← CMS - Gestores de Conteúdos

nova ideia de cms

Lida 2227 vezes

Offline

elcsat 
Membro
Mensagens 53 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

ola, venho propor se alguem estar interessado em desenvolver um cms num novo conceito.

eu vou da um exemplo do que tenho em mente para o cms

imaginem uma pagina em branco, em que nos com o rato desenhamo as partes do nosso site em rectangulos ideais, para criar o modelo da pagina.

exemplo
definimos a largura que a pagina vai ter se 100% ou um valor concreto....imaginem que selecionamos um valor concreto por exemplo 900px, selecionamos que ela seja ao centro , esquerda ou direita.

quando definimos a largura aparece duas linhas verticais separadas dessa distancia na pagina em branco e dentro dessa pagina desenhamos os elementos que compoe a pagina

desenhamos um rectangulo em cima com 400px por 100px de altura, ao lado desse separado 30px outro rectangulo com 400px por 50px de altura

por baixo do primeiro que desenhamos desenho um com 900px por 400px de altura.


e por baixo desenhamos um rectangulo com 400px e é para o meter ao centro
teriamos algo como isto
_______  _____
|           | |____|
|______|
_____________
|                      |
|                      |
|                      |
|____________|
      ______
      |_____|
imaginem este modelo de pagina, isto nao ta feito a escala e os quadrados seriam ideias nao tortos como tao

isto seria o modelo da nossa pagina que criamos...salvamamos o modelo e ao guardar selecionamos o tipo de cabeçalho strict, transitional, frameset. ele automaticamente criava os rectangulos dispostos na pagina com divs no local que pretendemos.

feito isto selecionavamos um modelo e dentro dela tdos os divs criados seriam iditados por um clique para colocar la o codigo pretendido, e teriamos acesso ao cabeçalho da pagina para preencher com o que queremos

imaginem queremos criar 5 paginas iguais em que so muda a parte do meio o rectangulo maior, selecionavamos a primeira pagina que criamos e indicavamos que tava relacionado com a pagina criada e so mudavamos esse conteudo no meio e o cabeçalho.


logo quando fizemos uma pequena alteraçao alteravamos em tdas as paginas.

o design nao fica limitado com isto, tenho uma ideia para isso tb.


o que dizem da ideia vale a pena ou nem por isso.
aceito sugestoes e criticas...

 :obrigado:
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

As templates do joomla fazem isso, não precisas de desenhar nada, basta selecionar campos na admin.
Offline

elcsat 
Membro
Mensagens 53 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post



podes deixar um manual para isso
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Manual não...

Mas por exemplo tens frameworks de templates que servem para fazer isso, não de uma forma tão manual ou linear como queres, mas de uma forma muito mais avançada.

Por exemplo:
http://www.prothemer.com/morph/
http://warp.yootheme.com/
Offline

elcsat 
Membro
Mensagens 53 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post



o que pretendo é criar um sistema que me transforme as paginas dinamicas em estaticas. em que por exemplo crio 20 paginas....essas 20 paginas sao criadas por um menu. eu altero esse menu e nao quero alterar uma a uma queria que apagase aquelas 20 automaticamente e criasse as novas 20 paginas estaticas com o menu alterado.


a questao é que tdas as paginas tem ajax...e nao quero que faça cache com as rsp do ajax das paginas.


algum cms faz isto..ou alguma ideia como criar isto  :obrigado: