← Desenvolvimento

Pequena reflexão sobre detecção de navegadores

Lida 1503 vezes

Offline

icaro 
Membro
Mensagens 128 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

É praticamente impossível desenhar um site 100% acessível para todos os utilizadores que seja minimamente atractivo.

Certo que existem maneiras de detactar as versões dos navegadores e suporte de tecnologias dos mesmos (através de javascript ou PHP só para dar dois exmplos) que nos dão alguma margem de manobra para configurar as páginas de acordo com o navegador.Contudo para obter resultados minimamente positivos há que ter em conta diversos factores (navegador, versão do navegador, siporte de tecnologias, sistema operativo, etc..) o que torna o código pesado.

Acresce que ao utilizarmos este tipo de detecção estamos a assumir demasiado:

1. que o utilizador está a permitir esta detecção
(estas funcionalidades podem ser desactivadas no browser ou mesmo pela firewall).   

2. que o utilizador tem capacidade para disfrutar de todos os recursos do seu navegador  
(por exmplo uma pessoa cega pode ter istalado o IE6 que soporta obviamente imagens no entanto estas imagens de nada servem para ele).

3. que os navegadores não vão evoluir
(quando vier a nova geração de navegadores que certamente trarão consigo novas funcionalidades teremos de alterar o nosso código, ou ainda que surja um ou mais navegadores com tecnologias diferentes)

Estas dificuldades também poderão ser atenuadas com mais um pouco de codificação, mas parece-me que já é código a mais e ainda nem começamos a desenhar a página em si.

Parece-me a mim que será mais fácil testar a nossa página com as últimas versões dos navegadores mais populares (ou ainda dos menos populares) e colocar um pequeno aviso na 1ª página a informar que a página foi testada com os navegadores x, y e z (de preferência com um link para que o utilizador possa fazer download dos mesmos) e tentar seguir as sugestões de codificação da W3com em relação à acessíbilidade para tornar a página o mais acessível possível.
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Citação de: "icaro"
Parece-me a mim que será mais fácil testar a nossa página com as últimas versões dos navegadores mais populares (ou ainda dos menos populares) e colocar um pequeno aviso na 1ª página a informar que a página foi testada com os navegadores x, y e z (de preferência com um link para que o utilizador possa fazer download dos mesmos) e tentar seguir as sugestões de codificação da W3com em relação à acessíbilidade para tornar a página o mais acessível possível.


Totalmente de acordo!

Excelente a reflexão!