← Desenvolvimento

Montar uma rádio online

Lida 4275 vezes

Offline

skyli 
Membro
Mensagens 381 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Viva


Este fórum está repleto de "Áses" sobre como fazer uma rádio online, e por isso espero umas dicas deles e dos outros também. O meu objectivo não é fazer-vos concorrência pois a minha actividade não é essa, mas de facto queria introduzir num dos meus sites uma rádio onde eu seleccionava umas musicas (ex. umas 30) e punha a tocar... mas ia fazendo pausas com a minha voz gravada assim como outras novidades. Ou seja tal e qual uma rádio, umas vezes poderei fazer uma "emissão" em directo etc, e diariamente fazia a programação para passar as musicas etc.

Alguém que me saiba dizer o que necessito?

-Programas (Vários etc)
-Alojamento (creio que funciona por ouvintes... 30 70 100 etc)


Abraço a todos vós

P.S. Não me digam para não me meter nisto porque dá trabalho etc vem aí o Verão e terei tempo... nem para usar alternativas tipo aqueles players que se encontra na net e se mete as musicas... não é isso que preciso, preciso mesmo género rádio.
Offline

skyli 
Membro
Mensagens 381 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Fiz uma pesquisa pelo forum e encontrei o post do Marko:

http://www.forum.maistrafego.pt/index.php?topic=8180.0


Isto é assim tão caro!?!?
Offline

PolasK 
Membro
Mensagens 673 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sim.
Offline

skyli 
Membro
Mensagens 381 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Ok assumindo que são esses os custos, o que é necessário daqui em diante?
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não sei se isto ainda está actualizado mas:
http://www.weblusa.org/radios.pdf

As rádios funcionam por ouvintes, tráfego mensal ou largura de banda.
Offline

guest_rf 
Membro
Mensagens 259 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas skyli :grin:
Tenho todo o gosto em te ajudar

Conselho, para teres uma radio em termos tens que disponiblizar um PC que so esteja dedicado ao mesmo, ou seja, um pc exclusivamente para a radio/emissao.

A nivel de programas, acho melhor comecares pelo Winanp que já traz integrado um "encoder" que envia o sinal da emissao para a net. Com o tempo GOOGLAS um pouco e verás que existe centenas de programas que permitem gerir uma radio durante 24h por dia.

Depois tens é que arranjar um servidor para onde enviar o tal sinal da emissao para ser distribuido mais tarde para os ouvintes.
Geralmente as SP's disponiblizam "pacotes" de 25 / 50 / 75 / 100 ouvintes ( por ai fora ...) com qualidade de emissao 96kbts ou 128kbts

Com isto terás depois de pagar os direitos de autor á SPA - Sociedade Portuguesa de Autores


Tens a tabela completa com as respetivas regras no endereco que o "anjo2" deu
http://www.weblusa.org/radios.pdf

Alguma duvida ou isso, manda PM que terei todo o gosto em responder
Eu faco parte de uma radio e nao sou uma "invejosa" :superlol:
Offline

skyli 
Membro
Mensagens 381 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

guest_rf Muito obrigado, a tua explicação deixou-me esclarecido! :obrigado:


Um vez que esses valores são altos... é preciso rentabilizar bem com a publicidade... e não estou a falar de adsense do site porque isso nem chegaria para pagar nem metade lol (talvez :P) mas para haver bons investidores, que média de ouvintes convém ter? se puser la 30 ouvintes é coisa pouca certo? Logo não irá atrair investidores para o espaço publicitário... Então em média para conseguir superar esses custos, o que é considerado bom para pagar ao menos essas despesas?


Abraço
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

guest_rf Muito obrigado, a tua explicação deixou-me esclarecido! :obrigado:


Um vez que esses valores são altos... é preciso rentabilizar bem com a publicidade... e não estou a falar de adsense do site porque isso nem chegaria para pagar nem metade lol (talvez :P) mas para haver bons investidores, que média de ouvintes convém ter? se puser la 30 ouvintes é coisa pouca certo? Logo não irá atrair investidores para o espaço publicitário... Então em média para conseguir superar esses custos, o que é considerado bom para pagar ao menos essas despesas?


Abraço
depende da projecção que pertendes dar â tua rádio
Offline

guest_rf 
Membro
Mensagens 259 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

guest_rf Muito obrigado, a tua explicação deixou-me esclarecido! :obrigado:


Um vez que esses valores são altos... é preciso rentabilizar bem com a publicidade... e não estou a falar de adsense do site porque isso nem chegaria para pagar nem metade lol (talvez :P) mas para haver bons investidores, que média de ouvintes convém ter? se puser la 30 ouvintes é coisa pouca certo? Logo não irá atrair investidores para o espaço publicitário... Então em média para conseguir superar esses custos, o que é considerado bom para pagar ao menos essas despesas?


Abraço

o melhor é mesmo comecares com uns 10/20 isto porque, como ja deves ter lido aqui, é complicado gerir uma radio e nao te esquecas que, por vezes, a concorencia é capas de tudo para roubar meia duzia de ouvintes portanto recomendo que nao metas nada no site relacionado com CHAT / FORUM que permita que os utilizadores enviem uma especie de "PM", porque se isso for possivel os teus ouvintes/visitantes irao ser bombardeados com PM's a fazer publicidade a outras radios.

Publicidade é coisa que rende pouco na internet. Portanto nao é por ai que deves apostar, ou arranjas um grande parceiro que te ajude nos custos ou entao.. nao sei nao :S
Offline

skyli 
Membro
Mensagens 381 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Pois nesse caso teriam que ser tomadas medidas como foi aqui colocado no +t.

E aquelas coisas de misturas que se ouve na rádio, tipo tão os locutores a falar e depois aparece uns efeitos sonoros à mistura etc isso é feito como? (Sou mesmo amador nesta coisa) :lol:
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Pois nesse caso teriam que ser tomadas medidas como foi aqui colocado no +t.

E aquelas coisas de misturas que se ouve na rádio, tipo tão os locutores a falar e depois aparece uns efeitos sonoros à mistura etc isso é feito como? (Sou mesmo amador nesta coisa) :lol:
isso implica teres um bom software e um bom sonoplasta contigo...e voice over (ou off) que  identifique de certa forma a rádio
Offline

skyli 
Membro
Mensagens 381 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Sim isso eu sei, mas quais?