← Conversa Geral

Sondagem Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Lida 13460 vezes

Votação

Concordas com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa?

Sim
5 (16.7%)
Não
24 (80%)
É-me indiferente
1 (3.3%)
Votos totais: 30
Offline

-RJ- 
Membro
Mensagens 1188 Gostos 0
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Se na fossem eles "eles" (brasileiros), actualmente a nossa língua não era nada... e temos que conservar a nossa língua e se esta é a melhor maneira para isso, que seja... não estou nada chateado (pelo menos por enquanto)... e continuarei a falar como falo com o meu lindo sotaque madeirense :D ...
Offline

Flieger 
Membro
Mensagens 198 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Eu votei sim, pois concordo com um Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, no entanto penso que este devia ser alvo de revisão antes de ser aplicado.
Offline

Paulo Freixinho 
Membro
Mensagens 31 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts

Eu votei sim, pois concordo com um Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, no entanto penso que este devia ser alvo de revisão antes de ser aplicado.
Pois, mas o Acordo é de 1990, ou seja já tem 18 anos, já houve muito tempo para o rever, penso que já ninguém irá mexer nele. O pior, penso eu, é que em todas as sondagens e opiniões que vou lendo, o não supera o sim. Os portugueses não são a favor do Acordo... mas, tudo leva a crer que teremos de nos habituar à ideia que a escrita vai mudar...
as Palavras Cruzadas são um bom exercício para nos habituarmos à nova grafia.  :wink:

Abraços,
Paulo Freixinho
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

O pior, penso eu, é que em todas as sondagens e opiniões que vou lendo, o não supera o sim. Os portugueses não são a favor do Acordo... mas, tudo leva a crer que teremos de nos habituar à ideia que a escrita vai mudar...

Se reflectirmos bem porquê, reparamos que o "Não" supera o "Sim", não por razões intelectualmente e logicamente correctas, mas sim pelo factor nacionalismo. Se pusermos esse factor de lado, e analisarmos novamente a questão, talvez o Sim até faça algum sentido.

De referir que são sentimentos como o nacionalismo que desencadearam as maiores guerras e atrocidades do mundo. Será que é algo que permite tirar boas ilações? Think not!
Offline

Paulo Freixinho 
Membro
Mensagens 31 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts


Se reflectirmos bem porquê, reparamos que o "Não" supera o "Sim", não por razões intelectualmente e logicamente correctas, mas sim pelo factor nacionalismo. Se pusermos esse factor de lado, e analisarmos novamente a questão, talvez o Sim até faça algum sentido.

Penso que tens razão, talvez a maioria das pessoas seja contra precisamente porque não lhe agrada começar a escreve como os brasileiros e muitos nem sequer conhecem o Acordo.
Embora concorde com um Acordo, não concordo com algumas coisas deste, mas quem sou eu para conseguir alterar o que já há muito está definido...

Abraços,
Paulo Freixinho
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

agora não acho certo é que depois de entrar em vigor, e se entrar, não nos adaptemos a isso...
nós sempre tivemos coisas diferentes, porque o futuro está aí, também a língua é uma coisa desse tipo...não concordo, já disse que não concordo...agora se entrar vou tentar respeitar!
:cool:
:-P