← WordPress

Gerir vários Blogs Wordpress no mesmo Painel

Lida 4807 vezes

Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1036 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Boas Pessoal!!

Precisava de um plugin ou outro sistema que me permitisse fazer a gestão de vários blogs wordpress.

Sei que existe, mas qual é a melhor forma de gerir vários blogues? Queria tudo no mesmo painel.

É possível?

Obrigado
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

WordpressMu... espera mais um pouco pelo Wordpress 3.0 que já vai trazer isso :)
Offline

Fernando Augusto 
Membro
Mensagens 922 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Aguenta só 4 dias, ao 4º sai o 3.0
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Expliquem me lá isso por favor:

Em que consiste o multi utilizador do wordpress? E de que forma permite, através da mesma instalação, gerir vários blogs?

Se o permite fazer, será sempre com base na mesma base de dados, correcto?
Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1036 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Vou ver melhor o Wordpress MU e espero também pelo 3.0.

Também tenho a mesma dúvida do cjseven.

O multi-user é um painel onde podemos aceder a todos os blogs que inserirmos, usando o mesmo login e com base de dados independentes?
Ou utiliza a mesma base de dados?

Obrigado
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Expliquem me lá isso por favor:

Em que consiste o multi utilizador do wordpress? E de que forma permite, através da mesma instalação, gerir vários blogs?

Se o permite fazer, será sempre com base na mesma base de dados, correcto?

Sim, é sempre com a mesma base de dados. Aquilo cria novas tabelas para cada blog. wp_3_posts, wp_4_posts. wp5_posts, etc, etc.
Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1036 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

hm.. isso não é um bocado "à padeiro" ? lol

No 3.0 também vai ser assim ?
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

No 3.0 é assim. no MU não sei. E sim, é um pouco "à trolha" mesmo. Fica uma confusão na database. loool

Podem ver um vídeo de como fica aqui -> http://screenr.com/cHC xD
Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1036 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

O que eu pretendia mesmo e não sei se existe é o seguinte:

A possibilidade de entrar em UM só painel do wordpress onde pudesse seleccionar o site que estava a trabalhar, fazer as respectivas modificações, inserir posts, etc e quando quisesse, partir para outro. Cada um deles usaria uma base de dados única.
Eu percebo a lógica do criar vários blogs dentro do mesmo dominio através de sub-dominios, mas não é isso que pretendo.

Eu quero ter vários blogs em vários dominios, mas de forma a que pudesse ser tudo controlável através de um só login e painel de controlo.

Isso é possível? Vai ser? Já existe algo do género?
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Bem como administrador de várias instalações MU posso vos elucidar.

Sim, irão usar a mesma base de dados, e como o Orion já disse, e bem, ficas com cada blog com wp1 wp2 etc

A não ser que tenham MILHÕES de hits, não faz qualquer diferença terem tudo na mesma DB ou em várias.

Se não quiserem que todos os blogs fiquem na mesma DB, podem usar um plugin multi data base, o que não vos sugiro caso não tenham "Skills" e "Know How" como funciona o multi-DB, visto que se quiserem instalar por exemplo um plugin que afecte todos os blogs tem que instalar em todas as DB's as tabelas do dito plugin!

Em relação ao 3.0 o funcionamento é o mesmo, visto que o que existe é um merge das duas plataformas.

Agora imaginem o seguinte cenário vocês tem o BLOG A no alojamento Y w o BLOG B no alojamento Z. Não poderão ter os dois no mesmo wodpress mu ou wp3.0 (a não ser claro que haja sinc de DB's entre as duas contas etc etc) ou seja é possivel mas não é prático e requer alguma experiência (para alem de os vossos hostings consentirem, que raros são os casos).

Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O que eu pretendia mesmo e não sei se existe é o seguinte:

A possibilidade de entrar em UM só painel do wordpress onde pudesse seleccionar o site que estava a trabalhar, fazer as respectivas modificações, inserir posts, etc e quando quisesse, partir para outro. Cada um deles usaria uma base de dados única.
Eu percebo a lógica do criar vários blogs dentro do mesmo dominio através de sub-dominios, mas não é isso que pretendo.

Eu quero ter vários blogs em vários dominios, mas de forma a que pudesse ser tudo controlável através de um só login e painel de controlo.

Isso é possível? Vai ser? Já existe algo do género?

Sim e não.

Com o mu ou wp3 não podes ter subdominios dos "addon domains" isto pelo menos Out Of The Box.

Podes ter sim vários dominios para a mesma instalação.

Exemplo o teu dominio principal do mpu é bacalhau.com e tens mais dois dominios arroz.com e batatas.com

podes ter subs.bacalhau.com mas nao podes ter subs arroz.com e subs.batatas.com

no entanto podes muito bem gerir os tres a partir do bacalhau.com
Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1036 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Pois.. o que queria saber era isso!

A partir do bacalhau.com posso gerir o arroz.com e o batatas.com?

Não tem de ser obrigatoriamente sub-dominios?

Mas então e como se faz quando os blogs já existem? Muita complicação não? lol

Vou masé jantar que já me deu fome!!
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim podes a partir do bacalhau.com gerir os outros atraves do domain mapping

para os que já existem a solução mais Noob friendly (e não te estou a chamar noob,é apenas por ser mais simples) é usar a ferramenta de export e import para os migrares para os meteres no wp3 ou mu
Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1036 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Já percebi!! Então basicamente o sistema multi-user que vem integrado na versão 3.0, é o mesmo que o wordpress mu.

Nisto ainda sou "noob", pois nunca testei esse plugin, se é que se pode chamar assim!

Obrigado
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

plataforma: WP
Multi-user: MU

WP3 = 2.9x + mu + novas funcoes + bugfixes.

já agora  duvido muito que saia daqui a 4 dias, pois ainda a beta2 nao saiu e ainda há mais de 200 bugs para resolver.

ah.. tem atenção que há muitos plugins que funcionam no 2.92 que podem nao vir a funcionar no wp3, por isso antes de fazeres algum upgrade vê se o plugin foi actualizado.

O ideal mesmo é fazeres a migração para ai em junho ou julho que por essa altura já deve estar estável.