← Domínios

[Dúvida] Legalidade do registo de um domínio

Lida 6997 vezes

Offline

andre_mz 
Membro
Mensagens 688 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

É possível ter um domínio, por exemplo, com palavras de desenhos animados, sem quaisquer problemas de ter de comprar com Whois ou assim? :-P

Por exemplo: www.naruto.com ou www.digimonportugal.com

Será isto possível, sem qualquer irregularidade?

Obrigado pela atenção! ;)

[Edit] Enganei-me na área, fui por outro link do Mercado e depois escolhi este sub-fórum, movam, por favor. ;)
Offline

Fernando Augusto 
Membro
Mensagens 922 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Sim, não terás problemas, pelo menos nunca tive, nem conheço ninguem internacionalmente nem nacionalmente que tenha tido. São sites de fãs, e se for preciso eles apoiam as vezes.
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Se isso são marcas registadas, podes ter problemas. Mas como o killer999 disse, pode ser que não façam nada se eles tiverem algum beneficio com ele.
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Podes vir a ter problemas obviamente, pois estás a utilizar um ''nome''/''marca'' que já existem, mas sinceramente se fosse a ti não me preocupava muito com isso, quase de certeza que eles não implicam...e se implicaram também existe sempre solução para o caso, existe solução para tudo...
Offline

Fernando Augusto 
Membro
Mensagens 922 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Se fossem implicar, muitos sites de fãs já não existiam, eles com isto ainda vão ganhando mais publicidade
Offline

andre_mz 
Membro
Mensagens 688 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Estranhei porque há domínios bastante bons disponíveis. :o
Mas, e se implicarem? Qual é a coisa pior que me pode acontecer? :P
Offline

Riey 
Membro
Mensagens 1001 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Estranhei porque há domínios bastante bons disponíveis. :o
Mas, e se implicarem? Qual é a coisa pior que me pode acontecer? :P

a pior coisa? um membro do site chatear-se e matar os administradores....

tambem nao conheço nenhum caso disso... normalmente eles ganham é publicidade, e eles querem isso... agora, se precisarem do dominio é que já não sei... mas os domínios das marcas, normalmente já estão todos registados por eles
Offline

estrucida 
Membro
Mensagens 13 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Webmaster

Olha, quanto sei, acho que nos .com não tens problemas. Tens é nos .pt .uk ... em que há entidades reguladoras do próprio país (no nosso caso é FCCN).

Por exemplo, para registares um .pt tens de ter uma boa justificação para a escolha do domínio.
Por exemplo, tenho alguns domínios registados na FCCN:  abreviaturas de uma Associação/Empresa ou o nome da marca (mas assim for, tens de ter a marca registada em teu nome).

Relativamente ao .com, não sei ao certo como isso se processa.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu ja tive problemas com 2 .info... e também podiam ser sites de fans, alias os dominios nem tinham nada..
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Um cliente meu já teve problemas com um .info dos "gatinhos bem cheirosos" com direito a telefonema "indignadíssimo" e tudo...

O cliente apenas gostava deles e fez um site engraçado (claro que tinha adsense) nada prejudicial à imagem (na minha opinião).

Conclusão: o site foi retirado do ar.

Na minha opinião, os supostos protectores da imagem, neste caso, foram otários e não percebem nada de "Internet":

1- Censuraram um fã;
2- Não pretenderam pagar pelo domínio, ou seja, em último caso ficará disponível outra vez;
3- Sujeitam-se a um estrangeiro "praticamente intocável pela legislação portuguesa" registar o domínio, e aí sim, a imagem poderá sair prejudicada com o conteúdo utilizado.

Por outro lado também compreendo estas atitudes (pagam marcas, pagam licenças, pagam direitos, logo querem proteger o que é seu).

Protegem é de forma não adequada.

Offline

andre_mz 
Membro
Mensagens 688 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Se eles quiserem o domínio como é? É-mo tirado assim sem mais nem menos? :o
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Um cliente meu já teve problemas com um .info dos "gatinhos bem cheirosos" com direito a telefonema "indignadíssimo" e tudo...

O cliente apenas gostava deles e fez um site engraçado (claro que tinha adsense) nada prejudicial à imagem (na minha opinião).

Conclusão: o site foi retirado do ar.

Na minha opinião, os supostos protectores da imagem, neste caso, foram otários e não percebem nada de "Internet":

1- Censuraram um fã;
2- Não pretenderam pagar pelo domínio, ou seja, em último caso ficará disponível outra vez;
3- Sujeitam-se a um estrangeiro "praticamente intocável pela legislação portuguesa" registar o domínio, e aí sim, a imagem poderá sair prejudicada com o conteúdo utilizado.

Por outro lado também compreendo estas atitudes (pagam marcas, pagam licenças, pagam direitos, logo querem proteger o que é seu).

Protegem é de forma não adequada.



Por acaso deste aqui um bom exemplo. É uma questão complicada, mas eu acho que cada caso deve ser bem analisado. Por exemplo se a pessoa cria um projecto com o objectivo de fazer dinheiro com ele, nesse caso os detentores da marca devem muito bem reclamar porque isso não se faz. Mas se realmente se trata de um website de fãs, não há grandes problemas, no máximo talvez a exigirem que a pessoa retire a publicidade por exemplo.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Se eles quiserem o domínio como é? É-mo tirado assim sem mais nem menos? :o
Os advogados deles enviam-te uma carta com ameaças.. simples e rapido
Offline

andre_mz 
Membro
Mensagens 688 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Os advogados deles enviam-te uma carta com ameaças.. simples e rapido

Omg, lol. :lol:
Offline

Cipriano 
Membro
Mensagens 3 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary

Um cliente meu já teve problemas com um .info dos "gatinhos bem cheirosos" com direito a telefonema "indignadíssimo" e tudo...

O cliente apenas gostava deles e fez um site engraçado (claro que tinha adsense) nada prejudicial à imagem (na minha opinião).

Conclusão: o site foi retirado do ar.

Na minha opinião, os supostos protectores da imagem, neste caso, foram otários e não percebem nada de "Internet":

1- Censuraram um fã;
2- Não pretenderam pagar pelo domínio, ou seja, em último caso ficará disponível outra vez;
3- Sujeitam-se a um estrangeiro "praticamente intocável pela legislação portuguesa" registar o domínio, e aí sim, a imagem poderá sair prejudicada com o conteúdo utilizado.

Por outro lado também compreendo estas atitudes (pagam marcas, pagam licenças, pagam direitos, logo querem proteger o que é seu).

Protegem é de forma não adequada.



Quando é um domínio .com não te poderam fazer nada. Não existe nenhuma lei que diga que não possas registar o nome do domínio .com que quiseres.
Se eles pedirem para tirares o site, só o tiras se quiseres. Porque é que achas que muita gente fez imenso dinheiro com venda de domínios .com de marcas famosas ou mesmo até bandas?

Uma marca é registada, tudo bem, ao mesmo tempo dão-te um domínio .pt. Agora alguem registava o nome dessa marca com o .com e tu não gostavas, simplesmente não podes fazer nada a não ser comprar o domínio se ele quiser vender ou sujeitares-te ao site que irá ser lá colocado.