim não há melhor, depende do gosto de cada um de nós.
Offline

SurferBoy 
Membro
Mensagens 518 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bem posso dizer que já trabalhei com phpBB, SMF e FireBoard... E desses três continuo a perferir o phpBB.
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Se isto já cá foi debatido, peço desculpa, o meu objectivo é só mesmo ajudar a quem está indeciso e não sabe mesmo que CMS poderá escolher, para o seu primeiro fórum por exemplo.
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Bem posso dizer que já trabalhei com phpBB, SMF e FireBoard... E desses três continuo a perferir o phpBB.
Porque razão Surfer Boy, podemos saber?
Offline

labfreak 
Membro
Mensagens 408 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

eu já uso o phpbb desde... sei lá, a versão 2.0.15 ou 2.0.16 acho eu

sempre usei phpbb... e continuo a gostar, apesar de ter perdido um bocado a "pica" para isto nesta versão 3... que apesar de estar mais "poderosa", tem bugs, e é preciso ter muito cuidado com o que se faz, senao da asneira!

espero que a versão 3.0.2 venha melhor... deve tar ai a rebentar
Offline

midnight 
Membro
Mensagens 128 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

para primeiro fórum optaria por phpbb.. para uma pessoa mais experiente nestas andanças SMF.
Offline

SurferBoy 
Membro
Mensagens 518 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bem posso dizer que já trabalhei com phpBB, SMF e FireBoard... E desses três continuo a perferir o phpBB.
Porque razão Surfer Boy, podemos saber?

Penso que tem um melhor potêncial apesar de algumas funcionalidades serem piores que por exemplo no SMF. São gostos!
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Viva,
Para mim smf, sem dúvida, muito superior a nível de acessibilidade e em termos de segurança, lembro-me quanto tinha no phpbb2 os spam bots (odiava aquilo!), a admin actual do phpbb3 não me convence, a administração do SMF é simples e consegue fazer o que a do phpbb faz, além dos mods em smf serem mais fáceis de instalar...

Cumprimentos,
André Freitas.
Offline

tonebiklas 
Membro
Mensagens 156 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

O primeiro CMS para fóruns que utilizei foi PHP... O segundo foi SMF e o terceiro foi IBP.
De todos esses gostei primeiro de IBP a seguir PHP e a seguir SMF.
Apesar de o PHP ser manhoso na instalação de plugins... é melhor e IPB nem se fala, é fácil e tem boas qualidades. Agora SMF... Vence ao PHP em certos aspectos mas peca pelo design.

E tenho dito, IPB é bom mas infelizmente é pago. Se querem algo grátis muito apresentável... PHP! Se querem algo grátis assim mais "básico"... SMF! Se querem isto tudo junto com muitas novas funções adicionadas, IPB!

PHP = PHPBB

 :obrigado:
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Viva,

Na minha opinião, o SMF está acima de toda a "concorrência", e com uma distância considerável até. Porquê? Por diversos motivos; é o mais seguro e, possivelmente, o que tem maior versatilidade e opções mesmo sem instalar qualquer mod. Talvez perca um pouco no design para o phpbb, mas isso é apenas um pormenor entre muitos.

O Fireboard não está ao nível de topo, mas é um sistema muito interessante também ;) No phpbb, mesmo reconhecendo que houveram muitas melhorias do 2 para o 3, continua a ser um sistema no qual não consigo confiar, principalmente ao nível da segurança online.
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

NA minha opinião SMF, comecei com Phpbb em free fóruns, mas quando passei essa fase só utilizei SMF, no entanto já experimentei IPB e não consegui adaptar-me a tal, discordo quando dizem que o SMF não tem tanto design como o phpbb, pois acho que tem melhor.

Acho o painel de admin do SMF mais fácil do que o do phpbb e ipb. Quanto ao editar templates e instalar mods nunca fiz tal coisa em phpbb e ipb, não posso dar a minha opinião, mas em SMF é fácil.
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Um dos problemas, no SMF é mesmo a disponibilização dos templates, andei a pesquisar pela net, e foram as críticas encontradas.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Pode ser uma questão de gosto, pode não ser, mas eu quando vejo demos de 50 templates de SMF gosto de 1 ou 2, e se vir demos de 50 templates de phpbb 3, mais de metade fica-me no olho.

Mas tal como também já disse, é um pormenor, porque a nível de qualidade de sistema o phpbb está muito atrás do SMF ;)
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

E será que o SMF estã perto dos pagos, como VB?